Por que os aviões são feitos de aluminio e não de cobre?

sabendo que a densidade do aluminio é de 2,7g/cm³

e do cobre de 8,9g/cm³

Comments

  • porque se fosse de cobre todo mundo ia mooreeeeerrrerrrrr

    os aviões trafegam por nuvens carregadas de eletricidade, e o cobre é um bom condutor,e além do mas o cobre é mais pesado

  • Como você mesmo mostrou o alumínio é mais leve que o cobre (Tem uma densidade menor), é mais barato, mais abundante e mais fácil de se trabalhar .....

  • mas leve e mais barato.

  • Por vários motivos, alguns já citados, outros não:

    Peso: o mais óbvio dos motivos;

    Custo: esses materiais são vendidos por peso, embora o preço do alumínio por peso seja maior que o do cobre, o cobre pesa mais, saindo mais caro para uma mesma quantidade de alumínio (em metros, não em peso).

    Propriedades mecânicas: o cobre é mais mole que o alumínio. Até tem ligas de cobres mais rígidas, mas também mais caras ainda.

    Condutividade elétrica: conduz eletricidade como ninguém, e isso pode gerar faíscas e incendiar o combustível do avião.

    Condutividade térmica: o cobre conduz muito pouco o calor, ou seja, ele concentra e esquenta muito fácil com o atrito. Com altas velocidades, o atrito com o ar faria o cobre se fundir, amolecendo mais ainda e, o resto você já imagina.

    Poderia citar mais um monte, mas acho que esses já são suficientes.

  • logicamente que a idéia dos montadores de avião é fazer com que ele seja o mais leve possível para que possa levantar vôo sem problemas. Deste modo, a diferença de densidade vai fazer com que a escolha pelo alumínio seja a melhor a ser feita!

  • Só pela densidade você vê que o cobre pesa mais de 3 vezes que o alumínio, sem falar da condutibilidade, ductibilidade, ponto de fusão e viscosidade do cobre que são maiores, e principalmente custo da matéria prima.

    Falando em propriedades físicas. Pegue um tubo de alumínio de 1/4" e um tubo de cobre de mesmo diâmetro.

    Tente dobrar os dois. Viu o resultado ? Fizestes força no de alumínio e quase que não o dobras, enquanto o de cobre foi molinho, molinho.

    agora imagine um 737 com uma baita turbina pendurada na asa desenvolvendo um torque altíssimo e toda esta força aplicada na intersecção da asa com o charuto do avião.

    As asas, ou somente os motores iriam e o avião ficaria no chão.

  • pelo peso eu creio....

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