O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sócio-cultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.
A obra de João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever os "Institutos da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536).
Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma colecção massiva de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.
Calvino apoiou-se a frase de São Paulo: "pela fé sereis salvos", esta frase de epístola de São Paulo aos Romanos foi interpretada por Martinho Lutero ou simplesmente Lutero como pela fé sereis salvos. As duas frases, possuem a mesma coisa, ou seja, não muda o sentido.
Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia".
O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã.
O Calvinismo é também o resultado de uma evolução independente das idéias protestantes no espaço europeu de língua francesa, surgindo sob a influência do exemplo que na Alemanha a figura de Martinho Lutero tinha exercido.
A expressão "Calvinismo" foi aparentemente usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo.
O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana.
Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540.
Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio.
Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direcção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.
Uma vez que tem múltiplos fundadores, o nome "Calvinismo" induz ligeiramente ao equívoco, ao pressupor que todas as doutrinas das igrejas calvinistas se revejam nos escritos de João Calvino.
O nome aplica-se geralmente às doutrinas protestantes, que não são luteranas, e que têm uma base comum nos conceitos calvinistas, sendo normalmente ligadas a igrejas nacionais de países protestantes, conhecidas como igrejas reformadas, ou a movimentos minoritários de reforma protestante.
Nos Países Baixos, os calvinistas estabeleceram a Igreja Reformada Neerlandesa. Na Escócia, através da zelosa liderança do ex-sacerdote católico John Knox, a Igreja Presbiteriana da Escócia foi estabelecida segundo os princípios calvinistas. Na Inglaterra, o calvinismo também desempenhou um papel na Reforma, e, de lá, seguiu com os puritanos para a América do Norte. Na França, os calvinistas, chamados de Huguenotes, foram perseguidos, combatidos e muitas vezes obrigados ao exílio. Em Portugal, na Espanha ou na Itália, estas doutrinas tiveram pouca divulgação e foram ativamente combatidas pelas forças da Contra-Reforma, com a ação dos Jesuítas e da Inquisição.
O sistema teológico e as práticas da igreja, da família ou na vida política, todas elas algo ambiguamente chamadas de "Calvinismo", são o resultado de uma consciência religiosa fundamental centrada na "soberania de Deus".
O Calvinismo pressupõe que o poder de Deus tem um alcance total de atividade e resulta da convicção de que Deus trabalha em todos os domínios da existência, incluindo o espiritual, físico, intelectual, quer seja secular ou sagrado, público ou privado, no céu ou na terra. De acordo com este ponto de vista, qualquer ocorrência é o resultado do plano de Deus, que é o criador, preservador, e governador de todas as coisas, sem excepção, e que é a causa última de tudo. As atividades seculares não são colocadas abaixo da prática religiosa. Pelo contrário, Deus está tão presente no trabalho de cavar a terra como na prática de ir ao culto. Para o cristão calvinista, toda a sua vida é um culto a Deus.
De acordo com o princípio da Predestinação, por causa de seus pecados,o homem perdeu as regalias que possuía e distanciou-se de Deus. O homem é considerado "morto" para as coisas de Deus e é dominado por uma indisposição para servir a Deus.
Só havia, então, uma maneira de resolver esse problema: o próprio Deus reatando os laços. Deus então, segundo a doutrina da predestinação, escolheu alguns dos seres humanos caídos para salvar da pecaminosidade e restaurar para a comunhão com ele. Deus teria tomado esta
Bom, A Reforma Protestante foi iniciada por Lutero, mais tarde Calvino entra na história. Haviam diferentes entre os dois reformadores com relação a alguns pontos de vista. Sobre a Santa Ceia Lutero acreditava na Consubstanciação (Jesus presente nos elementos da Ceia), Já A Igreja Católica acredita na Transubstanciação onde a óstia se transforma "literalmente" no corpo de Cristo, Já Calvino acreditava na Presença Espiritual de Jesus na Ceia.
Outra diferença entre Lutero e Calvino e creio que determinante para não se unir a Lutero de forma direta é a visão que ambos tinham em relação a igreja Católica, Lutero queria mudança da igreja católica, tanto que ele não saiu da igreja até que fosse excomungado, já Calvino acreditava que a Igreja Católica estava tão corrompida que não teria como permanecer nela e outra igreja deveria surgir.
