peixinho ajudaaaaa por favor duvidas ?
oi gente eu quero ter uma peixinho, vcs poderiam me informar qual é o peixe que vive mais ,sem ser o beta pq eu nao gosto de peixe beta eles sao muito agressivos , e a agua do aquario tem que ser de filtro. pode ser de torneira ou tem agua especifica? obrigado bjks
Comments
Olá!
Primeiramente tente algum peixe que seja fácil de cuidar e que não morre fácil, como por exemplo os lebistes. Além do mais, esses peixes se reproduzem como nenhum outro. Você não precisa fazer NADA para incentivar a sua reprodução, basta colocar um casal e água. Veja lebistes nesse site:
http://www.aquahobby.com/gallery/b_guppy.php
Outro peixe muito lindo, que particularmente sou fã são as colisas. Existem alguns tipos de colisa como a azul, a lália, a chuna, etc... a azul acho que é a mais bonita. Eles são fáceis também, mas não são como os lebistes. O macho sempre é bem colorido, e as fêmeas são pálidas e sem cor, mas também são bonitas. Veja colisas aqui:
http://www.aquahobby.com/gallery/b_powder.php
Esses dois peixes que falei são de água alcalina. A água da torneira é alcalina. NUNCA troque 100% da água do aquário... 1 vez por semana troque cerca de 30%, e enquanto estiver retirando esses 30% da água, use uma mangueirinha tipo de chuveiro para limpar o fundo (tipo aspirador)...
Essas 2 espécies crescem no máximo 5 centímetros e são muito pacíficas...
Filtros são bons para qualquer peixe, mas o lebiste PRECISA de filtro e bomba, ou só BOMBA já dá... mas as colisas não precisam de bomba, pq elas são da família do betta, então respiram na superfície... mas mesmo assim, no meu aquário de colisas eu tenho um filtro que é bomba tbm... eles ficam mais felizes...
Ahh... esses 2 peixes não gostam de água muito movimentada... algum movimento é bom, mas não muito...
Lembrando novamente: NUNCA troque 100% da água do aquário, e NUNCA lave o seu aquário... ao trocar 30% da água por semana, dê uma ASPIRADA com uma mangueirinha no fundo do aquário... só isso....
Você pode trocar mais ou menos do que 1 vez por semana... depende da necessidade....
Abraços... espero ter ajudado!!!!
Oi,
eu tinha um peixe Betta, a agua não precisa ser filtrada, só que tem que usar um anti-cloro, mas por ser agressivo, é da raça mesmo...
Por viver mais, não tenho tanta experiência, mas acho que você deve ter um Carpa, eu tinha um carpa chinesa, além de ficar maior se você deixar em alguma lagoa, ou num local grande, é manso, mas se ele te morder, quando pequeno não doí faz cócegas, mas se estiver grande, " no caso você fez ele ficar maior" a mordida dele pode doer, passe álcool, se ele te morder....,mas caso não queira um Carpa, vá até o PetShop pergunte por um peixe manso, mas uma coisa eu sei, você vai ter que usar anti-cloro, por que todos os peixes que você não usa agua filtrada, você tem que usar anti-cloro...
Uma dica: não toque no peixe, pois ele pode ficar doente e morrer, eu sei que é ruim não poder toca-lo, mas é para o bem do seu peixinho.
Espero ter ajudado, xaau !
Engraçado ler algumas sugestões.
Amigo, todo peixe tem suas necessidades e apesar de alguns conseguirem respirar oxigênio diretamente da atmosfera não conseguem viver sem respirar o oxigênio contido na água do aquário.
O sistema de filtragem do aquário retira resíduo tóxico, cria bactérias benéficas que elimina/decompõe toxinas e oxigena a água daí ser imprencindível para TODOS os peixes. TPAs com água desclorada recompõe parte dos nutrientes mas não dão BOAS condições aos peixes.
Os Bettas (machos) são agressivos com outros machos e quando acasala deve retirar a femea após a postura. Sozinho é muito pacato.
As colisas também tem labirinto e são criadas semelhante aos Bettas ou seja, "podem" ser criadas em pequenos aquários mas que tb necessitam de pequenos filtros internos ou externos.
Água de torneira contém cloro e essa substância é venenosa aos peixes, para usa-la deverá deixa-la descançar por umas 48 horas e agita-la para a oxigenar antes de por no aquário. O uso de anti cloro é recomendável se não a descançar.
Boa escolha e sorte nop aprendizado.
Parabéns ao Richard pela sua explanação. Além do que foi observado, eu recomendaria a criação dos seguntes espécimens: Peixe do Paraíso, Trichogaster (Léri), Acará Disco, Ramirezi, também do Ituí Cavalo, Lábeo bicoloor, enfim, procure manter uma quantidade equivalente a 2 litros até 2,5 litros de água por peixe, no mínimo, e criar um tipo apenas. Mas, se preferires várias espécies diferentes, cuida com o PH dessa água de modo que seja compatível com todos os peixes que resolveres criar. Dê atenção aos peixes que se alimentam na superfície, a meia-água ou no fundo, adquirindo rações diferenciadas para peixes com hábitos diferenciados. Higiene semanal de caráter preventivo a doenças. Farmácia mínima para as doenças mais frequentes, e características por tipo de peixe. Termômetros de vidro e de fundo. Cristalizador, lâmpada Grolux, oxigenadores, filtros, esconderijos, areia natural, muito verde (plantas naturais), e seu aquário será um sucesso. Podes e deves variar com lagostinhas e com camarões, desde que seus peixes não sejam muito lentos... senão... já era !! Já criei todo tipo de peixes em aquário de 120 e 200 litros, meu pai foi também aquarista, é uma das minhas paixões. Deixei de criar peixes há uns dois anos mas em breve vou mandar fazer um aquário de uns 400 litros, um viveiro na realidade, e vou criar apenas africanos, porque embora muito agressivos são os mais coloridos e mais exóticos. Sucesso, amigo !! Um grande abraço !!