Porque o celular é tão caro no Brasil?

Desta vez, não é só no Brasil, mas parece ser uma doença em todo continente americano. USA e Canada pelo menos, o sistema é caríssimo e bem atrazado em relação à Europa.

Um minuto por aqui custa pelo menos 100 vezes o preço cobrado na Europa, sem contar que eles não pagam quando recebem qualquer tipo de chamada, mesmo internacional.

Porque?

Update:

@Julio Linhares, o chopinho de 6 dolares é para quem ganha 1500 euros de salário mínimo....

Comments

• A exemplo de tudo aqui no Brasil, o celular é tão caro por causa dos impostos. Além disso, parece que as empresas estrangeiras tentam ganhar aqui o que elas não ganham em outros países para compensar.

Por falar em impostos, tem uma pergunta minha em aberto. Segue: "Reduzir as alíquotas dos impostos diminuiria a sonegação e aumentaria a arrecadação no Brasil?"

Respondam para mim. Já tem várias respostas interessantes.

Valeu!!!!

• Eu acredito que tenha a ver com o alto custo da tecnologia. Sem contar a questão do 'pai de santo': todo mundo tem um celular pré-pago, mas quem tem nunca faz ligações com ele (e tem gente que ainda tem a cara de pau de ligar a cobrar do celular). Quando a demanda diminui e o custo continua o mesmo (as operadoras têm despesas mensais com toda essa infra-estrutura), o que você acha que acontece com o preço?

No Brasil nós também não pagamos para receber chamadas (nem mesmo chamadas internacionais), mas nos EUA há planos de telefonia celular em que o preço do minuto é menor, mas você precisa pagar para receber ligações. Isso é o que ajuda a reduzir o custo do minuto.

Os preços de qualquer serviço são ditados pelas seguintes variáveis (nem todas estão listadas):

- perfil de uso do cliente (quem gasta mais paga menos; veja os planos pós-pagos)

- situação da economia (impostos e tributos altos = maior preço)

- custo de operação do sistema (ou você acha que as antenas trabalham com energia solar e se consertam sozinhas?)

- custo do sistema de telefonia em geral

- concorrência (temos 3 operadoras de telefonia móvel com cobertura nacional e mais algumas com cobertura regional)

Eu acredito, no entanto, que a situação irá mudar daqui para frente, especialmente com a chegada das tecnologias da terceira geração. A terceira geração permitirá melhor comunicação usando a rede de dados (para videochamadas, acesso à internet, etc) e a rede de dados oferece um custo menor do que a rede de telefonia.

• Em alguns produtos o valor correspondente a impostos pode chegar a até 50% do valor final!

• Concordo, é super caro e pior, a tecnologia é sempre muito atrazada em relação a outros países, celulares vendidos aqui já sairam de linha a mais de ano na europa, EUA e Japão. É o problema da falta de concorrência e boa vontade dos fabricantes.

Abs

• Mesmo se eles dessem o aparelho de graça o custo para se manter a linha é exorbitante. Eu tenho um celular pré pago e apenas mantenho a linha dele para receber ligações de terceiros quando não estou em casa, se preciso fazer uma ligação procuro um orelhão. Já o meu telefone fixo é bloqueado para não realizar ligações para celular e nem receber ligações de celular a cobrar porque, se não, no final do mês a conta vira pesadelo. Já basta o preço da assinatura do fixo (apenas para mantê-lo) que é um assalto. Pior que, mesmo ligações entre celulares da mesma operadora não ficam baratas, se comparadas às ligações locais entre telefones fixos.

• Coisas do "sistema" meu amigo....

Em compensação, em Paris, por exemplo, um chopinho custa seis dólares !!!!!!!!!!!

E os caras são mal educados pacas !

Como diria o grande filósofo Indiano, Antônio Manuel Joaquim, "Cada um com seu cada qual !"

Abraços.

Sign In or Register to comment.