Hipótese da Terra Rara. Você é a favor ou contra?

Ward/Brownlee X Sagan/Drake. Renomados cientistas, mas com opiniões contrárias...Quem está com a razão...

Eu acho a Equação de Drake, uma fantasia. Quem entende Matemática, sabe que numa multiplicação, se um dos fatores for zero, o resultado será zero. Ninguém nunca comenta sobre isso....Aguardo esclarecimentos....

Update:

E utilizando sua inteligência, acredito ser óbvio que certos fatores da Equação podem assumir valor nulo. Já que eu falei besteira, calcule o valor de Fi e Fc, já que isso é possível....

Update 3:

Você continua não entendendo. Imagine

que vc esteja numa ilha deserta e se sinta sozinho. Aí resolve inventar uma equação para saber se está só...A questão é essa, caso considere vc mesmo, a equação não tem sentido, pois é obvio que vc existe. O seu argumento de ser impossível 0%, é inválido, pois se ninguém prova que não existe, ninguém também prova que EXISTE. Pronto, é criado o paradoxo...

Se existe um paradoxo, existe uma falha lógica, a ser corrigida. A analogia entre Engenharia/Arquitetura se resume

em comparar as funções executar/criar. Contas qualquer calculadora HP faz, interpretar resultados é diferente. O que questiono não é o fato de ser porcentual

mas é o método que se calcula essa porcetagem. Você disse que a Equação não admite números não naturais. Leia sua resposta...Aliás, gostar ou ñ gostar, ñ é a questão. Eu não critico Drake, mas sim sua Equação, ao passo que você critica Ward por ser paleontólogo. E nem mesmo critico vc, mas a sua falta de clareza.

Update 5:

Eu gosto do debate. Acho enriquecedor.

Continuo não convencido, pois sua prova de não ser possível o resultado 0, baseia-se em o quê eu classifico como Tautologia e não Heurística, como vc defende. A Equação não admite resultado 0, porquê parte da premissa de que "existe algo" para provar que ela "existe". Acho uma temeridade usar uma equação que não pode ser demostrada empiricamente ou experimentalmente, como argumento científico, para justificar a existência de algo. Os ufólogos, defendem a existência de OVNIs. justificando-os com a utilização da Equação de Drake. Isso é um absurdo científico. Quanto a Sagan, ele acredita ser provável a existência de vida inteligente fora de nosso planeta, porém NÂO inventou nenhuma equação querendo provar isso. E Shermer é psicólogo, como vc deve saber. Se um psicólogo pode, porquê um paleontólogo não poderia "palpitar" em Astronomia. São duas correntes de pensamento, apenas os defensores da Terra Rara não postularam uma Equação inexequível...

Update 7:

Apenas comento que considero a Equação de Drake inadequeda para provar ou mesmo justificar a existência de vida inteligente "fora da Terra". Pode servir para outras coisas, mas para uma discussão científica, não. A Hipótese da Terra Rara, também tem falhas, mas elas esbarram em conceitos sobre a Deidade, e isso não permite uma discussão objetiva sobre ela. Não ouso tanto. Quanto a pretensão de ser Hawking, isso é uma conclusão sua, que foge do tema da existência ou não existência de inteligência fora de nosso planeta. Grande Átomo do Universo, não faço a mínima idéia do que seja isso.

Comments

• Sou contra. Primeiro por motivos psicológicos, que é que nego a possibilidade da Terra ser o único planeta habitado por vida inteligente.

Mas motivos psicológicos em Ciência não valem nada ...

Assim, sou contra porque (a) o universo é muito vasto, (b) a Evolução é uma lei universal assim como a Gravidade, isto é, vale para todo o Universo e (c) já foram detectadas nuvens de gás interestelar que se comportam como moléculas de DNA, isto mesmo, se reproduzem umas as outras! Se isso acontece no espaço inóspito, imagina num palneta aconchegante, com alguma coisa líquida (água ou um hidrocarboneto) e uma temperatura que permita muitas reações químicas.

• Acho que um Universo enorme, cerca de 75 bilhões de anos luz, e uma só espécie inteligente um desperdício.

A natureza não comete desperdícios, ela é econômica com seus recursos, superpopulou a Terra para garantir, nosso surgimento e sobrevivência, num planeta com meia dúzia de formas de vida, inteligência é desnecessária, a sobrevivência é fácil, mas, para seres superiores perigosa, por esgotamento de recursos.

Na Terra, sua diversidade garante nossa espécie, pela própria dificuldade de esgotar recursos vitais

• contra, obviu. o new ask deu uma resposta perfeita e o gilbert completou.

bjos

• a favor, e ela só estar a 10 mil anos luz daqui pelo meus calculos

Sign In or Register to comment.