Faculdade pública ou privada?

Gente, é o seguinte: tenho 20 anos e estou em dúvida se curso Direito em uma faculdade particular de minha cidade (tenho condição de pagar porque trabalho e dá numa boa) ou se estudo um pouco mais para entrar no curso de Direito da USP. Eu sei que pra concurso não conta o diploma, mas na verdade, eu gostaria de atuar como advogado (porque dá mais $$$). Enfim, se passasse eu sairia do emprego e iria para São Paulo apenas para estudar. Se fizesse na particular daqui eu continuaria trabalhando e não teria tanto tempo disponível para estudar. Tenho medo de fazer isso porque só conseguirei entrar na faculdade pública lá pelos 23 anos e acho que até me formar já estarei meio velho para o mercado de trabalho. O que vocês pensam? Quero frisar que se realmente compensar mais estudar para o vestibular, eu o faria sem problemas. Meu único medo, como eu disse, é entrar velho demais no mercado e não conseguir ascensão por preconceito. Enfim, me ajude, por favor.

Comments

  • Eu não ficaria tão preocupado com relação à idade. Estudei em pública.

    Sabe o que dizem, tipo brincadeira, aqui no Rio? "Quem não faz na pública, faz na privada". É brincando que as maiores verdades são ditas.

    Pense nisso.

  • Não importa particular ou não, importante é que você goste de estudos.

  • Olá José...

    Se conselho fosse bom as pessoas não davam de graça. Todavia, me colocando em seu lugar, eu manteria o emprego e faria a faculdade particular. Agora, óbvio que há "PARTICULARES" e "particulares", procure uma reconhecida pelo MEC e com bons professores.

    Não seria nem questão de entrar tarde no mercado de trabalho, mas sim de trocar o certo pelo duvidoso em nome de um diploma, que provavelmente não faria tanta diferença na prática.

    Estudar numa pública ou numa particular faz diferença para obter um estágio ou talvez um emprego. Se sua intenção futura é advogar (via de regra como autônomo), a questão da origem do diploma é dispensável.

    Isto porque os clientes raramente questionam "onde você estudou", só querem, na verdade, que você resolva o problema deles. E "resolver o problema" não é questão de diploma, mas sim de estudo e prática (que, dependendo do seu empenho, pode conseguir em qualquer uma das faculdades).

    Portanto, pense muito, somente você pode chegar a resposta que deseja, é questão de opção pessoal.

    B-jos para todos.

  • Olá

    Isso vai auxiliar:

    Dicas para escolher a profissão certa:

    http://significadosnomes.com/p/cursos.html

    Lista de profissões e seus salários:

    http://www.significadosnomes.com/2014/06/7-conselh...

    Sucesso e boa sorte!

    Fonte:

    http://significadosnomes.com/p/cursos.html

  • Se você tem condição financeira e psicológica para ficar longe da família, não pense duas vezes, vá para São Paulo, o seu curriculum vai recuperar os anos que você pensa que perdeu, mais na realidade vai ganhar, de experiência etc

  • Arrisque mais uma vez.

    Estou na mesma situação.Tenho 19.

    Sou de SP, olha vou estudar esse ano que vem.

    Porque em particular vc pode acertar 30% que passa.

    Agora a USP tem que acertar quase 70%.

    Olha, na USP vc tem mais chances.

    Na particular eu acompanhei a dificuldade das pessoas para conseguir emprego.

    Se vc tah preocupado com o tempo, já pensou gastar tempo e dinheiro numa facul e naum conseguir emprego na sua área? Complicado!!

    Eu quero entrar no ITA, é mais difícil que a USP , pois tem gente que passa na USP e depois estuda e tenta de novo no ITA, falo porque já acompanhei de perto.

    Eu te entendo, é difícil, mas VAMOS TENTAR MAIS UM ANO?

    DAÍ COMEMORAMOS JUNTOS???

    Boa sorte, um abraço!!!

  • Se você tiver certeza que tem a capacidade de estudar para passar em um dos cursos mais disputados do Brasil, então vá em frente e tome a USP como meta. Caso ache que seu ingresso é incerto, invista na faculdade particular, e estude bastante, aplique-se e faça cursos, pesquise, enfim, para que seu currículo seja muito mais do que "apenas uma faculdade do governo". Um bom profissional é construído a partir do conhecimento, e nçao de uma instituição. E quanto mais você estudar desde o princípio, mais fácil será de passar em um concurso público. Boa sorte em sua carreira.

  • eu te aconselho a entrar para a particular de sua cidade, pois vc faria a fuculdade ainda jovem, continuaria trabalhando, oq ira contar no curriculo, e vc n precisa sair de sua casa para estudar.

    espero ter ajudado

  • Meu caro, faça uma particular. Na pública, os caras só querem saber de pu ta ria e chopada. Os professores dão aula quando querem e fazem greve o tempo todo.

    Os professores da particular são os mesmos da pública, mas ganham decentemente e dão aulas. Também não tem pu ta ria e as chopadas são em menor volume.

    Estudei Direito em uma particular e hoje ganho muito mais do que um desembargador.

  • eu acho que direito na usp é considerado o melhor curso no Brasil,não pensaria duas vezes!

Sign In or Register to comment.