É possível fazer escritura pública, sem a escritura em mãos?
Eu adquiri um imóvel e apenas foi feito um contrato de compra e venda. Hoje (08/09/08) paguei o IPTU do imóvel para dar entrada na escritura pública em cartorio. Mas não tenho em mãos a escritura e ninguém sabe onde foi parar o proprietário do imóvel. O imóvel está abandonado também, ninguém sabe sobre o paradeiro da família e nem ao menos alguém tem uma procuração do ex-proprietário. O imóvel pode ser legalmente meu? Posso transferir para meu nome? Como?
Obrigado pela atenção! =]
Comments
Creio eu , que você tenha em mãos todos os dados possiveis para passar essa escritura em cartório, o principal que é o contrato de compra e venda, procure o cartório de registro de imóveis, procure informações, você pode tambem optar , por um despachante imobiliário ou um advogado para melhor assessora-lo.
boa sorte.
procurei por quase 10 anos uma maneira limpa e legal,sem jeitinho,de fazer a escritura de posse do meu imóvel que fica no rio de janeiro e não conseguia de maneira nenhuma,foi navegando na internet que consegui achar esse senhor que á princípio foi difícil de contactá-lo por ser uma pessoa bastante requisitada,mas enfim consegui achá-lo no cartório que trabalha no centro do rio,paguei mo valor dentro do cartório,recebi nota fiscal e me foi prometida a referida escritura em um prazo de 10 dias úteis,após 6 dias recebo uma ligação do cartório me informando que minha escritura já estava pronta e disponível para retirada,no dia seguinte fui lá e retirei em menos de 20 minutos,resumindo fui bem atendida e no princípio não acreditei que pudesse resolver meu problema,mas dei sorte de conhecer o profissional certo na hora certa.o blog dele é http://leigosecorretagem.blogspot.com.br/
Problemas a vista. Primeiro se ninguém sabe dos donos e onde andam quem lhe vendeu o imóvel? Esta óbvio que vc o adquiriu por posse e é por isso que vc só tem o contrato de compra e venda. Vc tem a posse mas não tem os direitos porque para ter o imóvel em seu nome é preciso que o dono do imóvel que consta na matricula o passe para o seu nome e pelo que diz não foi esta pessoa que te vendeu, portanto vc não poderá fazer a trasnferencia sem a escritura e o proprietário que consta na matricula.
A escritura não prova propriedade somente o registro dela na matricula do imóvel. O pagamento do IPTU nem é necessário para registrar e sim o pagamento do ITBI que é o imposto de transferência do imóvel(municipal).
Portanto o imóvel não é legalmente seu apenas a posse dele e para transferir para seu nome terá que localizar o dono de direito para que ele transfira para quem lhe vendeu e este para vc pq tb não se pode pular etapas. Se a pessoa que te vendeu tem o contrato de compra e venda do dono que vendeu a ele vc judicialmente pode pedir a regularisação em seu nome.
abraços
bom dia boa tarde ou boa noite
eu tambem estou com o msm problema se vc conseguil faser a escritura so com o contrato de compra e venda por favor me fala como vc fes isso agradeço se vc me fala como fes
brigado
Sim, voce pode escriturar o imóvel em seu nome, mais para isso será necessária a assinatura dos proprietários ou seus procuradores. Quanto a escritura, ela não é necessária para que se possa lavrar uma escritura em seu nome. Basta apenas e tão somente a certidão negativa de ônus reais que voce consegue no RGI (cartório de registro geral de imóveis) na jurisdição onde se localiza o imóvel, boa sorte.
NENHUM cartório está autorizado a fazer, constituir ou alterar alguma escritura pública de imóvel sem os dados OFICIAIS e reconhecidos em mãos a respeito, tal qual a escritura antiga ou nunca havendo antes (imóvel novo), a aprovação na prefeitua do desdobro do lote ou alvará de edificação. Fora isso, se algum cartório o fizer, se tratará de crime de estelionato contra a fê pública além do legitimo dono (anterior). Procure o cartório em questão e pela copias da antiga escritura. Só por contrato particular, não dá direito a emissão de uma nova (imagine eu fazer um contrato falso com um amigo e exigir escritura no cartório de algum lote!!)