Como convencer alguem a se tratar com psicologo?

Meu melhor amigo fala em se matar pq ele teve um problema sério de saúde bucal ainda criança que não foi tratado e ele perdeu praticamente todos os dentes na adolecencia e o dentista q cuidou dele disse q se tivesse tratado antes, isso seria evitado. Então, ele culpa a mãe pelo descuido q agora ele está pagando caro pq ela mesmo disse q não o ajudou qdo criança pq ela achava q era exagero dos dentistas. Ele se sente rejeitado e com muita raiva dela pq ela nunca sequer perguntou no q poderia ajudar qdo soube do problema. Meu amigo perdeu completamente a auto-estima e se recusa a ir num psicologo. Só diz q pensa em morrer pq não consegue mais viver no mesmo mundo q a mãe. Muito triste. Me ajudem a convence-lo a se tratrar. obrigada.

Comments

• Melissa,

Não é fácil convencer alguém a ir a um psicólogo, talvez seja mais fácil levá-lo diretamente ao médico.

Se ele fala em se matar, seria o médico o caminho mais rápido.

Você pode argumentar que em certos casos de depressão, a pessoa vê as situações muito mais difíceis e escuras do que elas realmente são. Isto realmente parece estar acontecendo com ele.

Hoje temos saídas para o caso dele, a tecnologia está adiantada no caso de implantes, próteses.

Isso não é o fim do mundo.

Falar em querer morrer e acusar a mãe por algo que ele nem tem certeza se ela é culpada é fugir do enfrentamento da situação. O psicólogo poderá ajudá-lo a enfrentar essa situação.

Diga isso a ele:

Que ele está direcionando uma angústia severa para a mãe e que provavelmente isso esteja

afastando ele da "atitude" que deve ser tomada em relação aos dentes.

Que esse sentimento de angústia e raiva sã fortes; junto ao psicólogo ele aprenderá revertê-lo em seu benefício.

Fale também que quando uma pessoa fala muito em morrer pode ser que ela esteja em estado depressivo e que o médico poderá ajudá-lo.

Ofereça-se para ir com ele.

Use um tom de voz que demonstre segurança no assunto.

Beijos

Boa Sorte!

• manda ele mata éla (66" =D brinks...

OQ vc pode faser é o seguinte, namorada de aluguel, tem isso em algum sit, =D sai caro, mais éla vai faser ele se sentir melhor.

Descubra um objetivo pra ele... por exemplo, ele queria quando criança ser advogado, incentive ele a ir atras de algo q ele gosta e tende mostrar q a vida pode ser boa mesmo sem dentes =D, um exemplo, anda de avião, Putei-ros, mais não se esqueça ele precisa de um objetivo na vida, ninguem vive por viver.

• Tem horas que vc não tem que convencer, tem que marcar um psiquiatra pra vc, pedir para ele ir junto e levar ele no lugar... custa uns 200 reais a consulta... vale a pena.

No caso é melhor pq o psiq já dá remédios que melhoram em 15 dias o ânimo da pessoa para ela ir procuram uma terapia comportamental depois...

Vale a pena e vc fica feliz com seu amigo bem e o melhor com a consciência limpa.

• eu trabalhei numa clinica e muitas vezes essa situaçao acontecia. Chegaram a ir la amigos de pessoas com problemas, davam-nos o numero da pessoa em questao e depois a psicologa entrava em contacto com essa pessoa e convencia essa pessoa a ir lá so uma vez. era a estrategia para levar para la as pessoas, depois de ir a primeira vez as pessoas sentiam-se bem com a psicologa e acabavam por marcar mais vezes.

No entanto, eu nao conheço essa pessoa em questao, mas tu podes tentar conversar com ela/ele e pedir para ir so uma vez à psicologa. Obriga-o a sair de casa para nao ficar a pensar demasidao e a fazer desporto, o desporto ajuda bastante as pessoas depressivas (que é o caso dele). Se ele nao for a psicoloa que va ao medico e que peça comprimidos de descanso.

Boa sorte para ele... e acho que es um grande amigo.

• Procure um profissional e faça a consulta e passa para

ele as orientações que ouvir.

Ou então leve ele para conhecer pessoas doentes que gostariam de

viver e não podem.

Pessoas presas,,,,,crianças que foram abandonadas pela mãe,

e estão em orfanatos.

Leve ele até o IML,,,,um hospital....

Mostre a ele o rodapé da sociedade.

de um choque de vida nele.

Ah...aproveite e diga que tive duas mães e nenhuma das

duas servram como mãe.

Tb. perdi meus dentes,,,porque minha mãe nunca me levou

no dentista,,,nem com dor.

Diga a ele que tem mãe que não sabe das coisas.

Sorte a dele que sabe,mas se um dia tiver filhos,pode ter

certeza que eles vão por defeitos nele.

Porque ninguém é perfeito.

Nem a mãe dele.

Boa sorte.

Sign In or Register to comment.