Como lidar quando somos colocados em segundo plano porque somos pessoas menos importantes?

Sao problemas familiares. No ano passado, uma mulher (Jéssica) do ciclo de amizades da minha tia Vilma me acusou (injustamente) de sair com o marido dela (ela é insegura) e na épooca eu nao bati boca pra me preservar, afinal, a Jéssica é q teria de provar algo . Me segurei com muito esforço. Depois quando ela nao descobriu nada, me pediu descuplas após 4 meses, bem seco e belo facebook: 1 linha e pronto (deve ter investigado Deus e o mundo, por isos demorou tanto tempo. Fiquei sabendo que ela até tinha pedido extrato telefonico do telefone do marido de 6 meses atrás.). Soou uma desculpa bem cínica e seca. Ela é muito poderosa e influente na minha cidade, por isso eu acabei de afastando de muita gente, como medo de ser apontada pelas amigas dela (que sao do ciclo de amizadesda minha tia Vilma). Só q esse nao é o problema: o problema é q a minha tia Vilma nao ficou do meu lado, alegando q nao poderia entrar na confusão pq essa mulher Jéssica era muito influente e a minha tia poderia vir a perder favores ou previlégios da "alta sociedade" que eu, particularmente abomino.... As palavras da minha tia foram bem claras "Ai, minha sobrinha, eu nao posso fazer nada, ela me dá isso, me dá aquilo (amostras grátis, a mulher é médica), nao posso bater de frente".

E até hj eu nao superei o fato da minha tia nao ter ficado comigo. Ela nao me chutou pro buraco, mas também nao me defendeu como qualquer madrinha teria feito, tudo pensando em favores ou status... sei lá, rodinhas de amizade e tal.... só q eu SOU A SOBRINHA, AFILHADA, SANGUE DO SANGUE, e nao fui defendida. Isso me causa mágoas até hj. Convivo pacificamente com a minha tia, mas é superficial, pq eu tenho implicancia.

Pra piorar o problema, uma diarista da minha casa (1, 2 meses de experiencia) me roubou mais de 3 mli reais em itens (camera fotografica nikon, 3 calças jeans da diesel, 4 pares de sapatos da na caixa, blucas da carmin etc etc)Essa ladra é inquilina de uma casa da minha tia Vilma, e a minha tia nao fez nada pra me vingar. Eu nao queria q acusasse a moça, mas eu acho que no mínimo deveriam ter pedido a casa de volta para tira-la de la... essa seria uma maneira de ferrar a moça pelo q ela fez...., afinal, qualquer um por ai ta interessado numa casa de alguel de 500 reais..... sabe? me sinto super em segundo plano por essa tia q é minha madrinha. E antes para mim ela era a minha terceira mae. Nem no caso da mulher q me acusou de amante, e nem no caso da empregada que me roupou até dar dó, eu nao fui defendida. Aí, eu corto relações o máximo possível com minha tia e a minha mae nao aceita, porque é irmã dela també. A minha mae só me defende em quatros paredes e nunca enfrentou minha tia q tacou na cara dela: "como vc foi tao suja e comrrompível qto à sua sobrinha??"

Entao, às vezes eu e minha mae brigamos muito por causa disso. Minha mae nao aceita que eu considere essa tia madrinha minha como uma VACA.

Queria saber a opinião de voces. Eu tento me afatsar, mas as vezes os laçoes de familia falam mais alto, eu me reaproximo e novamente bato a cara, porque sempre esse minha tia Vilma dá um jeito de inserir essa Jéssica nos eventos da família... ai, eu, orgulhosa e mal, dou meia volta e vou rmbora. Tenho ódoa de todos e nao quero q mandem eu rezar. Nao acredito nisso. Acredito em ações, nao em orações.

Obrigada

Comments

• Na vida não podemos esperar nada de ninguém. Aprenda isso que você sofrerá menos.

Pense:

Ninguém tem obrigação de defender ninguém com excessão das mães e alguns pais.

Se você tem certeza por quem foi roubada, denuncie na polícia e se não tiver certeza, faça BO e fale a verdade.

Família que se preocupa com status social, ama os favores, as festas e não os humanos. São pessoas interesseiras, desprovidas de qualquer sentimento.

Não sou a favor de vinganças; isso é um retrocesso na vida de uma pessoa.

Sou a favor do diálogo.

Chega na sua tia com educação e questione sobre as atitudes dela. Diga o que não gostou.

Deixe ela se explicar.

Você não é obrigada a amar sua madrinha e nem por isso precisa parar de conviver com ela. Faça de forma fria, se a desculpa que ela lhe der não for convincente.

