Pq muitos tem dificuldade em respeitar a fé alheia?
Fé e religião cada um tem a sua, não adianta discutir, uma pessoa somente muda de opinião por si mesma.
Mas diante disso pergunto, não precisamos acreditar no que o outro acredita, mas precisamos respeitar sua escolha, isso é uma necessidade humana e até mesmo doutrinária em quase todas as religiões. Pq muitos querem impor sua fé, pq não respeitam a opção alheia sem ver a necessidade de acusar?
Respondam-me os que souberem?
Fiquem em Paz.
Update:Vovó
Estou me referindo aos que impõe sua fé goela abaixo dos outros, não há nada errado em argumentar e ensinar.
A intolerância é que é o problema.
Comments
Apesar de ser extremamente comum, há excessões. Há os que respeitam a fé de outros , em diversas religiões, apesar de raros. Quando alguém está convicto em sua fé e em sua religião , pode e deve divulga-la, para os que estejam abertos a escutar. Porém , ao seguir impondo sua idéia e ou religião, demonstra total insegurança naquilo que crê. Pois Deus , independente das religiões criadas pelos homens , orientados ou não por ele, de acordo com a religião , saberá chamar por si só seus filhos. Deus está em cada momento de nossos vidas , por mais adversas que sejam as situações. Ele já nos fala , e quando chegar o momento a pessoa o escutará. A fé é individual !! Aqueles que acreditam que segue sua fé e a crê não necessita impor nada a ninguém, e o desreipeito e imposição demonstra não apenas insegurança em sua própria crença, já que necessita de meios humanos para divulgá-la a força, mas crêr-se com o dom de ser mensageiro da vontade divina. Não há religião , que em um determinado momento da sua história não tenha cometido erros , por decisão do próprio homem, e jamais Deus estimularia qualquer desentendimento. Creio que Deus sabe sozinho divulgar e falar por si só, basta querermos ouvi-lo.Apenas as pessoas possuem momentos diferentes e indentificam -se com "regras" diferentes. Deus é Unico e Unipotente.Sou de uma religião que talvés mais tenha cometido falhas desde sua criação, sei de todas elas, não necessito que me falem sobre elas. Todas as igrejas são compostas por seres humanos e estes são passíveis de falhas. Respeito, não porque necessito ser respeitada, mas porque li sobre algumas das religiões, e entendo o porque das crenças de outras pessoas. Apenas não compartilho da mesma idéia. Desejo que indiferente da religião, os seres humanos abram seu coração e tentem seguir os ensinamentos do que dizem acreditar e terem fé.!! Desta maneira as sensuras , e desafetos acabarão.Sou Cristã, católica, e nunca adorei idolos , pois sei o que os santos representam e são.
Que Deus abençoe a todos !!
J. S. Neto:
Permita-me discordar em parte do que você afirma.
A respeito do "respeito", tudo bem, mas a respeito das escolhas, não concordo.
Por exemplo:
A minha netinha de menos de dois anos está aprendendo a andar. Ela anda, cai, levanta, engatinha, corre e nós, os avós, a incentivamos com alegria. Mas quando vemos que ela vai em direção à piscina, nós, que sabemos do perigo, a dissuadimos, com todo o carinho, de ir pra lá e mostramos o caminho certo. Não queremos que ela se machuque e queremos o melhor para ela.
Se eu CREIO (e isto tem a ver com o mundo espiritual) que estou no caminho certo por todas as experiências de vida, de estudos, de erros e acertos, de observação, de escutar a voz divina no meu coração, e se estou vendo alguém que eu amo ir para um caminho que eu CREIO ser o errado, que vai levar esta pessoa a um triste fim, é meu dever, pelo amor que eu tenho, tentar mostrar a esta pessoa o caminho que eu CREIO ser o correto!
Mas, não imponho, não acuso. Só argumento e conto minhas experiências.
Se eu não CREIO, se eu não amo, então não falo nada.
Assim como eu CREIO firmemente que o caminho da piscina não é o melhor para a netinha e como eu a AMO, eu mostro a ela o melhor caminho.
Quando ela aprender a nadar, aà será diferente!!!
Paz e amor para você também.
P. S. Desculpe a resposta tão longa!!!
POR PURA SOBERBA, ORGULHO E VAIDADE!!!
RECONHECER CADA FÃ COMO VERDADEIRA REPRESENTANTE DOS INÃMEROS E DIFERSIFICADOS PATAMARES EM QUE ESTAGIA CADA SER HUMANO Ã SER CRISTÃO NA ESSÃNCIA DO TERMO, EIS QUE Ã SER FRATERNO E TOLERANTE COM O OUTRO.
Concordo com você. Não precisamos acreditar nem concordar com o que o outro diz, mas temos o “dever” de respeitar. Muitos se acham os únicos a terem razão, que sua crença é a única verdadeira e não têm a mente aberta para aprender coisas novas, são preconceituosos e acabam por querer se impor, ofendendo outras crenças e julgando o que de fato não conhecem.
Porque ainda não aprenderam o significado verdadeiro da fé, que se resume no amor...
à que nem no futebol: é sempre um tentando demonstrar que seu time é melhor que o do outro, por esse ou aquele motivo. E na reliigão, é mania de achar que a sua é a única verdadeira, a única que leva a Deus, a única que salva e que quem não está nela já se ferrou.
Eu acho q essas pessoas tem "SEDE" d q alguem chegue pra elas e fale do amor infinito de Deus q ainda nao tiveram oportunidade d ouvir falar, elas so querem se fazer vistas para q possamos ensina-las de alguma forma o tao grandioso amor q Cristo tem por elas. Ainda q inconsciente essas pessoas desejam uma palavra de carinho, de amor, de entendimento, de discernimento, precisam saber como mantemos viva essa fe q nos levanta e de onde vem tanta força naquilo q cremos. So isso amiguinho, vamos dizer a elas q a amamos assim como Jesus !!!!
Bjinhos
**Lindy**
O ser humano tem o hábito de achar que somente a verdade que conhecem é a melhor e qualquer outra coisa eles desprezam.
Eu acho que certas pessoas praticam as suas respectivas religiões desde crianças, ou seja, sempre ouviram as mesmas coisas. Quando vem alguém e diz algo diferente, ela sente-se perturbada.
Por experiência própria, eu acredito que é isso o que acontece!
tudo tem a haver com o etncentrismo ou seja a nossa mania de julgar analisar o s outros pela nossa otica e pela nossa cultura.o nosso desrespeito a fe alheia, significa dizer que se a religiao do outro fosse tao boa eu estaria nela e nao na minha,em pessoas arrogantes ou cheias de ideiais isso vira quase um facismo , um totalitarismo.