O que aconteçe se o ferro evaporar e depois sublimar?, vai chover ferro????
Ja me fiz essa pergunta e to em duvida, perguntei pra profesora e ela me umilhou, e falou que nao sabe, issu é, depois ela vem me umilhar, mas mesmo, assim, vcs sabem o que aconteçe se o ferro, ou algum outro metal, tal como prata, alcançar o PF e evaporar, e se sublimar, ira chover ele?????
Comments
O ferro atinge o ponto de ebulição a 2861°C, nesta temperatura ele começa a deixar o local onde está fundido para o estado gasoso.
Uma vez que sua temperatura cai, o ferro tenderá a se aglutinar novamente com outras partículas de ferro, perde rapidamente este calor ao ambiente (quanto maior a temperatura, mais rápida a troca de calor com o ambiente) e torna-se sólido.
Bastam poucos átomos de ferro aglutinados para que sejam precipitados, o resultado será uma chuva de uma fuligem muito fina, como uma fumaça que é constituída de ferro finamente dividido ou ainda de ferro atômico (ferro que não conseguiu se aglutinar).
Como o ferro sai a uma temperatura muito elevada e finamente dividido, sua reação com o oxigênio do ar é quase que inevitável, transformando-se em óxido de ferro III, com coloração avermelhada. Esta poeira vermelha é muito conhecida de pessoas que moravam próximas às grandes siderurgias, que no passado a eliminavam a céu aberto, que causa sérios danos à saúde respiratória. Felizmente as leis ambientais parecem ter banido para sempre esta fumaça de nossos céus.
A resposta do Ricardo está correta, com um adendo, o ferro metálico, finamente dividido, é um pó pirofórico, ou seja, reage expontaneamente com o oxigênio do ar, e pega fogo, não precisa evaporar ele. Forma o óxido de ferro sozinho. Mas a questão tem um erro conceitual muito grande, que é a evaporação e a sublimação. Alguma coisa é tornada vapor pelo aquecimento, enquanto que sublimação é um termo restrito àquelas coisas que passam sozinhas, nas condições normais, do estado sólido ao estado de vapor. Assim sendo, o processo de sublimação não pode ocorrer após algo sólido ter se transformado em vapor, pois o vapor de um sólido já é o resultado de sua sublimação, percebe? A naftalina do guardaroupa, por exemplo. Infecta tudo com aquele cheiro horrível, resultado da sua sublimação, por isso tão apreciada pelas vovós para eliminar traças. Mas você pode derreter a naftalina, se você colocar a bolinha na frigideira e ligar a boca do fogão (não faça isso em casa!). Ou seja, um sólido com grande pressão de vapor, e que portanto vive em equilíbrio constante com o seu próprio gás, tende a "sumir": a gente diz que sublimou. Não é o caso do ferro, é claro. Este aí, a gente tem de esquentar prá burro, pra ele derreter a mil quinhentos e tantos graus, e entrar em ebulição, como diz o Ricardo, acima dos dois mil e setecentos. Mas o importante é não misturar os processos físicos envolvidos, o da evaporação com o da sublimação, são coisas diferentes, que devem ser tratadas diferentemente. A conclusão, é claro, é a mesma: se o material de partida é sólido, ao voltar para a temperatura ambiente, muito provavelmente vai ser sólido também. Portanto, não entendo a indignação da tua professora, ela deveria estar preparada para te dar uma resposta mais ou menos parecida com isso, mesmo que não raciocinassesobre a transformação do ferro elementar em óxido de ferro.
Um abraço a todos.
Vai chover ferro, sim. Enferrujado.
ele vai precipitar e naum chover
Não sei não heim, mas eu acho que ele não evapora assim desse jeito, ele deve se tornar algum tipo de gás que daí pode talvez virar um chuva ácida...na verdade não sei...respondi na base do achometro...
Valeu!