Onde estão as tais provas científicas da reencarnação (Cont.)?

(Cont.) Os espírtas vivem enchendo a boca para dizer que existem provas científicas da reencarnação. Mas só que até onde eu sei nunca apareceram estas provas dentro da chamada comunidade científica.

Update:

Klaudius, o Magnífico: já li a respeito desses casos do Dr. Ian Stevenson e posso lhe dizer que não constituem provas e até o próprio Stevenson não os apresenta como provas, e sim como casos sugestivos de reencarnação, o que é diferente de prova. A propósito, o título do trabalho dele é justamente "20 casos sugestivos de reencarnação".

Update 3:

Diga-se de passagem, as regressões por meio de hipnose não são muito confiáveis, pois sabe-se que por meio dela a mente da pessoa pode confabular, criar situações ou histórias imaginárias, fantasiosas; o hipnotizador pode até mesmo induzir a pessoa como se ela tivesse vivenciado situações no futuro, o que seria um absurdo.

Comments

  • A reencarnação não é crença nem crendice; é uma realidade que se conhece através do estudo, que inclui pesquisa, experimentação e vivência. Portanto reencarnação não é questão para acreditar ou desacreditar, mas para conhecer, assim como quem conhece a lei da gravidade ou o teorema de Pitágoras.

    A ciência só explica os fenômenos físicos. Os fenômenos extrafísicos ou espirituais escapam do alcance da ciência ortodoxa, que não é capaz de investigar o que extrapola o mundo tridimensional.

    No entanto, isso não impede que cientista de mente aberta, livres dos dogmas materialistas, tenham pesquisado fenômenos espirituais e se convencido da sua factibilidade. Eis alguns exemplos:

    a) Recordação Espontânea de Vidas Passadas

    - Equipe do Dr. Ian Stevenson,do Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia (EUA);

    - Equipe do Professor H. N. Banerjee da Universidade de Jaipur, Índia;

    - O físico francês Dr. Patrick Drouot;

    - Dr. Ernani Guimarães Andrade;

    - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas de S. Paulo.

    b) Recordação Induzida de Vidas Passadas

    - Inúmeros profissionais da saúde, como por exemplo os Drs. Morris Netherton, Bryan Weis, Edith Fiori, Denys Kelsey, praticando a terapia de vidas passadas(TVP);

    - Instituições como o INTVP, a ABEPTVP, SBTVP, especializando profissionais da saúde para trabalharem com regressão terapêutica a vidas passadas;

    - Dra. Maria Julia Prieto Peres do Instituto Nacional de Terapia de Vivências Passadas;

    - Dra. Helen Wambach.

    Veja esses vídeos que trazem histórias de vida sobre a recordação de vidas passadas:

    http://www.archive.org/details/Pfilosofia-reencarn...

    http://www.youtube.com/watch?v=jxDEWiPgKjc&feature...

    http://www.youtube.com/watch?v=xKyk4V9oN6I&feature...

    http://www.youtube.com/watch?v=f0NldfyaQ8U&NR=1

    Pense nisso!

  • "Noventa e nove por cento de todos os eventos de nossa vida não são e não podem ser provados cientificamente, como por exemplo, o amor, a amizade, a ética, os valores humanos, os fenômenos paranormais, etc."

    (Dalton e Andréa)

  • Olá existem muitos cientista interessados neste assunto tanto aqui no Brasil como fora.

    Estou deixando alguns links para vc pesquisar.

    Se vc realmente deseja conhecer o que pessoas serias pesquisam sobre a reecarnação tenho certeza que irá gostar.

    A reencarnação para nós espiritas é fato, mas hj existem cientistas que tem muitas provas de casos sugestivos de reencarnação como eles mesmo classificam as pesquisas.

    Conhece a Universidade do Espirito? http://www.uniespirito.com.br/

    Abç

    Dalila

  • Há ciências que se fundamentam apenas na observação dos fenômenos, que não se submetem à experimentação em laboratóri. É o caso, por exemplo, da Astronomia, da Astrofísica e da Ciência espírita.

  • Provas científicas necessitam de laboratórios e seus instrumentos... Mas temos muitas evidências baseadas na lógica: O estudo do Dr. Stevenson é uma evidência. O fato de tudo na vida ser feito de ciclos. O fato da vida evoluir, apesar dos corpos envelhecerem. O fato de muitas pessoas afirmarem recordar-se de vidas passadas. O fato de que sob hipnose, algumas pessoas acessam memórias não pertencentes a vida atual. O fato de seres humanos serem tão diferentes um do outro, em sabedoria, talentos, esperteza, modo de ser; mesmo dois irmãos, filhos do mesmo pai e mãe, criados juntos, são normalmente tão distintos um do outro. O fato de um gênio muitas vezes nascer em uma familia humilde ou mesmo miserável, e de um fracassado nascer com todas as facilidades para seu desenvolvimento. Existem mais evidências mas ficaria cansativo continuar enumerando.

  • Cientistas sérios estudaram casos de reencarnação a fundo . O Dr. Ian Stevenson estudou por mais 30 anos casos , documentados, em vários países do mundo.Crianças que se lembravam de vidas passadas.Tinha uma equipe que gravava e filmava os depoimentos dessas crianças e as investigavas em países distantes.É so estudar e ler os livros.

