Esta pergunta é para pessoas bastante cultas em religiões. Vc consegue me ajudar?

Apenas por curiosidade, e para expandir um bocado os meus conhecimentos comecei a pesquisar um pouco pelas principais religiões no mundo, eu acho ter percebido as principais características de cada religião, mas como foi muita informação ao mesmo tempo, tenho medo de ter-me esquecido de algo importante ou ter feito alguma confusão, por isso peço que se vc achar que falta algo de importante no que vou dizer, ou que tem algo errado, por favor me corrija.

Começando pelas religiões não abraamicas, acho que aquelas que tem maior destaque é o Budismo e o Hinduísmo. Achei interessante saber que no Budismo não há deus, sempre pensei que Buda fosse o deus do budismo, mas pelo que entendi o budismo é uma religião que tem como objectivo tornarmo-nos o mais iluminados possível e eventualmente atingir o "nirvana" para tornar-se num Buda (que significa iluminado). Já existiram vinte e tal budas…

O hinduísmo causou mais confusão em mim, pelo que entendi também é uma religião que tem como objectivo tornarmo-nos o mais iluminados possível, mas há deuses, vários até.

Agora as religiões abraamicas!

As 3 principais religiões abraamicas são:

Judaísmo: que acredita apenas em apenas deus, e não acredita que Jesus Cristo seja o messias, alguns grupos nem acreditam que ele fosse um profeta ou sequer que existisse. Os seus ensinamentos baseiam-se no Tanak (velho testamento) e aprofundam os seus conhecimentos com a cabala e talmude.

Islamismo: que acredita apenas em apenas deus, sendo que Jesus Cristo é apenas mais um profeta e maomé é o "principal profeta". Não entendi bem se ele é o messias dos muçulmanos ou apenas um profeta muito importante se alguém saber a resposta por favor diga ... Os seus ensinamentos baseiam-se na Bíblia (velho e novo testamento) e principalmente no Alcorão que é para eles, a verdadeira palavra de Deus. Existem dois grupos principais de muçulmanos, os sunitas e os xiitas, a diferença que é que os sunitas levam a os seus ensinamentos menos literalmente, enquanto os xiitas levam à letra, são mais radicais.

Cristianismo: que acredita apenas em apenas deus (ou na trindade no caso dos católicos) sendo Jesus Cristo filho de deus. Os seus ensinamentos baseiam-se na Bíblia (velho e novo testamento).

Dentro do cristianismo existem 3 grupos principais:

Católicos - Acreditam nos santos e na sua adoração (adoram imagens), acreditam na autoridade do papa e os padres não podem casar nem ter mulher (pelo menos segundo essa religião não deviam…) e baptizam-se apenas passando água na cabeça.

Ortodoxos: Acho que é igual aos católicos apenas não acreditam no papa, têm "patriarcas" que pelo que entendi é como bispos. (se existir mais diferenças por favor me corrijam).

Protestantes: Não acreditam nos santos nem adoram imagens, não acreditam na autoridade do papa e os pastores podem casar. A bíblia deles tem menos livros, e baptizam- se em imersão.

Basicamente estas são as diferenças que recordo-me de ter encontrado nestas religiões. Resumi o máximo possível, foquei-me só nas diferenças mais relevantes, mas qualquer coisa a mais que conseguir acrescentar, deixa-me muito grato pela sua ajuda

Comments

• Para ter Paz é preciso desejar a Paz .

• Os católicos não adoram imagens, adorar somente a Deus, veneram as imagens como se fossem fotos dos santos, como se venera a foto de um filho , a imagem é a lembrança do ente ou do santo, os santos intercedem junto á Jesus e Deus.

• O amigo captou bem a essência do budismo, uma religião ateísta focada na iluminação através da introspecção.

• Não sou bastante culto, mas posso contribuir!

Ora, quais são as dúvidas?

Sua pergunta (bem completa por sinal) já tem as respostas!

Sobre Maomé, para o Islã ele é "O Profeta",unificador e pacificador, porém ele não é visto como um ser sobrenatural, apenas um homem muito próximo a perfeição.

Sobre Jesus, não há qualquer fonte fora a bíblia que ateste a existência de Jesus como divindade, existem algumas evidências de um "hippie" pregador viajante, mas não tinha poderes tal qual o Jesus bíblico.

A Igreja Ortodoxa é o resultado da separação entre os cristãos ocidentais e orientais, pesquise sobre o Cisma do Oriente.

• Trocando em miúdos em apenas uma frase.

"O reino de Deus está dentro de vós"

Sendo assim para que procurar aqui ou ali!

Religiões pregam o sectarismo, se for para buscar algo busque a espiritualidade.

Sign In or Register to comment.