Jesus é Deus? Por que existe esse dogma?

O Mestre nunca afirmou ser Deus, o criador. Muito pelo contrário, Ele habitualmente se intitulava "filho do Homem" cuja citação encontra-se oitenta vezes nos Evangelhos, sendo (30 em Matheus, 14 em Marcos, 26 em Lucas e 10 em João). Poucas vezes Ele se disse filho de Deus. E se é filho, não pode ser o Pai. Os teólogos costumam apresentar como prova da divindade de Jesus a frase: "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Não sabemos o porquê de ignorar o enunciado logo adiante (João 17:11) "Pai Santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós" e também em (João 17:21) "para que também eles sejam um em nós", referindo-se também aos seus discípulos.

Em outras passagens, Jesus se coloca na condição de subordinado a Deus, prestando-lhe obediência e cumprindo-lhe a vontade. Como sugestão deixamos as indicações seguintes para que o leitor se inteire mais do assunto:

João 4, 34: Jesus afirmou: "Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou a levar a cabo a sua obra"

João 5, 19: "Eu vos afirmo e esta é a verdade: o Filho nada pode fazer por si mesmo, a não ser o que vê o Pai fazer".

João 5, 30: "Não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que ouço; e o meu julgamento é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou".

João 6, 37-38: "Tudo o que o Pai me dá, virá a mim e não jogarei fora o que vem a mim, porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou".

João 7, 28: "Se me amásseis, vos alegraríeis de que eu vá ao Pai, porque o Pai é maior do que eu".

Nessa última passagem, é bem taxativa a superioridade do Pai sobre Jesus. Não há como contestar. Outras citações semelhantes, contidas no evangelho segundo João:

(João 5:24; 6:29: 6:44; 7:29; 8:26; 12:45; 17:3), etc.

Comments

• A questão da divindade de Jesus, foi rejeitada por três concílios, dos quais o mais importante foi o de Antioquia. Mas foi proclamada pelo concílio de Nicéia. Após a declaração de que Jesus era Deus, veio o dogma da Santíssima Trindade. Sabe-se que esta trindade nada mais é que uma cópia da base fundamental de outras religiões, bem mais antigas que o cristianismo, entre as quais destacam-se as seguintes:

Brahma, Siva e Vischnu – dos hindus

Osiris, Isis e Orus – dos egípcios

Ea, Istar e Tamus – dos babilônios

Zeus, Demétrio e Dionísio – dos gregos

Orzmud, Arimam e Mitra – dos persas

Voltan, Friga e Dinas – dos celtas

• Ele nunca afirmou tal coisa,pelo contrário sempre tratou Deus como Pai. Tal dogma foi apenas mais uma falácia fabricada pelos Romanos.

• JESUS E DEUS

Divaldo P. Franco

Entrevista com Divaldo Pereira Franco, para a Revista Espírita Allan Kardec, em dezembro de 2000:

Pergunta: O Espírito de Jesus alcançou a Sua evolução, sujeitando-se às mesmas Leis a que se sujeitaram os demais Espíritos? Há espiritualistas que afirmam que Jesus evoluiu em linha reta. Como entender essa afirmativa?

Divaldo: Estudar Jesus e Sua personalidade para defini-los em breves linhas parece-me uma ousadia sem limite a que não me atrevo. Podemos, no entanto, apresentar algumas considerações, dentro do espírito de liberdade de pensar.

Acredito que todos os Espíritos foram criados em igualdade de condições, convidados a crescer de forma equivalente. Se Jesus evoluiu em linha reta é porque, certamente, as Suas foram sempre opções corretas, não necessitando de re-aprender, reparar ou reencarnar, pelo menos, na Terra.

Acredito que Ele é o Guia Espiritual do Planeta como bem acentua Leon Denis e confesso que, para mim, a Sua foi uma evolução em outra Esfera que me escapa, porquanto, Ele o disse, e aceito-o sem discussão: "E antes que vós fosseis, Eu já era." O certo é que, ao vir ter conosco, no mundo, Ele já sintetizava a perfeição relativa que nos é dado contemplar, sendo, por isso mesmo, o Espírito mais perfeito que Deus ofereceu aos homens para servir-lhes de modelo e guia, conforme questão 625, de O Livro dos Espíritos.

