Dicas de português:Sabia que "SEJE,ESTEJE,MENAS são palavras erradas??
Uma dica de português.Usualmente pecamos na fala não é???
Nunca podemos usar as palavras, seje, esteje, menas.
ou então as frases:
Vou estar indo; O certo é - Irei
vou estar fazendo; O certo é - Vou fazer
vou estar ouvindo. O certo é - Vou ouvir Estes três exemplos são chamados de gerundismos viciosos, é super comum uvir, porém, é extremamente errada a fala.
Bjos,
Emerson
Update:Faço faculdade de Letras e estou aprendendo muito, este curso é uma ótima opção para quem gosta de comunicar-se.
***Esta é para Gô:
Gerundismo vicioso é denominado pelos lingüistas,assim como a linguagem da internet denomina-se Internetês - se vc tiver oportunidade assista o café cultural da Tv Cultura este programa é bárbaro... ..."E quanto ao uvir, eu realmente pequei e engolí a letra o (artigo masculino definido singular)pois gostaria de citar ouvir", não conseguí retroceder para corrigí-lo, porém, fico grato e levo numa boa, tá????
Bjos pr vc.
Comments
Obrigada Emerson!
Mas, na verdade, já que estamos aqui a falar em bom português, permite-me corrigir... Em português correcto, não se diz gerundismos, diz-se e escreve-se gerúndios.
Outra coisa: a não ser que estejas a brincar ou tivesses escrito por distracção, na tua frase «...super comum UVIR...» está mal escrito. Escreve-se ouvir.
Beijo
sim,estao erradas;o certo seria:seja,esteja,menos.Quanto ao erro ortografico que cometemos ao teclar as letras para enviar mensagens,aqui,no YR,isto é normal e nao significa falta de sabedoria ou outra coisa,ok?beijao,zzaiin
obrigado pla dica bjao
Tem isso de" estar falando " no gerundio, ainda bem que essa mania esta acabando, seje,esteje,menas, não existem mesmo, seja,esteja e menos sempre....
Não somente sei como também abomino este tipo de erro.
Mas como você mesmo disse, usualmente pecamos na fala, ou seja, MALDITOS VÃCIOS DE LINGUAGEM!
Rsss... obrigada por perguntar!
Sendo sincera não sabia. Muito obrigada
Sabia sim. De qualquer forma, obrigada. Quem precisa saber disso tambem são os operadores de telemarketing, não acha?
SIM ,sempre soube isso
hihihihi
aprendi isso e jamais esqueço........Um ano todo repassando gramatica com " a professora " serviu pra nunca mais querer repetir a dose!!!!
huahuahuahauhauhauahau
Ahhh
ela tbm comentava sobre assassinar o português com abreviaturas indecentes.......mas o msn foi mais forte do que ela!!!!!!hahaufhauhufahua
Sabia sim, ainda bem, falar assim pega mal pra caramba!