Fungos em peixes, o que fazer?

Minha mãe tem um peixinho beta fêmea. Só que ela precisou viajar e deixou o coitadinho sozinho. Acabou que quando ela chegou depois de 10 longos dias o peixinho estava com fungos. Parece que um pedaço na lateral dele foi comido, a região tem um aspecto esbranquiçado e fica soltando uns fios brancos de vez enquando. O peixe está ofegante. Quando vi o bichinho fiquei como o coração na mão. Quero fazer até o impossível para salvá-lo. Já comprei fungicida e estou trocando a água do aquário todos os dias. Será quem tem cura? O que mais posso fazer?

Update:

Como eu disse antes parece que um pedaço da lateral dele foi comida. Será que tem como regenerar? Por enquanto eu estou trocando a água todos os dias e colocando fungicida.

Comments

  • trocar de água todos os dias, ñ resolve.tenho um peixe q apareceu com fungos no corpo e na calda ( mas ñ era beta). coloquei meia colher de chá de sal grosso e foi passando os dias os fungos foram sumindo.(ñ colocar muito sal grosso na agua, testar o PH de sua agua ) o peixe beta é muito sensível.

  • va em uma casa de animais,e compre um remédio.eles sabem o nome .

  • Se informe em alguma agroveterinária, com certeza eles te ajudarão.

  • dez dias de água suja, só podia acontecer isso, mas continue colocando o fungicida, e trocando a água, q tem cura sim, não se preoculpe...

  • Melhor prevenir do que remediar, ainda mais quando se trata de aquariofilismo...

    Você está fazendo o tratamento adequado da água da beteira?

    a) Não pode haver sobre de alimentação;

    b) Usar somente ração para bettas;

    c) A troca de água deve ser a cada 08 dias mais ou menos a fim de renovar a água que está de urina e fezes.

    d) A água deve ficar 72 horas em descanso antes de ir para a beteira a fim do cloro evaporar.

    e) Recomenda-se usar um medicamento na dosagem de prevenção nas trocas de água.

  • Ola' quando um peixe adoece,e' preciso identificar a doenca, nao so' para trata'-lo mas tbm. para evitar q seja transmitida aos outros peixes, quando for infecciosa ou parasita'ria.

    No caso de incura'veis devemos sacrificar o paciente para q nao sofra sem possibilidade de cura.

    Bom pelo q vc relata pode=ser um caso de saproleniose ou mofo dos peixes.

    Os fungos crescem na pele,nadadeiras, branquias , boca, caracteriza-se por finos filamentos q quando se desenvolvem muito dao aspecto de tufos de algodao.

    Esses fungos sao propagados por esporos q so' atacam quando o peixe tem uma queda de resistencia fisica, por exemplo o peixinho teve uma briga com outro ou ele se raspou em algum lugar por arestas cortantes.

    Bom diagnosticado o problema se for briga separe-o se for por algum objeto pontiagudo retire-o

    Como tratar:

    eleve a temperatura do aquario a 27 a 28graus.

    Pincelar a area atacado com tintura de iodo a 1%

    ou se vc nao tiver pode ser mercurio cromo a 1% ou

    bicromato de potassio se o peixe for sensivel.

    Atencao nao colocar esses remedios onde a parte esta' sadia

    usar banhos de permanganato de potassio a 1g para cada 100litros de agua durante uns 10 a 20min

    bicromato de potassio,1g para 35l de agua durante 1 semana

    nao esquecer de trocar a agua depois do tratamento

    sulfanilamida 10 a 25g para 100l de agua

    100.000UI de penicilina em 100l de agua, banhos de 5 a 7min

    aureomicina 10mg para 1l de agua

    verde malaquita 60mg para 1l de agua e colocar o peixe novamente no aquario

    O fungo desaparece em 24h

    repita o banho se for preciso

    banho progressivo de sal e' eficiente mas pode causar problemas .

    Como vc ve nao e' na da facil curar o danado as vezes o

    trabalho e gasto q vc tem nao compensa e em cativeiro tem uma expectativa de vida de 2 anos, mas se ele e' de estimacao boa sorte e espero q tenha ajudado.

    I love aquarismo

  • Deve se pelo excesso de comida que ficou no aquário e apodreceu tornando a agua ruim...mais se vc fizer um pequena pesquisa no google.. Logo vai descobrir um boa cura para o seu peixe beta.. Tive 1 e o carinho com eles é muito grande

Sign In or Register to comment.