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/revista-espirita/j...

• É Simples, Deus e Jesus Cristo, em comunhão de idéias são um, assim como pode acontecer com um estudioso q tem um aprendiz, após conviverem muito tempo e estarem engajados nos mesmo estudos, o aprendiz muito aplicado pode vir a falar pelo professor, assim como acontece com o criador e Cristo, porém dizer q são um ser só, quando todos os textos bíblicos, contrariam isso,é improvável, no ato da crucificação isso também fica bem evidente, quando Jesus olha para o céu e virá advogado da humanidade perante o Pai, usando as seguintes palavras: " Pai, perdoa-lhes ele não sabe o q fazem", bom se fossem a mesma divindade, essa e tanta outras teriam outra conotação, depois existem pessoas q acham q o espírita não sabe nada sobre a Bíblia, o espiritismo q é obra na visão de quem pensa saber tudo, e faz questão de chamarmos de enganadores, sempre disse q Jesus Cristo e Deus não são o mesmo, e só se passam com um só pela perfeita comunhão de idéias, daí dizer q Deus é Jesus Cristo, só na interpretação religiosa errada.

• E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16

o segundo versículo causa a confusão, por não se aplicar a sua interpretação ao primeiro.

• De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:5-11

• em a million de joão no capitulo 05 e versículos 07 diz assim! Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. não adianta procura na bíblia tradução do novo mundo das escrituras( bíblia dos TJs) pois é adulterada! precisa dizer mais alguma coisa!

• ►Segundo a doutrina espírita, Jesus é um espírito evoluído, o mais evoluído que já encarnou aqui na Terra...

Segundo as Escrituras, Jesus é Deus, que assumiu a forma humana e habitou entre nós...

Estamos diante de um grande dilema, pois, onde está a verdade?

Nas Escrituras ou na codificação espírita?

Tomando as Escrituras como base de estudo, é fácil perceber que Jesus é Deus Eterno que assumiu a natureza humana e "habitou entre nós"...

O nascimento de Jesus aqui na Terra, só tem haver com a natureza humana, pois Jesus já existia "desde toda eternidade", o 1° capítulo do evangelho de João deixa isso bem claro, João descarta genealogias e começa a sua narrativa no trono de Deus:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

João 1:1-3

Jesus em Seu minstério, tomou atitudes que deixam claro a Sua divindade, por exemplo:

►Perdoou pecados

►Aceitou adoração

►Se proclamou "o caminho, a verdade e a vida"...

Jesus, ao assumir a condição humana, vestiu literalmente as nossas sandálias, abriu mão de sua divindade e tudo que Ele fez, fez por estar em comunhão com o Pai, pois sendo 100% Deus, não poderia morrer...

Jesus deixou transparecer a Sua divindade em pelo menos 2 episódios narrados nos evangelhos:

►Quando Ele expulsou os vendilhões do templo, uma centelha da divindade se manisfestou em Jesus, pois nenhum daqueles homens ofereceram resistência, mais ficaram aterrorizados!

►Quandos a guarda do Sinédrio foi buscá-lo no Getsêmani, e perguntaram: "quem é o Cristo?"

Jesus respondeu:

"EU SOU", da mesma forma que Deus se revelou pra Moisés, se intitulando: EU SOU

Os soldados caíram por terra e ficaram como mortos...

Se não aceitarmos que Jesus é Deus, a Sua história não tem o menos sentido, pois se é apenas homem, é vã a nossa esperança!

Pesquise com toda sinceridade no coração e verá que Jesus é Deus!

• PORQUE ELE DISSE "QUEM ME VÊ, VE O PAI" OU SEJA DEUS E JESUS SÃO DUAS PESSOAS OU MELHOR TRÊS COM O ESPÍRITO SANTO,OU SEJA JESUS É DEUS E AQUELE QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS NEGA DEUS E TODA RELIGIÃO QUE PREGA ISSO É NA VERDADE SEITA.

POR EXEMPLO TJ.

• Estude sobre a Trindade. Deus (Pai), Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espirito Santo.

Sign In or Register to comment.