alguem me ajudaria nessa questao?
Na Antigüidade, Arquimedes conseguiu decifrar, por meios físicos, a composição da coroa do rei de Siracusa. Semelhante determinação, por método químico, somente aconteceu na Era Moderna, quando a arte da alquimia foi transformada em ciência exata. Um químico, cujo nome não ficou na história, supondo a existência de cobre (**) numa moeda dita de prata (Ag), procedeu do seguinte modo:
Primeiramente, tomou a moeda de 10g e tratou-a com ácido nítrico (HNO3) diluído, até completa transformação de acordo com as equações abaixo (não balanceadas):
I) **(s) + HNO3(aq) → **(NO3)2(aq)+ NO(g)+ H2O(l)
II) Ag(s) + HNO3(aq) →AgNO3(aq) + NO(g) + H2O(l)
Em seguida, adicionou excesso de cloreto de sódio na solução dos produtos obtidos. Formou-se, então, um precipitado de cloreto de prata, que, depois de filtrado, lavado e secado, pesou também 10g.
a) Faça o balanceamento da equação de reação do ácido nítrico (HNO3) com a prata.
b) Elabore a equação da reação do cloreto de sódio com o nitrato de prata, em solução aquosa, produzindo um precipitado de cloreto de prata.
c) Observando que a moeda de prata tinha a massa de 10g e que toda a sua prata foi transformada em 10g de cloreto de prata (AgCl). Responda:
A moeda é constituída apenas por átomos de prata?
DADOS: Massas Molares (g/mol)
Ag = 108
AgCl = 143,5
eu consegui fazer em parte mas não sei se está correta
Comments
a) 3 Ag(s) + 4 HNO3(aq) → 3 AgNO3(aq) + 1 NO(g) + 2 H2O(l)
b) AgNO3(aq) + NaCl(aq) → NaNO3(aq) + AgCl(s)
c) Por regra de três:
143,5g ----- 108g
10,0g ------- x
x = 7,526 g de Ag
A moeda é constituida por 75,26% em massa de prata.