Como consigo uma fermentação natural para massa de pizza?
Não gosto de usar fermentos quimicos e os biológicos vencem rápido demais...tb sei q na Itália, usam outro tipo de fermenteo, como cerveja por exemplo, mas não consegui nenhuma ficar boa...
Alguem sabe me dizer?
Comments
Minha mãe era filha de italianos imigrantes e ela me contava que era tudo feito em casa. Não existia padaria. Então minha avó fazia pão para uma semana. A massa era feita em gamelas (aquelas bacias de madeira feitas à mão) e ela sempre tirava um pedaço da massa crua e guardava dentro da gamela que era guardada em sacos de farinha com a boca bem amarrada. Na semana seguinte este pedaço de massa crua era usado como o fermento.
Ol@!! Essa é a que eu mais uso, pratica e facil de fazer e é a minha preferida! Recomendo!!
Massa de pizza sem fermento
1 (sopa) rasa de manteiga, 1 (sopa) rasa de açúcar, 1 (sopa) rasa de sal, 1 quilo de farinha de trigo, 1 gotinha de azeite, 500 ml de água
Misturar tudo e bater bem a massa com a mão até não ficar grudenta. Dá para 8 ou 9 porções. Fininha e crocante. Ideal para ser usada em forno à lenha. O interessante é que não precisa de fermento e não precisa descansar nem 1 minuto.
Espero ter colaborado!! Grande @braço!!
Achei ness site:http://padariamaracy.wordpress.com/2007/10/01/veja...
Veja como preparar o fermento natural em casa
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq160820...
Coloque 4 ou 5 figos secos (*) e um copo e meio de água filtrada em um recipiente com tampa (de plástico ou de vidro)
Deixe o recipiente fechado e guarde-o longe da luz, em um lugar com temperatura ambiente (mais ou menos 25º C), até a mistura espumar como se fosse um Guaraná (este processo pode levar de três a quatro dias)
Coe a mistura e jogue fora os figos secos fermentados. Adicione ao líquido um copo de farinha de trigo. Misture bem com uma colher e deixe fermentar até duplicar de volume (pode demorar de um a três dias)
A mistura deve ficar espessa como uma massa de bolo. Se ficar líquida, coloque mais farinha -é o glúten da farinha que servirá de alimento para os microorganismos obtidos do figo. O fermento estará pronto quando a mistura espumar bastante e triplicar de volume (o processo de fermentação, do início ao fim, pode levar até uma semana)