Dicas de português:Sabia que "SEJE,ESTEJE,MENAS são palavras erradas??

Uma dica de português.Usualmente pecamos na fala não é???

Nunca podemos usar as palavras, seje, esteje, menas.

ou então as frases:

Vou estar indo; O certo é - Irei

vou estar fazendo; O certo é - Vou fazer

vou estar ouvindo. O certo é - Vou ouvir Estes três exemplos são chamados de gerundismos viciosos, é super comum uvir, porém, é extremamente errada a fala.

Bjos,

Emerson

Update:

Faço faculdade de Letras e estou aprendendo muito, este curso é uma ótima opção para quem gosta de comunicar-se.

***Esta é para Gô:

Gerundismo vicioso é denominado pelos lingüistas,assim como a linguagem da internet denomina-se Internetês - se vc tiver oportunidade assista o café cultural da Tv Cultura este programa é bárbaro... ..."E quanto ao uvir, eu realmente pequei e engolí a letra o (artigo masculino definido singular)pois gostaria de citar ouvir", não conseguí retroceder para corrigí-lo, porém, fico grato e levo numa boa, tá????

Bjos pr vc.

Comments

  • Obrigada Emerson!

    Mas, na verdade, já que estamos aqui a falar em bom português, permite-me corrigir... Em português correcto, não se diz gerundismos, diz-se e escreve-se gerúndios.

    Outra coisa: a não ser que estejas a brincar ou tivesses escrito por distracção, na tua frase «...super comum UVIR...» está mal escrito. Escreve-se ouvir.

    Beijo

  • sim,estao erradas;o certo seria:seja,esteja,menos.Quanto ao erro ortografico que cometemos ao teclar as letras para enviar mensagens,aqui,no YR,isto é normal e nao significa falta de sabedoria ou outra coisa,ok?beijao,zzaiin

  • obrigado pla dica bjao

  • Tem isso de" estar falando " no gerundio, ainda bem que essa mania esta acabando, seje,esteje,menas, não existem mesmo, seja,esteja e menos sempre....

  • Não somente sei como também abomino este tipo de erro.

    Mas como você mesmo disse, usualmente pecamos na fala, ou seja, MALDITOS VÍCIOS DE LINGUAGEM!

    Rsss... obrigada por perguntar!

  • Sendo sincera não sabia. Muito obrigada

  • Sabia sim. De qualquer forma, obrigada. Quem precisa saber disso tambem são os operadores de telemarketing, não acha?

  • SIM ,sempre soube isso

  • hihihihi

    aprendi isso e jamais esqueço........Um ano todo repassando gramatica com " a professora " serviu pra nunca mais querer repetir a dose!!!!

    huahuahuahauhauhauahau

    Ahhh

    ela tbm comentava sobre assassinar o português com abreviaturas indecentes.......mas o msn foi mais forte do que ela!!!!!!hahaufhauhufahua

  • Sabia sim, ainda bem, falar assim pega mal pra caramba!

Sign In or Register to comment.