o que vcs acham da tradição de doces de cosme e damião?

gente tenho ficado muito triste, uma das melhores lembranças de minha infância é o dia de pegar doces , era super divertido, as crianças adoravam, agora isso vem diminuindo,pois as igrejas evangélicas falam q isso é coisa do capeta e talz

não estão se tornando os evangelicos tão preconceituosos quanto a igreja catolica na inquisição? em tudo veem mal, em tudo veem demônio e má intenção, é triste ver uma tradição tão bonita pras crianças acabando por causa do do fanatismo....

o que vcs acham disso?

Update:

e dou doces e brinquedos todo ano por gostar de ver as crianças alegres

Update 3:

hein não generaliza, eu não faço promessa alguma, dou doces para alegrar a criançada, e assim como eu todos meus amigos e familia, isso so confirma o preconceito! generalizar e preconceito

e alem do mais, lembra o que disse cristo?

não é o que entra na boca , mas o que sai dela que faz mal ao homem?//?

ou a biblia que eu leio e diferente?

Comments

  • Também acho uma pena que tradições importantes da nossa cultura se percam em função de compreensões reducionistas da fé.

    A história, infelizmente, está recheada desses fatos.

    Espero que um dia as pessoas compreendam que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado...

  • Esse hein é um espírito de porco, realmente.

    Vai ser um barato quando ele e esse povinho do estilo dele acordarem no inferno e descobrirem que estavam errados o tempo todo.

    Mas enfim, eu não sigo religião nenhuma, sou agnóstico, com um pé no completo ateísmo.

    Minha esposa é espírita, sempre comemoramos o dia de Cosme e Damião indo ao Centro Espírita e distribuindo doces para as crianças que eles ajudam (coisa que evangélico apenas diz que faz).

    Também compro doces e deixo guardado para o Hallowen, pois a molecada sempre vem pedir.

    Não vejo mal nenhum em deixar uma criança feliz.

    Quem vê o contrário, é porque é retardado (o que é quase um requisito para se tornar evangélico).

  • São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo. (Wikipedia)

    * Quanto à distribuição de doces, é um agrado que se faz às crianças, cuja proteção os pais pedem aos santos gêmeos.

  • Bom, como não sou católica, desconheço que tradição é essa, mas acho que todas as tradições devem ser mantidas e passadas por gerações.

    e afinal, que importância tem, para os católicos, a opinião dos evangélicos? Deixar de fazer algo dentro da sua religião, por causa da religião dos outros? Não faz sentido algum. Aliás, pra ser totalmente sincera, nunca me importei com que os evangélicos falam.

    Não se deixe levar pela ignorância das pessoas fanáticas.

    Continuem com suas tradições que, com toda certeza, mal algum faz.

    Abençoados sejam!!!

    //(^ . ^)\\

  • Amiga, não se preocupe, então quer dizer que fazer uma criança feliz é coisa do diabo?

    Eles confundem tudo... Dar doces do dia de São Cosme e São Damião não tem tão a ver assim com a Igreja Católica como vc está dizendo... Os santos realmente são católicos, foram médicos em vida... essa tradição de dar doces é feita por pessoas que fazem promessas e não para fazerem macumba como já vi muito crente ignorante dizer...

    Sempre peguei doce... nunca vi mal nenhuma nisso... Hoje em dia, não faço promessa para São Cosme e São Damião, mas gosto de dar doces para as criança pela alegria delas ao receberem...

    bjos

    =]

  • Acho uma tradição muito legal. De verdade!

    Mas a verdadeira ameaça a essa festa não são os evangélicos, mas sim a importação do Dia das Bruxas dos Estados Unidos.

    Agora você vai em prédios ou condomínios de casas e no famigerado dia sempre tem criança pedindo doce.

  • Querida continua fazendo a alegria da criançada, nw ha mal nenhum nissio O mal esta dentro da cabeça desses desmiolados q veem o mal em tudo....liga nw.

    Como lembrou nosso amigo Quioscão sobre a importação do Dia das Bruxas, tradição americana, q nw tem nada a ver c/ nossas tradições, e p/ causa de alguns energúmenos, o q deveria ser sempre motivos de festejo e alegria, esta sendo deixado de lado.... Afffffffffffffffffff q país atrasado.

  • Não sei qual sua religião, mas saiba que a distribuição de doces no dia de Cosme e Damião não é uma tradição católica, e sim da umbanda. E pra que eles oferecem doces às crianças? Bom, quanto a isso voce pode tirar suas próprias conclusões. Leia isto:

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&...

    http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=1064

    É só.

  • Tenho 14 anos e só sei dessa tradição, pq vi ela num filme

    Até respeito as tradiçoes das outras igrejas, mas eu pessoalmente não participaria.

    bjO,

    Thaís צ♥¦×

  • Como eu fui umbandista, consagrada à Iansã e Iemanjá aos oito anos, e meus pais, umbandistas por 10 anos, tinhamos como ritual todos os anos de entregar doces à crianças do bairro.Meu pai fazia uma compra gigantesca.Tal fato estava diretamente ligado à minha participação no terreiro, e como uma consagração familiar dentro da umbanda.

    Hoje não fazemos tal consagração, nos convertemos, e nos consagramos unicamente à Jesus.

    Não critico quem faça esta festa de Cosme e Damião,uma vez que cada um faça o que quer, quando quiser e como quer. Mas ela tem uma finalidade sim, e mesmo que não há conhecimento ou discernimento,a finalidade no reino espiritual está implicado.

    Aliás, quando eu ou meu esposo por exemplo, queremos alegar uma criança, não fazemos por data porque é uma tradição.Fazemos na hora que nos bem entende.Ontem por exemplo, fomos à padaria e havia um garotinho na porta, para pedir dinheiro.E eu comprei uma barra de chocolate, e foi uma grande satisfação ver o sorriso daquela criança.

Sign In or Register to comment.