O elemento VANÁDIO (Z=23) é um metal de transição que apresenta na camada de valência:?
O elemento VANÁDIO (Z=23) é um metal de transição que apresenta na camada de valência:
a) 2 elétrons
b) 3 elétrons
c) 4 elétrons
d) 5 elétrons
e) 11 elétrons
Então... a questão certa é a letra (e) certo?
Minha duvida é o seguinte:
A camada de valencia não seria o último nível de uma distribuição eletrônica?
se a distribuição elétronica do VANÁDIO é: 1S² - 2s² - 2p6 - 3s² - 3p6 – 3d³ - 4s²
A última camada não seria: 4s² ? Logo, não seriam 2 elétrons a resposta certa?
Porque a resposta certa são 11 elétrons a camada de valencia do VANÁDIO?
Comments
a camada de valencia é essa
Z=23
1s2, 2s2 , 2p6 ,3s2 ,3p6 ,3d5 = 23
logo a ultima camada de valencia sera : 3p6 , 3d5 = 11
espero ter ajudado.
Amigo, usando o diagrama de Linus Pauling, sabemos que Cada camada da eletrosfera é dividida em subnÃveis:
A camada K é composta pelo subnÃvel s.
A camada L é composta pelos subnÃveis s e p.
A camada M é composta pelos subnÃveis s, p e d.
A camada N é composta pelos subnÃveis s, p, d e f.
A camada O é composta pelos subnÃveis s, p, d, f e g.
A camada P é composta pelos subnÃveis s, p, d, f, g, e h.
A camada Q é composta pelos subnÃveis s, p, d, f, g, h e i
Os subnÃveis suportam no máximo:
s - 2 elétrons.
p - 6 elétrons.
d - 10 elétrons.
f - 14 elétrons.
g - 18 elétrons.
h - 22 elétrons.
i - 26 elétrons.
Assim, a camada K, que só possui o subnÃvel s, apresenta no máximo 2 elétrons. Já a camada L, que possui os subnÃveis s e p, apresenta no máximo 8 elétrons (2 provenientes do subnÃvel s e 6 provenientes do subnÃvel p) e assim sucessivamente. Camada de valência é o último nÃvel de uma distribuição eletrônica. Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência, são os que participam de alguma ligação quÃmica, pois são os mais externos. A contagem e distribuição dos elétrons é feita sempre de dentro (perto do núcleo) para fora. Linus Carl Pauling, quÃmico americano, elaborou um dispositivo prático que permite colocar todos os subnÃveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia.
1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s, 3d, 4p, 5s, 4d, 5p, 6s, 4f, 5d, 6p, 7s, 5f, 6d
--------------------------------------------------------------------->
Portanto, têm-se: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d3. Sendo a última camada 4s2. Logo, ele está na camada 4 com 2 eltrons na última camada de valência. Alternativa a). Espero ter ajudado. Forte abraço!!!
Amigo , eu não me lembro muito bem , mas tem alguma coisa a ver pelo fato dele estar localizado no grupo 5 da tabela periodica , dai vai contar apenas os elétrons do 3. Desculpe , não me lembro mesmo o que acontece para que isso ocorra , espero que alguem mais informado sobre o assunto lhe informe melhor.