Qual a frequência de banhos de um Shihtzu adulto?

Ganhei um Shitzu adulto (4 anos) e estou dando 2 banhos por semana. É pouco? É muito? É suficiente?

Comments

  • Oi, sou veterinária. Dois banhos por semana é muito. Com o tempo danifica a proteção natural da pele, e êle fica mais sujeito a alergias e infecções na pele. O ideal é banho semanal ou no máximo de 10 em 10 dias. Shitzu é um cão lindo mas que exige muito cuidado com a pelagem. Deve ficar muito bem sêco, inclusive na raiz do pêo para que não desenvolva fungos, de tratamento longo e cura demorada. Abraços.

  • A minha eu dou 1 por semana, 2 é muito porque vc acaba tirando as defesas naturaia da pele dele, a minha veterinaria disse que posso dar um a cada 15 dias, e pra ele nao ficar fedendo por causa de ficar muito tempo sem tomar banho, ela disse pra comprar uma colonia sem alcool em spray, jogar nela e passar um paninho...

    Mas dois banhos naooooo... por favor...

  • Escovo meu shih-tzu todos os dias com uma duração media de 10 minutos, e dou banho a cada 15 dias, no verão e uma vez por mês no inverno pois ele fica dentro de casa sem contato com terra ou grama e não fica com mal cheiro.

  • ola, eu tenho shih-tzu e yorkshire.. normalmente dou pelo menos 2 em 2 semanas, mas as vezes ate aumento o tempo,tipo 3semanas.

    Depende muito se andam ca fora, pois se andarem la dentro nao se sujam muito.. de inverno tenho de dar mais a miudo porque se molham bastante,..

    tente dar pelo menos 1vez por semana, e quando vir que apenas tem por exemplo so as patas sujas, lave so as patinhas

  • O ideal é nunca dar banho.

    Vamos raciocinar... quem dá banho nos lobos na floresta?

    Nós tomamos banho todos os dias porque suamos e o suor cheira mal. Os cães não suam. Eles têm as glândulas sudoríparas atrofiadas. Por outro lado, a proteção da pelagem é feita pelas glândulas sebáceas.

    Quando você dá banho nos cães remove esta capa de gordura e o pêlo fica desprotegido. As glândulas sebáceas são obrigadas a fabricar novamente o sebo protetor. Essa fabricação exala aquele cheiro desagradável que chamamos de "morrinha".

    Quando você procede à escovação, além de massagear os pêlos e dar-lhes brilho, remove os pêlos mortos, que também provocam mau cheiro.

    Dessa forma, amigo, o asseio dos cães é, apenas, diferente do nosso. É a escovação vigorosa, diária. Um cão escovado diariamente jamais cheira mal...

    Mas claro que se pode dar banho.

    Quando os cães entram na lama ou se sujam de cocô, se da banho sim.

    Seu cachorro pode entrar na piscina todos os dias se você quiser e depois enxaguar com água sem cloro. O que não pode é usar sabonete e/ou xampu... qualquer tipo de detergente que remova o sebo...

    Quando você tiver que dar banho com xampu, NUNCA se esqueça do creme rinse condicionador, que neutraliza a ação detergente.

    Tenho uma bull terrier que escovo diariamente ( ela chega a dormir no meu colo de tao relaxante), tem a pelagem linda brilhosa e impecavel, e concerteza mal cheiro ta muito longe dela ter.

    Raramente ela ver agua e xampu!

    Uma dica para voce, ja que seu cao tem pelo longo.

    Comprem uma escova (rascadeira não) dessas de pentear gente mesmo, com aquela bolinha na ponta das cerdas.

    Nunca peguem na marra!

    No início escove no chão mesmo sem imobilizar o cão para que possa começar a curtir.

    O maior “pavor” dos cães não é de ser escovado, é o de ter que ficar quietinho e imobilizado.

    Comece com tempos bem curtinhos, de 1 minuto no máximo. Pensem apenas em treiná-los e não em realmente escová-los.

    Se quiserem morder a escova, deixem para que vejam que não se trata de uma arma. Depois aos poucos podem ir cortando essa de morder a escova.

  • é muito!

    se mora em apartamento e ele fica muito fedido, dá 1 banho por semana....

    se ele nao fica mto fedido, dá de 15 em 15 dias!!!!

    Se der muito banho ele pode acabar tendo alguma dermatite ou algo do genero!

  • Se ele fica dentro de casa ou em um quintal sem terra e grama, uma vez por mes esta bom, se ele fica em grama ou terra de 15 em 15 dias.

  • Acho muito, o ideal é a cada 15 dias.

    Banhos frequentes podem predispor as dermatites, por que retira a camada protetora da pele, além do uso de shampus e agua quente e secadores ou sopradores podem ressecar muito a pele.

    Se ele vive dentro de casa não se suja tão rapido assim.

    Uma alternativa é alternar os banhos com um "banho a seco" que consiste em molhar uma toalha em agua quente num balde e um pouco de shampu para cães e passar por todo corpo, tira toda aquela sugeirinha superficial mas sem chegar a molhar a pele.

    Depois é só passar uma toalha seca e usar o seador se ficar um pouco umido, mas a secagem é bem rápida. Dá um brilho lindo na pelagem é é uma otima forma de mante-lo sempre limpinho sem exagerar nos banhos.

  • O certo é dar um banho por semana, não existe necessidade de 2 banhos, ainda mais para a raça Shih Tzu, eles não se sujam nem começam a cheirar mal com facilidade. Vc pode fazer a manutenção do banho com talco específico para cães e ainda com produtos de banho à seco.

Sign In or Register to comment.