Beijos

• Já deram duas respostas magníficas.Só irei acrescentar alguma coisa pra tentar te ajudar.

Tenha Autocompaixão, não fique desanimada com essas coisas, sei que é difícil, mas não sei como é realmente, porque não sei se eu passei pelo o que tu está passando, mas vou tentar ajudar da minha maneira.

Se fosse eu também ficaria assim, pra baixo, me sentindo menos importante na família, no seu caso pense Bem, pense em alguma forma que amenize seu sofrimento, porque pelo que eu li essas pessoas não tem um amor verdadeiro... e não vão querer te ajudar, ou pelo menos se arrepender do que fizeram de ruim a você

Se essas pessoas não ligam pra você, você tem que se amar, e procurar fazer o bem pra você.

Tente diminuir o ''stress'' porque isso poderá causar males em você, pense que tem muitas pessoas sofrendo por aí, passando pela mesma situação que a sua, ou até pior.

Creio que algumas palavras são tidas como as ''palavras mágicas'' do sucesso! para seu Bem estar.

''A autocompaixão te dá apoio quando você sofre, sente medo, é rejeitado ou falha. ''

''Autocompaixão'', pesquise sobre isso no Google.

Se preocupe com você, não deposite tuas energias em coisas ruins, tudo isso vai passar, ou seja dias melhores virão.

Desejo felicidades pra você, na sua vida por completo.

• Você tem que aprender a brigar por seus direitos doa a quem doer se você não cometeu nenhum erro aprenda a enfrentar as situaçôes e as pessoas de frente, pois se vecê só virar as costas e deixar que tirem suas próprias conclusões você se tornará a pior pessoa da face da terra e o ser humano tem a capacidade de ser muito cruel quando quer. No caso de sua tia está mais que na cara que é uma pessoa interesseira e que não é digna de confiança o que importa a ela é o status ou seja é o tipo de pessoa que não ajuda no desenvolvimento pessoal de ninguém então tem que ser tratada apenas com formiladade. Quanto a sua mãe lamentavél o posicionamento dela quanto a você, mas tem que ser tratada com respeito apesar das divergências. No mais não tenha medo de debater quando está certa e de usar todos os meios legais para garantir seus direitos pessoais e por fim ter humildade suficiente para admitir os seus erros porque admiti-los quando preciso não nos faz fracos mas sim dignos.

Abraço e força

• Bom, pra vc talvez seja novidade uma família que não defenda seus entes queridos e pense mais em aparências e relacionamentos superficiais.

Na minha família isso é a regra.

Quando eu era adolescente eu sofria com isso e batia de frente, depois desisti.

Hoje eu aceitei como eles são e, infelizmente, não posso confiar em ninguém

É triste, mas é verdade.

Procure aceitar que sua tia prefere os favores da Jéssica que defender vc.

Ela está pensando nela e sua mãe tbm.

Quando vc for contratar uma diarista, procure alguém que não seja do ciclo da sua família.

Se ela trabalhar na sua casa e na casa de parentes, vai contar coisas suas para elas e fofocar, inclusive com sua tia e mãe.

Torne-se mais independente emocionalmente da família.

Quando frequentar reuniões com eles, baixe as espectativas.

Vá nessas reuniões para estar com a família e, se for na casa da sua tia, ela convida quem ela quiser.

Entendo como vc se sente, mas muitas pessoas não são fiéis e nem confiáveis.

É triste quando essas pessoas são nossos parentes, no entanto, eles são humanos. e agem como tal.

• Não tem como vc sair fora? Seilá, mudar de ambiente mesmo, de casa, ou até de cidade.

São pessoas que não estão te agregando em nada.

Como já disseram aí em cima, a compaixão é o remédio.

É o entendimento de que todas essas pessoas, a sua Tia, sua mãe, a empregada ladrona e essa Jéssica, estão completamente identificadas e preocupadas em manter uma imagem social, mas não em cultivar valores, verdades.

As maiores vítimas? Elas mesmas.

Pagamos pela nossa forma de pensar. Pagamos por ser quem somos. Pagamos pela inconsciência, pelo vazio, pela extrema identificação mental.

Você, sendo criada nesse ambiente, tbm carrega parte dessa estrutura mental, por isso se ofende tanto e carrega tanta mágoa, apesar de ter seus valores, estar alinhada com uma moralidade mais gentil, mais altruísta, digamos assim.

De qualquer forma, procure sair fora disso.

Compreenda que onde existe sofrimento, existem pessoas identificadas com papéis e que não sabem quem são. É esse momento que se encontra a humanidade.

Sign In or Register to comment.