Por falar em eleições, o que é política?
Por favor, evite respostas como: é uma porcaria, é corrupção, é ladroeira, etc. Pensem e pesquisem antes de responder, por que política, embora possa não parecer, é coisa séria.
Por favor, evite respostas como: é uma porcaria, é corrupção, é ladroeira, etc. Pensem e pesquisem antes de responder, por que política, embora possa não parecer, é coisa séria.
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Além de ser a mais antiga das "profissões", em política nada se perde e nada se transforma, tudo se corrompe.
à a arte de administrar a pólis, ou seja, a cidade-estado na Grécia. Mas como a pólis não era a apenas o espaço urbano e sim a comunidade de cidadãos que vivia em determinado lugar, então na prática, polÃtica é a arte de administrar os interesses dos cidadãos.
E isto é bem forte até hoje em dia, viu.
http://gold.br.inter.net/luisinfo/cidadania/politi...
à uma vergonha os jovens no Brasil se iludirem tanto com a ideia de que a polÃtica é uma vergonha etc. Temos que ter em mente que o que é uma vergonha é a maneira que alguns governantes encaram a polÃtica e claro, nao podemos nos esquecer que somos nós quem colocamos esse tipo de gente lá. A polÃtica é na verdade sinônimo de liberdade, pois sua real intenção seria organizar e regular o convÃvio dos diferentes.
Não é fácil discutir a questão da polÃtica nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser assencialmente polÃtico. Todas as nossa ações são polÃticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossa ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Ciência do governo de instituições relativas ao Estado; conjunto de regras relativas ao exercÃcio de administração pública; arte ou habilidade de governar bem; conjunto de objetivos que orientam a administração de um governo (plataforma); conjunto de objetivos que orientam a execução ...
Ciência moral de Ãndole social que investiga os meios que a autoridade deve empregar a fim de alcançar os fins do estado.
A palavra polÃtica é originária do grego pólis (politikós), e se refere ao que é urbano, civil, público, enfim, ao que é da cidade (da pólis). à uma forma de atividade humana relacionada ao exercÃcio do poder. ...
Apenas parte da maquina que movimenta e ergue homens destemidos que sustentam e são sustentados por outros tornando o provável possÃvel; o idealizado real; unindo assim um único sistema a vários outros com o mesmo propósito e fortalecendo cada vez mais a maquina a ser construÃda. E esta se renova e nunca é a mesma, se adequar e não envelhece está sempre nova e funcionando, mesmo que parada e carcomida pelo tempo.
à o todo a construir um tudo e um tudo a construir o todo
à a poligamia do pensamento e o discernimento do pensar
à o agir do parado e o correr do voltar
à o que movimenta e o que se deixa movimentar
à o mau e o bem é o seu modo de pensar
à você ai parado que me faz trabalhar
à o sistema que nunca para sem poder descansar
à o poder de quem lidera sem poder lidera
à o sonho de uma nação a se ...
.
Este é um tema bastante difÃcil e profundo para ser tratado com rapidez. Vivemos hoje em um momento em que a polÃtica é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos polÃticos profissionais, principalmente, pelos maus polÃticos.
O que é polÃtica? é o tÃtulo de um livro contendo a idéia de polÃtica da pensadora e filosofa alemã Hannah Arendt. Na verdade são fragmentos de sua obra publicados postumamente. Hannah Arendt é considerada uma das maiores pensadoras desde século e seu trabalho sobre as Origens do Totalitarismo é considerado uma obra clássica e definitiva sobre o assunto. Além disso, é uma das maiores autoridades em relação ao estudo da polÃtica na Grécia e Roma antiga. Por isso, recomendamos a leitura desta autora. Alertamos que Hannah Arendt não é uma leitura fácil, mas é imprescindÃvel para entendermos melhor o assunto.
Vejamos, então, como ela discute a questão:
Para Hannah Arendt "O sentido da polÃtica é a liberdade". Segundo ela, a idéia de polÃtica e de coisa pública surge pela primeira vez na polis grega considerada o berço da democracia. O conceito de polÃtica que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver.
Utilizando o conceito grego de polÃtica é que Arendt nos diz que "A polÃtica baseia-se no fato da pluralidade dos homens", portanto, ela deve organizar e regular o convÃvio dos diferentes e não dos iguais. Para os antigos gregos não havia distinção entre polÃtica e liberdade e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir, de agir em público que era o local original do polÃtico. O homem moderno não consegue pensar desta maneira pelas desilusões em relação ao polÃtico profissional e a atuação desse no poder. Porém, Arendt, judia, que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial, acreditava na ação do homem e na sua capacidade de "fazer o improvável e o incalculável".
Vejamos o que diz Hannah Arendt: "A polÃtica, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivÃduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possÃvel justamente o convÃvio. Tarefa e objetivo da polÃtica é a garantia da vida no sentido mais amplo" (grifo meu). Para ela, a tarefa da polÃtica esta diretamente relacionada com a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade.
Não é fácil discutir a questão da polÃtica nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém, o homem é um ser assencialmente polÃtico. Todas as nossa ações são polÃticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossa ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Nossa ação polÃtica está presente em todos os momentos da vida, seja nos aspecto privado ou público. Vivemos com a famÃlia, relacionamos com as pessoas no bairro, na escola, somos parte integrantes da cidade, pertencemos a um Estado e PaÃs, influÃmos em tudo o que acontece em nossa volta. Podemos jogar lixo nas ruas ou não, podemos participar da associação do nosso bairro ou fazer parte de uma pastoral ou trabalhar com voluntário em uma causa em que acreditamos. Podemos votar em um polÃtico corrupto ou votar num bom polÃtico, precisamos conhecer melhor propostas, discursos e ações dos polÃticos que nos representam.
Não podemos confundir que polÃtica é simplesmente o ato de votar. Estamos fazendo polÃtica como tomamos atitudes em nosso trabalho, quando estamos conversando em uma mesa de bar ou quando estamos bebendo uma cerveijinha após uma "pelada" de futebol. Estamos fazendo polÃtica quando exigimos nossos direitos de consumidor, quando nos indignamos ao vermos nossas crianças fora das escolas sendo massacradas nas ruas ou nas "Febens" da vida. Conhecemos o Estatuto da Criança e do Adolescente? ou o Código do Consumidor?, a nossa Constituição, nem pensar e grande demais. E que dizer das leis transito que estamos a todo momento desrespeitando?
A polÃtica está presente quotidianamente em nossa vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidade especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa "cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos Ãndios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado com de milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num paÃs de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que se somarmos constituem a maioria da população. Atitudes e omissões fazem parte de nossa ação polÃtica perante a vid
naum sei malz