ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS. POR QUE, NÃO?

A discussão da hora é a viabilidade, ou ñ, de se estabelecer o ensino religioso nas escolas da rede pública.

É público e notório a diversidade de credos hoje existente no Brasil, O MAIOR PAÍS CATÓLICO DO MUNDO, segundo os experts de plantão.

Pois bem; se a idéia é implantar nas escolas da rede pública uma transferência dessa oficiosidade, o barco já nasceu furado. Creio nem ser necessário explicar o por quê. Basta contrapor um católico praticante a um evangélico pentecostal p/ se ter uma idéia.

Mas deixo aqui uma proposta, caso se queira levar adiante esse projeto, q ñ deixa de ser instigante.

1-Implementa-se um CENSO em cada escola da rede pública, visando identificar todas as religiões ali representadas.

2-Contratam-se Líderes de cada religião ali representada.

3-Separam-se as salas de aula conforme a religião a ser "ensinada".

Pronto. Está resolvida a questão.

Como? Se vai ter verba p/ isso? Se vai ter salas de aula c/ 50 alunos e outras c/ 1 ou 2? Se esses Lideres religiosos serão contratados como funcionários públicos?

Bom; meu amigo, minha amiga; essas questoões deverão ser respondidas pelos "Excelentíssimos Srs.", autores da proposta.

Excelente tarde a tds.

Comments

  • A própria LDB explica que o Ensino Religioso é facultativo, ou seja, a matéria não é obrigatória ao aluno que não quiser assistir às aulas de Ensino Religioso.

    Previsto na Constituição e na LDB, o Ensino Religioso deve ser facultativo, embora integrado ao horário normal das escolas públicas. . A freqüência dos alunos é facultativa.

    Ou seja, o aluno que se sentir ofendido ou discriminado por pertencer a uma outra religião pode se abster das aulas e sua frequência e rendimento escolar não serão prejudicados, pois a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) o apóia, justamente para evitar constrangimentos.

    O problema é que poucos sabem dessa lei e por isso há tantas divergências. Mas já conversei com professoras de Ensino Religioso e pelo que elas me contaram, nas suas aulas elas não abordam religões, no máximo abordam quais são as religiões existentes no mundo, sem manifestar as suas opções religiosas.

    Os temas de Ensino Religioso, conforme elas me contaram, são temas éticos, morais e principalmente sobre o comportamento dos adolescentes, abordando temas como Família, desigualdade social, preconceito, respeito ao próximo e prevenção das drogas.

    Ou seja, elas utilizam o bom senso, pois temas éticos e morais são vistos em quase todas as manifestações religiosas.

  • HOJE EM DIA É MUITO DIFICIL

    cada um segue uma religião

    hoje nas escolas tem aula de etica - modo de ser, caráter - costumes, de onde se derivou a palavra moral.

    sem entrar direto em religião, para que todos tenham direitos iguais.

    Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

    bjos♥

  • E por que SIM???

    Há,na sua opinião,alguma necessidade de haver a materia Ensino Religioso (este eh o nome e não adianta disfarçar!)nas escolas???

    Eu acho que a religião não pode ser oferecida,nem conduzida a ninguem...e sim as pessoas devem buscar a qual religião são melhores adeptos!ou qual lhes convem,e se convem!

    comente,t+

  • Lúcio Tj

    Não.

    Só se o professor, for o bispo macedo.Aí sim vale a pena, ele vai fazer as escolas ficarem muito ricas.

  • Creio que educação religiosa se tem em casa e na igreja. O ambiente religioso nas escolas, na minha opinião, deveria ser estimulado. Mas na forma de capelania, como se faz em presídios, hospitais e no exército. Assim, um padre, pastor, medium ou outro tipo de ministro, que trabalhe voluntariamente, poderia aconselhar aos alunos que os procurassem. Todos poderiam exercer sua religião livremente e nenhuma seria imposta. Isso poderia ser feito por pessoas que já trabalham com capelania. E poderia melhorar a instrução moral em escolas que têm problemas com drogas e violência.

  • Lúcio =

    Pela minha experiência no passado, quando as religiões tinham mais poder dentro do estado e aulas das mesmas, isso mostrou que não é o caminha correto. Todas as religiões ainda tem muito poder, eles JAMAIS devem participar de NADA , salvo em seus próprios celeiros.

    O que deveríamos realmente ser ensinado nas escolas é, legislação de transito como deve se comportar um motorista , como deve-se comportar diante de uma urgência sem adicionar mais traumas, isso já é ensinado nos países de primeiro mundo, desde as mais tenra idade, apartir da 3 grau escolar até a 8º grau ,.é após os jovens poderiam possuir suas carteiras de habilitação sem sermos ASSALTADOS pelos diversos seguimento de governos estadual e municipal.

    Boa Sorte tks®

  • Não deve ter ensino religioso nas escolas públicas, pois o ensino deve

    ser laico, sem a interferencia da religião e muito menos das igrejas.

  • Acho que quem deseja aprender uma religião que vá a igreja.

    Tem catequese, crisma, tem culto dominical, etc...

    Sinteticamente é isto.

  • O direcionamento religioso cabe exclusivamente à família.

    Está na lei que a escola deve ser LAICA, isto é, não ter direcionamento religioso.

    O que poderia haver na escola seria mostrar ao aluno as diversas religiões e suas manifestações culturais,sem contudo direcionar ou sugerir que uma seja melhor do que outra.

    Seria bem difícil selecionar professores que fossem capazes de passar esse conhecimento sem deixar que sua própria religião ou crença pessoal o levasse a induzir o dircurso a favor dessa ou daquela religião.

    Esse assunto é bem complicado, pois envolve a subjetividade do professor.

    Abs

    Raquel

  • Sou a favor de ensino religioso na escola mas os educadores vão se confrontar com problemas sérios tais como a diversidade dos cultos e as filosofias dos mesmos. Assim, talvez a melhor possibilidade de se ensinar qualquer filosofia que envolva crença em escolas deve ser um ensino ecumênino, sem distinção de cultos mas que ensine verdades fundamentais para se viver em sociedade sem preconceito religioso. Ensinar os 10 mandamentos, por exemplo, é válido ou preparar o aluno para a aceitação de todos como irmãos.

Sign In or Register to comment.