Quaresmeira. Como faço para fazer germinar uma semente desta arvore?

Ja tentei varias vezes, mas nunca dá certo. Com germinar pelo menos uma ?

Comments

• É o seguinte, Adam:

1. A coleta das sementes de Tibouchina granulosa - quaresmeira, na maturação fisiológica, deve ser feita entre 84 e 105 dias após a antese (Antese é o ato da abertura das flores, quando um de seus órgãos sexuais, ou todos, amadurece e o perianto abre-se, iniciando o ciclo reprodutivo das flores), com teor de água entre 25% e 27% e coloração marrom-escuro.

2. A deiscência dos frutos ocorre após 105 dias da antese.

3. As sementes de Tibouchina granulosa apresentam dormência após a maturação fisiológica, com baixa porcentagem de germinação.

4. Para aumentar o indice de germinação das sementes, e quebrar a dormência, recomenda-se deixa-las mergulhadas em agua quente despejada dentro de um recipiente e deixar repousar por 2 dias.

Em suma, após 105 dias, as sementes tem indice de germinação decrescente em menos de 17%, então quanto mais demora para plantar menor as chances das sementes germinarem.

Veja, os indices de germinação para os dias de coleta das sementes:

Os valores de porcentagem de germinação aumentam, atingindo maiores valores em sementes extraídas de frutos com 77, 84, 91, 98 e 105 dias após a antese floral, com 8%, 10%, 11%, 15% e 17%, respectivamente.

• esses pessoal responde tudo que é besteira mas o que eu pergunto nunca tem resposta.

• Olá Adam

Há mais de uma árvore conhecida como quaresmeira, mas em geral, é da família das melastomatáceas. São plantas colonizadoras de clareiras e provavelmente têm sementes que precisam de luz para germinar.

Não testei nem pesquisei a respeito, estou apenas me guiando pelo que conheço, portanto posso estar enganada. Mas baseada nas características dessas árvores, você poderia tentar colocar as sementes em cima da terra ao invés de enterrá-las. Ou quem sabe se você colocar as sementes para germinar em uma bandeja com papel toalha umedecido e depois passar para a terra? Você usa sementes compradas ou pega os frutinhos de alguma árvore? Se pega os frutinhos, pode ser que a árvore esteja estéril ou os frutos não estejam maduros o suficiente...

Boa sorte e um abraço

• Ah, tenta ver se a prefeitura tem mudas. Ela sempre oferecem para o embelezamento das ruas. Esses dias plantaram em todas as casas que aceitaram a oferta. Mas, dessa vezes, foram espécies variadas.

Particularmente, tenho paixão por "Primavera", das vermelhas.

:>:

• Compre uma muda...assim ela irá crescer mais rápido do que esperar a semente germinar.

Normalmente inicia a floração entre Fevereiro e Março, e algumas árvores mantêm a floração até o mês de Maio.

http://www.arvores.brasil.nom.br/florin/quaresm.ht...

• Pow é muito doficil germinar uma arvore

meu tenta um fejão é muito + facil

• compra uma muda.. é mto mais facil de pegar.. semente se vc consiguir comprar vai ser dificil germinar,,,

Sign In or Register to comment.