o que o cristianismo trouxe de bom para sociedade?

Hoje não vou colocar nenhum texto , só me responda a pergunta " O que o cristianismo trouxe de bom para sociedade " mas o que ele fez de verdade tá .

desde já agradeço a todos

Update:

caro lucio

Olha eu tenho (faço questão) de tirar meu chapeu para vc , li seu texto e abalou a minha não fé na biblia , mas que qualquer versiculo biblico , até me emocionei , vc é o primeiro cristão que conheço de verdade .

Eu sei que vc pessoa lucida e coerente , então olhe essa resposta da MONINHA , o que ela quer com isso , trazer mais antipatia ao cristianismo ? A declaração do papa de combater os gays e religiosos que se denominam cristão como Edir macedo (nem preciso comentar mais) , etc... È certo culpa cristo por isso , claro que não .

Mas eu estou prevendo uma tsunami religiosa , por onde passar vai trazer destruição , dor e rancor . Vc já pediu perdão , mas instituição cristã está muito mal adiministrada levando o bom nome de cristo para falência , será que vai dar para perduar erros de hoje sou humano e não deus .

Como vc pode constatar eu não sou nenhum troll , não faço parte de nenhuma panela e nem tenho interesse de ser top , estou sujeito a erros.

Comments

  • A religião cristã institucionalizada perpetrou muitos erros e violências, isso é verdade, não há como negar. Mas nem tudo foram pedras. Talvez nós não tivéssemos acesso universal à educação hoje, se Lutero não tivesse iniciado o movimento pela educação pública na Alemanha do século XVI, através de escolas públicas de qualidade, nem incentivado a impressão da Bíblia, tudo com o fim de democratizar o conhecimento. Talvez nós não tivéssemos hoje uma ciência avançada se não fosse o fato de Tomás de Aquino, inspirado pelos filósofos mulçumanos, entre eles Averrrois, ter ressuscitado os ensinamentos de Aristóteles no Ocidente, que serviu para o renascimento da cultura e o progresso da ciência, contra os próprios interesses da Igreja medieval. Talvez nós tivéssemos hoje um contingente muito maior de miseráveis, se o cristianismo não houvesse introduzido, desenvolvido, e praticado o conceito de caridade. Talvez ainda estivéssemos com crianças jogadas nas fábricas da revolução industrial, se a mesma Igreja cristã que, a princípio, apoiou essa atrocidade, não tivesse voltado atrás no fim do século XIX, e condenado esta prática. Talvez não tivéssemos hoje um mundo em que os direitos humanos são minimamente respeitados se não houvesse o retorno pós-2ª Guerra aos valores do Direito Natural etéreo, idealizado, filosófico, e profundamente influenciado pelo cristianismo.

    Enfim, o cristianismo não é um lixo. Podem até chamar-nos de vanguarda do atraso, mas contribuímos para a formação do mundo atual, não só no que ele tem de ruim, mas, principalmente, no que tem de bom. Não somos seres humanos de segunda classe. A sua história tem graves erros, mas nunca deixou de preservar a beleza da vida humana como centro da sua pregação. E, justamente, por ser uma religião de seres humanos, não foi imune às misérias da vida em sociedade. Se há fanáticos entre nós, perdoem-nos, mas reconheçam que o fanatismo não é exclusividade cristã. Se há ladrões e aproveitadores entre nós, perdoem-nos, mas pelo menos reconheçam que não temos culpa se a sociedade pós-moderna não preza mais os valores como educação, solidariedade, e ética, que sempre pregamos e muitas vezes praticamos com tanta ênfase. Cada um crê ou descrê no que quiser.

    Nós, cristãos, não somos todos imbecis, mas também não somos os mais iluminados do mundo. Não somos piores nem melhores do que ninguém. Se parte da nossa história como instituição neste planeta nos envergonha, outra parte nos enche de santo orgulho. Somos apenas seres humanos - iguais a todo mundo - que têm uma maneira diferente de encarar o mundo e o que o transcende. Adoraríamos explicar o que é fé, mas não conseguimos fazê-lo nem pra nós mesmos. Às vezes erramos, às vezes acertamos, mas queremos apenas um mundo melhor. E nisso, felizmente, estamos acompanhados de ateus, muçulmanos, budistas, xintoístas, umbandistas, espíritas, e um monte de gente legal disposta não a esquecer, mas a superar as diferenças em prol de um bem comum, que deve (ou deveria) ser o nosso legado para este pequeno globo que insiste em vagar na imensidão do Universo. Nisso tudo, somos apenas humanos. Por isso, perdoem-nos se alguns lobos dentre nós se aproveitam dos outros. Não nos culpem por isso. Cada um de nós que nos trai, nos faz tão vítimas como vocês. Não culpem o engenheiro que projetou o carro que o motorista bêbado dirigia, ou que o ladrão roubou. Não desejamos, porém, que o mundo nos agradeça por termos contribuído para a constituição da civilização ocidental democrática, só queremos que saibam que fizemos o possível dentro de nossa debilidade, e talvez algum dia alguém reconheça que, sem os cristãos, o mundo hoje podia estar bem pior.

  • o mundo ainda esta existindo por conta dos cristãos,ainda existe um pouco de paz por conta deles.

    quem esta matando , roubando , se prostituindo, se drogando blasfemando contra o criador(Deus) e etc.

    será q s os crentes.

  • O NATAL!

    Nesta época todo mundo se confraterniza, deseja tudo de bom e do melhor até pro seu inimigo.

    Isto é bom.

  • Bem, a igreja catolica: Canfissoes, Papa, santos, os mexicanos...

    Bem, a igreja evangelica: pensando bem, NDA ahahah

    Outras religioes: humm, não conheço hahaha

  • Hmmm... os doces a base de ovos cujas receitas foram desenvolvidas nos conventos?

Sign In or Register to comment.