A sua fé em Cristo passa pela humildade , ou pela arrogância?

No Evangelho deste Domingo, Lucas 18,9-14 Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano, ambos foram ao Templo para orar. O fariseu desfiou todas as suas vantagens diante de Deus,

‘"Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’."

O publicano, cobrador de impostos, das pessoas mais odiadas pela sociedade da época, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: "Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!"

E Jesus disse : Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

Você é age como o fariseu, ou como o publicano?

Comments

• Bom dia Rodrigo

O fariseu representa nos dias de hoje todos aqueles que cumprem fielmente os 10 mandamentos, pagam o dízimo, freqüentam suas Igrejas aos domingos.

Estes esperam de Deus apenas seu premio, sua recompensa tal qual o jovem rico da outra parábola. Para esses a salvação vem pelos seus próprios méritos ( É isso o que ensina o espiritismo e a maioria das igrejas evangélicas ). Não sobra espaço para o amor e a misericórdia de Deus

O publicano ( cobrador de impostos ) era um judeu que estava a serviço da dominação romana. Era odiado duas vezes ( por ser cobrador de impostos e por servir á Roma )

Reconheceu-se pecador, tal Dimas, e depositou toda a sua confiança em Deus.

O primeiro não ama a Deus sobre todas as coisas ( ama a si mesmo ), o segundo sim cumpre o primeiro mandamento apesar de descumprir outros

A salvação é dom de Deus e somente vem pela graça e misericórdia Dele

O ideal seria sermos fariseus com coração de publicano

• Rodrigo,

Gostaria de compartilhar um pequeno trecho de uma conferência do então Cardial Ratzinger aos Bispos americanos em 1991 que aborda o assunto.

Como estou respondendo pelo celular (terrivel digitar) te deixo o link aqui e na fonte.

padrepauloricardo.org/episodios/30-domingo-do-tempo-comum-a-consciencia-da-verdade

Ps. O link consciencia e verdade está disponível em português e inglês.

Um grande abraço de quem acompanha sempre suas respostas e perguntas.

• Rodrigo, eu ia dar uma resposta na perspectiva protestante, mas o

Dídimo já o fez! Concordo com ele.

• Quando olhamos para a cruz de Nosso Senhor, quando contemplamos o Rei do Universo despido e humilhado, percebemos que a virtude da humildade é o princípio de uma fé autêntica: pois o próprio Messias jamais quis para si os louvores, foi abandonado pelos próprios parentes, e só esteve acima dos homens uma vez: quando foi elevado na cruz.

Portanto, é essencial para o cristão reconhecer sua impotência, sua pequenez e incapacidade para qualquer boa obra senão através da graça de Deus. E, quanto mais nos aprofundamos no mistério da fé, mais atingimos esta "santa dependência" de Deus, um exercício constante de nossa humildade mesmo diante das coisas mais simples. Este foi o caminho percorrido por santos como Francisco de Assis, João Maria Vianney, João da Cruz, Padre Pio, e tantos outros que hoje são dignos da honra dos altares.

E não nos iludamos: mesmo atos de humildade podem esconder uma certa soberba e desejo de atrair sobre si os olhares. Por isso, Nosso Senhor alerta: vigiai e orai.

Espero um dia ter uma fé como a deste humilde publicano.

Paz e bem!

• Claro que prefiro ser como o publicano. Mas como sou humana, tenho pecado.

• Sou como o Samaritano.

o_O

• Seguir o mestre que é manso e humilde de coração!

• Minha fé é no que Cristo ensinou que devemos adorar ao Pai que o enviou ta bom assim?

• Jesus é deus, por isso é o alfa e o ômega, e tem que ser amado acima de todas as coisas.

Quer mais humildade que isso?

• todos os domingos tem estórias da caróxinha na sua igreja?seja um ateu e não se perca nas mentiras contadas nos templos onde impéra as doações e a falsidade.

sou ateu...venha ser um também!VAMOS FUNDAR A CASA DO ATEU!!!!

Sign In or Register to comment.