Porque o celular é tão caro no Brasil?
Desta vez, não é só no Brasil, mas parece ser uma doença em todo continente americano. USA e Canada pelo menos, o sistema é caríssimo e bem atrazado em relação à Europa.
Um minuto por aqui custa pelo menos 100 vezes o preço cobrado na Europa, sem contar que eles não pagam quando recebem qualquer tipo de chamada, mesmo internacional.
Porque?
Update:@Julio Linhares, o chopinho de 6 dolares é para quem ganha 1500 euros de salário mínimo....
Comments
A exemplo de tudo aqui no Brasil, o celular é tão caro por causa dos impostos. Além disso, parece que as empresas estrangeiras tentam ganhar aqui o que elas não ganham em outros países para compensar.
Por falar em impostos, tem uma pergunta minha em aberto. Segue: "Reduzir as alíquotas dos impostos diminuiria a sonegação e aumentaria a arrecadação no Brasil?"
Respondam para mim. Já tem várias respostas interessantes.
Valeu!!!!
Eu acredito que tenha a ver com o alto custo da tecnologia. Sem contar a questão do 'pai de santo': todo mundo tem um celular pré-pago, mas quem tem nunca faz ligações com ele (e tem gente que ainda tem a cara de pau de ligar a cobrar do celular). Quando a demanda diminui e o custo continua o mesmo (as operadoras têm despesas mensais com toda essa infra-estrutura), o que você acha que acontece com o preço?
No Brasil nós também não pagamos para receber chamadas (nem mesmo chamadas internacionais), mas nos EUA há planos de telefonia celular em que o preço do minuto é menor, mas você precisa pagar para receber ligações. Isso é o que ajuda a reduzir o custo do minuto.
Os preços de qualquer serviço são ditados pelas seguintes variáveis (nem todas estão listadas):
- perfil de uso do cliente (quem gasta mais paga menos; veja os planos pós-pagos)
- situação da economia (impostos e tributos altos = maior preço)
- custo de operação do sistema (ou você acha que as antenas trabalham com energia solar e se consertam sozinhas?)
- custo do sistema de telefonia em geral
- concorrência (temos 3 operadoras de telefonia móvel com cobertura nacional e mais algumas com cobertura regional)
Eu acredito, no entanto, que a situação irá mudar daqui para frente, especialmente com a chegada das tecnologias da terceira geração. A terceira geração permitirá melhor comunicação usando a rede de dados (para videochamadas, acesso à internet, etc) e a rede de dados oferece um custo menor do que a rede de telefonia.
Em alguns produtos o valor correspondente a impostos pode chegar a até 50% do valor final!
Concordo, é super caro e pior, a tecnologia é sempre muito atrazada em relação a outros paÃses, celulares vendidos aqui já sairam de linha a mais de ano na europa, EUA e Japão. à o problema da falta de concorrência e boa vontade dos fabricantes.
Abs
Mesmo se eles dessem o aparelho de graça o custo para se manter a linha é exorbitante. Eu tenho um celular pré pago e apenas mantenho a linha dele para receber ligações de terceiros quando não estou em casa, se preciso fazer uma ligação procuro um orelhão. Já o meu telefone fixo é bloqueado para não realizar ligações para celular e nem receber ligações de celular a cobrar porque, se não, no final do mês a conta vira pesadelo. Já basta o preço da assinatura do fixo (apenas para mantê-lo) que é um assalto. Pior que, mesmo ligações entre celulares da mesma operadora não ficam baratas, se comparadas às ligações locais entre telefones fixos.
Coisas do "sistema" meu amigo....
Em compensação, em Paris, por exemplo, um chopinho custa seis dólares !!!!!!!!!!!
E os caras são mal educados pacas !
Como diria o grande filósofo Indiano, Antônio Manuel Joaquim, "Cada um com seu cada qual !"
Abraços.