FÍSICA ajudem valendo 5 estrelas e 10 pontos oq quiserem...?
Preciso para ate as 22:00h de hj...qm ajuda eu a responde pod pedir oq quiser.ok...
Na figura a seguir representamos um vagão de trem m movimento acelerado.No teto do trem está preso um fio em cuja extremidade inferior á uma bolinha de massa=0,20K.Em quanto o vagão mantem-se acelerando o fio apresenta angulo de 60° com vertical de gravidade=10m/s ao quadrado .Calcule a aceleração do vagão e a tração no fio....
quem me ajudar pod pedir oq quiser...ate as 22:00h de hj...ok..conto com vcs..
Comments
O ideal seria desenhar a situação , mas vou tentar explicar:
Bom, marcando as forças na bolinha que está dentro do peso vê-se que são duas , O peso vertical para baixo e a tração , na direção do fio puxando a bolinha para cima.
Com isso , pode-se dividir a força de tração em suas componentes , vertical e horizontal, afim de acharmos uma relaçãmatemáticaca que nos leve a descubrir a tração e a aceleração.
sendo assim , percebe-se que na vertical , onde nao ha movimento , por conta disso T.sen60º=P
assim , tem-se:
T.√3/2=m.g
T.√3/2=0,2.10
T=4√3/3 N
E , na horizontal tem-se como resultante a componente T.cos60º , sendo assim , a partir da segunda lei de newton, tem-se que
T.cos60º =m.a
4√3/3.1/2=0,2.a
a=10√3/3 m/s (ao quadrado)
Posso ter errado em alguma conta, fiz meio rapido aqui, mas o jeito de resolver me parece ser esse mesmo , espero ter ajudado