JESUS SERIA “O HERÓI DAS MIL FACES”?
Se você pesquisar a vida de Tamuz, Moisés, Jesus, ou do seu herói preferido, e comparar com o ROTEIRO DE CAMPBELL, concordará com a revelação fornecida por Jung no seu “INCONSCIENTE COLETIVO”, onde é mostrado que os “deuses” dos humanos são o mesmo herói psicológico com mascaras diferente...
Ou seja, um arquétipo do inconsciente coletivo, a parte visível do inconsciente humano, e uma psiquê-social, pois a fé religio$a sendo parte visível do nosso “Inconsciente coletivo”, ela seria adquirida tanto de forma cultural, como herdada.
Até porque, os causos sobre algum personagem religioso se tratariam de uma “memória ancestral” onde um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças foram reunidos, e depois de adaptados, virou alguma lenda ou algum “exemplo”, que passou ser compartilhado com outros indivíduos.LH
Update:No livro “O HERÓI DAS MIL FACES”, Joseph Campbell, que estudou diversas mitologias, sintetizou que independente da época e da localização, todos os mitos ou heróis seguiriam uma determinada jornada, que poderíamos chamar de:
“A JORNADA DO HERÓI”.
Campbell explica que para se tornar “herói” a personagem primeiro recebe um “chamado”, tenta rejeitá-lo, mas é convencido aceitar a sua “missão”, passa por provações, encontra algo que o ajuda fica forte, vence os obstáculos, liberta os companheiros, e os lidera no caminho da redenção...
Comments
Lisandro, Lisandro! Não jogue pé**** aos porcos! Não adianta querer discutir Jung e inconsciente coletivo por aqui. Por aqui é de praxe discutir e repudiar as coisas mesmo sem saber do que se esta falando!
Eu reconheço algumas características da Jornada na história de Jesus, mas acho que esse modelo é aplicável a todas as histórias criadas pelas pessoas. Você bem sabe que esses elementos aparecem tanto na historia de Jesus quanto na historia da Chapéuzinho Vermelho por exemplo.
LordSkull
Esqueceu-se da conversa que Jesus teve com Deus no Getsêmani?
“E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.“
Marcos 14:35-36
Isso é a Recusa do Chamado! Jesus pediu para ser poupado de seu fardo! Se você ao menos soubesse do que estamos falando não afirmaria tão apressadamente que os argumentos do Lisandro falharam!
Se quiser se instruir um pouco melhor sobre o assunto você pode começar lendo esse resumo:
http://hosted.zeh.com.br/misc/senac/4semestre/prj/...
Depois releia a história de Jesus segundo os evangelhos e reavalie para verificar que a pergunta do Lisandro é pertinente.
Já ouvi isso. Ironicamente Jesus foi voluntario para sua missão.
Bom, a questão de ser semelhante a um cliche não significa que é uma farsa. Ao contrario, certas situações que nós criamos podem ser baseadas exatamente numa noção de justiça, ideal, situações diversas. Com uma coleção grande e abrangente o bastante de situações cliches fica facil achar padrões por toda a parte.
Não ignoremos também que certas situações deste perfil de herói não só podem ser encontrados em histórias menos cridas (técnicamente a história de Jesus é história mas menos crida por causa dos milagres) ou fantasias, mas de histórias "comuns", como lideres que vão a frente, gente injustiçada que depois o jogo muda (isso se sustenta com o sistema judiciario), etc.
desculpa amigos mas seu idolo campbel ai se enganou pois não misture as coisas deus é o principio de tudo nenhuma mitologia existio antes dele jesus não é heroi sabia?? ele não precisa que voce reconheça ele pois eu vou te explicar tu deve saber que os evangelicos a maioria se chamam de irmão ne?? então supoen-se que que o pai seja deus acertei ne? ta então teu pai gosta de te ver doente? não né! com deus nao é diferente,amigo,jesus curava pois deus não gosta de nos ver com dores porisso ele faia milagres quem colocou a dor no mundo foi o diabo doenças dores e tudo que faz mal tudo que doi não provem de deus porisso jesus curava mas ele não é e não foi herói e todos esses ''heróis'' ai são tudo de mentira!!!! vá ler a bibilia e falar com deus q tu vai ver que ele existe !!!! abre teu coração te arrepende verdadeiramente e pede perdão que ele vai te provar que ele existe e não tem mil faces ele é santo e puro coisa que se você se esforçar pode chegar perto,e aporposito a fé não vem de nenhum desses jeitos aii que você falou a fé em deus vem do ouvir e o ouvir da palavra de deus ou seja a bibilia quér saber mais ??
kkkkkk
pra mim o livro do tal campbell tem a mesma credibilidade que a biblia
resumindo, nenhuma ...
e se quer debater, contestar, venha com teus proprios argumentos
na linguagem popular .. nao tem graça nenhuma gozar com o p.a.l dos outros ..
campbell falando e um cachorro defecando
pra mim é o mesmo
Eu sou o Alfa e o Omega, o princÃpio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:8)
JESUS Ã DEUS!
Não, ñ entendi a perg, mais vou responder.
Bobagens à parte, vamos ao que interessa. A desintegração de um argumento:
1 - "se tornar “herói” a personagem primeiro recebe um “chamado”".
Mesmo que se leve em conta a mitologia bÃblica nada há que afirme Jesus ter recebido algum "chamado" como é o caso de todos os profetas!
Jesus veio ao mundo, com ou sem concepção miraculosa, já sabedor de sua missão e de seus compromissos. Tendo, inclusive, se preparado desde a adolescência.
2 - "tenta rejeitá-lo, mas é convencido aceitar a sua “missão”"
Novamente, nada há que justifique essa afirmação à respeito do Mestre, nem nas tradições, nem na bÃblia.
Poder-se-ia citar à favor da afirmação, o que está em Mateus 26:39 "Meu Pai, se é possÃvel, passa de mim este cálice" porém a própria continuação o anula: "todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." E também não há quem o convença a aceitar sua missão!
Sem contar, ainda, o fato que a missão do Mestre ja estava chegando à termo!!!
3 - "passa por provações".
Haveria algum ser humano livre delas?!?
4 - "encontra algo que o ajuda ficar forte".
O que Jesus "encontrou" que o ajudou a ficar mais forte?!? A ferrenha oposição até mesmo dentro da própria famÃlia? A perseguição religiosa? Os auxiliares ineptos?!?
5 - "vence os obstáculos"
O que foi para o Mestre vencer os obstáculos? Ser preso, torturado e executado por crucificação?!?
Já basta! Seu argumento falhou!
A menos que você queira argumentar que um morto libertou seus companheiros e os conduziu à "redenção"!!!