Como convencer alguem a se tratar com psicologo?
Meu melhor amigo fala em se matar pq ele teve um problema sério de saúde bucal ainda criança que não foi tratado e ele perdeu praticamente todos os dentes na adolecencia e o dentista q cuidou dele disse q se tivesse tratado antes, isso seria evitado. Então, ele culpa a mãe pelo descuido q agora ele está pagando caro pq ela mesmo disse q não o ajudou qdo criança pq ela achava q era exagero dos dentistas. Ele se sente rejeitado e com muita raiva dela pq ela nunca sequer perguntou no q poderia ajudar qdo soube do problema. Meu amigo perdeu completamente a auto-estima e se recusa a ir num psicologo. Só diz q pensa em morrer pq não consegue mais viver no mesmo mundo q a mãe. Muito triste. Me ajudem a convence-lo a se tratrar. obrigada.
Comments
Melissa,
Não é fácil convencer alguém a ir a um psicólogo, talvez seja mais fácil levá-lo diretamente ao médico.
Se ele fala em se matar, seria o médico o caminho mais rápido.
Você pode argumentar que em certos casos de depressão, a pessoa vê as situações muito mais difíceis e escuras do que elas realmente são. Isto realmente parece estar acontecendo com ele.
Hoje temos saídas para o caso dele, a tecnologia está adiantada no caso de implantes, próteses.
Isso não é o fim do mundo.
Falar em querer morrer e acusar a mãe por algo que ele nem tem certeza se ela é culpada é fugir do enfrentamento da situação. O psicólogo poderá ajudá-lo a enfrentar essa situação.
Diga isso a ele:
Que ele está direcionando uma angústia severa para a mãe e que provavelmente isso esteja
afastando ele da "atitude" que deve ser tomada em relação aos dentes.
Que esse sentimento de angústia e raiva sã fortes; junto ao psicólogo ele aprenderá revertê-lo em seu benefício.
Fale também que quando uma pessoa fala muito em morrer pode ser que ela esteja em estado depressivo e que o médico poderá ajudá-lo.
Ofereça-se para ir com ele.
Use um tom de voz que demonstre segurança no assunto.
Beijos
Boa Sorte!
manda ele mata éla (66" =D brinks...
OQ vc pode faser é o seguinte, namorada de aluguel, tem isso em algum sit, =D sai caro, mais éla vai faser ele se sentir melhor.
Descubra um objetivo pra ele... por exemplo, ele queria quando criança ser advogado, incentive ele a ir atras de algo q ele gosta e tende mostrar q a vida pode ser boa mesmo sem dentes =D, um exemplo, anda de avião, Putei-ros, mais não se esqueça ele precisa de um objetivo na vida, ninguem vive por viver.
Tem horas que vc não tem que convencer, tem que marcar um psiquiatra pra vc, pedir para ele ir junto e levar ele no lugar... custa uns 200 reais a consulta... vale a pena.
No caso é melhor pq o psiq já dá remédios que melhoram em 15 dias o ânimo da pessoa para ela ir procuram uma terapia comportamental depois...
Vale a pena e vc fica feliz com seu amigo bem e o melhor com a consciência limpa.
eu trabalhei numa clinica e muitas vezes essa situaçao acontecia. Chegaram a ir la amigos de pessoas com problemas, davam-nos o numero da pessoa em questao e depois a psicologa entrava em contacto com essa pessoa e convencia essa pessoa a ir lá so uma vez. era a estrategia para levar para la as pessoas, depois de ir a primeira vez as pessoas sentiam-se bem com a psicologa e acabavam por marcar mais vezes.
No entanto, eu nao conheço essa pessoa em questao, mas tu podes tentar conversar com ela/ele e pedir para ir so uma vez à psicologa. Obriga-o a sair de casa para nao ficar a pensar demasidao e a fazer desporto, o desporto ajuda bastante as pessoas depressivas (que é o caso dele). Se ele nao for a psicoloa que va ao medico e que peça comprimidos de descanso.
Boa sorte para ele... e acho que es um grande amigo.
Procure um profissional e faça a consulta e passa para
ele as orientações que ouvir.
Ou então leve ele para conhecer pessoas doentes que gostariam de
viver e não podem.
Pessoas presas,,,,,crianças que foram abandonadas pela mãe,
e estão em orfanatos.
Leve ele até o IML,,,,um hospital....
Mostre a ele o rodapé da sociedade.
de um choque de vida nele.
Ah...aproveite e diga que tive duas mães e nenhuma das
duas servram como mãe.
Tb. perdi meus dentes,,,porque minha mãe nunca me levou
no dentista,,,nem com dor.
Diga a ele que tem mãe que não sabe das coisas.
Sorte a dele que sabe,mas se um dia tiver filhos,pode ter
certeza que eles vão por defeitos nele.
Porque ninguém é perfeito.
Nem a mãe dele.
Boa sorte.