Quanto respeito um ateu deve ter por uma religião?
Não acredito que você deva sair por aí insultando as pessoas, como Christopher Hitchens faz. Mas, em algumas situações, na companhia de pessoas religiosas, uma pergunta simples pode ser útil: "Você acredita mesmo nisso?". É um modo de quebrar o encanto. Esse pode ser um benefício dessa onda de livros ateus: tornou mais aceitável fazer esse tipo de questionamento. Eu acho que há mais não-crentes – ateus, agnósticos etc. – do que se imagina !! A maioria deles prefere ficar quieta. Há várias pesquisas que mostram que os americanos não confiam em ateus ou nunca votariam em um ateu para presidente. É provável que, por causa dessas coisas, as pessoas prefiram não anunciar seu ateísmo em sua comunidade. Mas é preciso lembrar que elas mentem em pesquisas de opinião.
Comments
Cuidado colega!!
Podemos confrontar os religiosos, mas da minha parte, não parto para a baixaria!
O mesmo, não poderei dizer dos religiosos.
Quando falo dos religiosos, não são todos!
O ateÃsmo é uma escolha pessoal, e como tal deve ser respeitada. Desrespeitar ateus ou crentes é como desrespeitar homossexuais, negros, obesos... Ou seja, é desrespeitar um próximo, um igual, o que é crime. Acho uma falta de ter o que fazer os ateus que ofendem crentes e crentes que ofendem ateus.
Eu acho que o direito de um termina quando começa o do outro - um crente que esteja insistentemente tentando convencer um ateu de que Deus existe está abrindo mão de seu próprio direito (o de ter sua religião respeitada) para que o direito do ateu tenha vez (o de não ser obrigado a ouvir conversa-mole). Todos devem respeitar a decisão um do outro, nada de ofender Deus ou de tentar convencer alguém que ele existe.
Bem, já estava mais do que na hora de dógmas religiosos serem confrontados com a razão não acha?
Muitos ateus e agnósticos estão dando a cara a tapa, para tentar abrir os olhos de pessoas obcecadas pela religião.
Se fosse no inÃcio do séc XX, essas pessoas seriam até mortas ou sofreriam represálias dos religiosos, mas atualmente podemos expor nossas opiniões e crÃticas sem medo de sermos mortos ou agredidos por pessoas intolerantes
^
||
Dr. Maui Carioca falando caca.
Respeito do mesmo modo que me respeitarem. Se nos textos da dita religião, os ateus são desrespeitados, então não tenho o menor respeito por alguém iludido e enganado por tal mitologia.
Acho que devemos ter por um religioso (de qualquer religião) exatamente o mesmo respeito que ele demonstrar por nós ateus.
Falo por mim, entendo o Christopher Hitchens, e não tenho nenhuma ressalva contra ele, pois mesmo quando ele é ácido, ele só o faz no campo das idéias, coisa que ALGUNS (não todos) os religiosos ainda não aprenderam a fazer.
Não o condeno porque quando as pessoas descobrem que sou atéia normalmente o que elas dizem é: "nossa, ela é tão boazinha que nem parece atéia" ou "você pode até não acreditar em deus, mas deus acredita em você" e isso me irrita profundamente. Para essa última afirmação (a de que deus acredita em mim) minha resposta foi: vou me lembrar disso no dia em que eu resolver me candidatar a algum cargo polÃtico. E isso porque eu estava de bom humor e a pessoa que falou isso é minha amiga. Quando eu fico ácida, essa acidez vem da irritação que essa e outras frases preconceituosas causam em mim (afinal não sou de ferro e nem perfeita). Como condenar algo que eu sou capaz de fazer?!
Saudações ateÃstas.
Resposta: O mesmo respeito que os religios têm para com ele.
O mesmo respeito que as religiões têm com os ateus.
Todas religiões devem ser respeitadas por que do outro lado há uma pessoa com costumes, culturas e percepões diferentes. Muitas vezes um ateu não é levado a sério pelas piadinhas que fazem com crença ( absurda ou não ), sem a devida contribuição para a informação da pessoa. Penso que se não querem outras fontes de consulta que continuem com a crença. A coisa só incomoda mesmo quando há o fanatismo..
Quanto respeito um ateu deve ter por uma religião?
Total!
E quanto respeito um religioso deve ter por um ateu?
Não creio que alguns religiosos devam sair por aà falando que todo ateu é imoral...
Abs.
Oi,
O respeito deve ser mútuo!!
Mais eu observo que é muito complicado argumentar com certos religiosos e não estou falando de fanáticos, pois esses eu nem considero!!
Eu falo é daqueles que levam tudo a ferro e fogo que o simples fato de você dizer: "eu não acredito em Deus" já é considerado uma ofensa, não deixando nem uma chance de uma simples conversa!!Existe ateus que também se comportam dessa maneira, mesmo não sendo fanáticos!!!
Como eu já disse tudo é uma questão de respeito, tolerância e paciência para escutar aquilo que é diferente do que pensamos e acreditamos!!
Conheço ateus e religiosos excelentes para um bom debate, onde o respeito e a tolerância nunca seriam esquecidos!!
Um Beijo!!
L&D