  • De um verdadeiro cientista:

    AS PROVAS CIENTÍFICAS

    Certas pessoas, muitas vezes bem-intencionadas, buscam provas científicas referentes à imortalidade do Espírito, à comunicabilidade deste conosco, à reencarnação e sobre outros pontos fundamentais da Doutrina Espírita. Isso é muito salutar, mas o problema é que, entre essas pessoas, algumas passam toda a existência terrena procurando essas provas, ou melhor, atrás "da prova", e nunca a encontram apesar de terem tido contato com inúmeros fatos que a confirmam. Algumas assim agem por um cepticismo crônico, crentes de bem procederem cientificamente, pois acreditam (aqui elas não são cépticas) que um "verdadeiro cientista não tem idéias preconcebidas". Acho que essas pessoas que passam o tempo todo atrás das provas e continuam insatisfeitas precisam ser informadas do que vem a ser uma "prova científica". É o que pretendemos mostrar.

    Vamos utilizar-nos de um exemplo para ilustrar nossos pontos de vista. E o que escolhemos é a "teoria atômico-molecular", devido à nossa experiência como pesquisador no campo da Química. O que se segue é um diálogo imaginário (ou não tão imaginário assim) que tivemos com uma pessoa a princípio cética.

    Inicialmente ela nos perguntou:

    "Você acredita na existência de átomos e moléculas?”

    "Não só acredito, mas sei que eles existem", respondi.

    "Como você pode provar isso?”

    “Não lhe posso oferecer nenhuma prova como aquelas apresentadas nos tribunais; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, nas formas que penso que sejam. O que me faz saber que os átomos e as moléculas existem é um conjunto de evidências experimentais, um conjunto de provas. Nenhuma delas por si é suficiente par provar a existência dos átomos ou das moléculas. Vendo a coisa de outra maneira, todo esse conjunto de evidências experimentais ou de experimentos só pode ser explicado, entendido, racionalizado, por meio da admissão da existência dos átomos e moléculas, e essa miríade de experimentos é que constitui "a prova". Cada um dos experimentos, considerados separadamente, pode até ser explicado por outras hipóteses ou teorias, mas até hoje ninguém encontrou nenhuma outra alternativa que desse conta de todo o conjunto de experimentos considerados, a não ser a "teoria atômico-molecular". Um dado experimento pode ser explicado pela hipótese de que a matéria é contínua, alguns outros também, mas há muitos outros que não. Podemos até inventar hipóteses as mais estapafúrdias, mas com lógica e bom senso perceberemos que poderão dar conta apenas de alguns poucos fatos. Não vou citar aqui os experimentos; nas bibliotecas encontramos centenas e centenas de descrições deles.”

    – "Ainda mais: como já sei que os átomos e as moléculas existem, como cientista não vou mais procurar provas de sua existência. Vou daí para a frente. Vou realizar experimentos nos quais a priori já considero existentes os átomos e moléculas, e os resultados têm sido até agora coerentes com isso. Assim procedem também os meus colegas cientistas do mundo todo."

    Da mesma maneira que se faz a pergunta sobre os átomos e as moléculas, faz-se também com relação à existência dos Espíritos e a outros pontos que mencionamos no início deste artigo. A resposta que daríamos a essa pergunta seria a mesma dada sobre os átomos e as moléculas: – "Não só acredito, mas sei que eles existem." – "Como você pode provar isso?" – "Não posso lhe oferecer nenhuma prova, como aquelas apresentadas num tribunal; inclusive nunca os vi, toquei ou mesmo os senti de alguma maneira, na forma que penso que tenham. O que me faz saber que os Espíritos existem é um conjunto de provas (...)." O leitor poderá continuar o diálogo, é só trocar «átomos e moléculas» por «Espíritos». Alternativa para «Espíritos» (como a hipótese da matéria contínua no lugar dos átomos)? É só procurar uma dessas muitas explicações "parapsicológicas" que há por aí (o inconsciente etc.).

    Quanto aos novos experimentos, já há uma diferença: são poucos os que vão à frente, a maioria ainda está querendo "provar" que o Espírito existe.

    Se as pessoas que buscam provas sobre esses pontos básicos da Doutrina Espírita, após examinarem todo esse conjunto de evidências que a própria Doutrina oferece, além de outras procedentes de fontes não espíritas, ainda quiserem "a prova", é porque continuam desinformadas sobre a atividade científica (ou não a aceitam) ou realmente não querem aceitar nada. Mas isso não acontece apenas com o Espiritismo. Com átomos e moléculas hoje em dia não se pode ser cético, mas com outras coisas...

  • A chamada "comunidade científica" infelizmente ainda não sabe de tudo... mas um dia se Deus quizer ela vai chegar....

    Só quem sabe de tudo é Deus ... então na verdade ela nunca chegará a conhecer tudo

    Alias... a "comunidade científica" refuta wue o homem veio do adão e por ai a fora... em quemvc pretende acreditar? ou acredita hora em um hora em outro... como lhe convém?

    Toda verdade passa por 3 estágios: Primeiro ela é ridicularizada, segundo é violentamente combatida e terceiro, é aceita como sendo auto-evidente

    [Arthur Schopenhauer]

  • sou espirita e reencarnacionista

    e vos digo, reencarnação é questão de fé

    e vai demorar ainda alguns seculos para provar cientificamente

    mas não significa que não exista, e digo, que é a coisa mais certa

  • Morrer e renascer.... dar provas de algo que não é material.....

Sign In or Register to comment.