A Reforma do 16 º século XIX, foi um movimento dentro cristandade ocidental para purgar a igreja medieval de abusos e para restaurar as doutrinas e práticas que os reformadores acreditavam conformado com a Bíblia e do Novo Testamento modelo da Igreja. Isto levou a uma quebra entre a Igreja Católica Romana e os reformistas cujas crenças e práticas veio a ser chamado protestantismo.
Causas
Os fatores causais envolvidos na reforma previdenciária foram complexas e interdependentes. Precursores da Reforma bom incluídos os movimentos fundada por John Wycliffe (a Lollards) e João Huss (a Hussites), durante os dias 14 e 15 séculos. Estes grupos reforma, no entanto, foram localizados (na Inglaterra e Bohemia), e foram amplamente reprimidas. Mudanças no clima político e intelectual estiveram entre os fatores que fizeram o movimento de reforma do 16 º século muito mais formidável.
O que renascentistas culturais ocorridas no decurso do século e meio era necessária uma preliminar, uma vez que levantou o nível de educação, reemphasized os antigos clássicos, contribuiu para a reflexão e aprendizagem, e ofereceu Humanismo e retórica como uma alternativa à Escolástica. Especialmente através da sua ênfase nas línguas bíblicas e fechar a atenção para os textos literários, a Renascença tornou possível a exegese bíblica que levou a Martin Luther reinterpretação da doutrina. Além disso, como humanistas cristãs eclesiásticas Desiderius Erasmus criticou abusos e promoveu o estudo da Bíblia e de ambos os pais da igreja. A invenção da imprensa por Johann Gutenberg desde um poderoso instrumento para a disseminação da aprendizagem e da Reforma idéias.
CONSIDERAM
Religiosos
Informações
Fonte
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Graves mazelas que estavam espalhando através da igreja era já evidente na quarta Conselho Latrão, em 1215, durante a qual o Papa Inocêncio III apelou para a reforma. O papado em si foi enfraquecida por sua jogada de Roma a Avignon (1309-77), até o Grande Cisma do papado, que durou quatro décadas depois, e pela doutrina de que a autoridade suprema na igreja pertenciam aos conselhos gerais (Conciliarism). O Renascimento papas eram notoriamente mundanos. Abusos como a simonia, o nepotismo, e excessos financeiros aumentados. A igreja foi crivada de venalidade ea imoralidade. A venda das indulgências era uma prática particularmente infeliz porque se imiscuiu verdade espiritual mediante o arrependimento ea melhoria de vida. Ao mesmo tempo, uma verdadeira explosão de religiosidade popular manifestou-se e aumentou a disparidade entre as expectativas da população e da igreja tem capacidade para satisfazer necessidades espirituais. Alguns voltaram-se para introspectivas misticismo e religião, mas a grande massa de pessoas que estavam inquietos e insatisfeitos.
Uma importante mudança política ocorrida durante a Idade Média, bem mais tarde. O Sacro Império Romano, que havia perdido coesão em parte como resultado de sua luta com o papado no Investidura Controvérsia, foi enfraquecida pelo crescimento de praticamente independente e livre territorial princedoms cidades imperiais. Externamente o império foi enfraquecida pela evolução gradual dos estados-nação da Europa ocidental moderna. As monarquias, em França, Inglaterra, e, mais tarde, em Espanha foram desenvolvendo dinástico força e de união que permitiu que grande parte deles para controlar a igreja dentro de suas fronteiras.
Economicamente, o aumento do comércio e à transição para uma economia endinheirado teve o efeito de criar uma classe média forte em uma sociedade mais urbana. A igreja reuniu dificuldades financeiras durante esse tempo porque ele tinha se envolvido na economia senhorial, possuído desembarcou riqueza, e teve dificuldades para a sua extensa reunião administrativa, diplomática, judiciária e obrigações.
Desenvolvimento
Lutero
A Reforma começou na Alemanha em Oct. 31, 1517, quando Martinho Lutero, um professor universitário agostiniano em Wittenberg, 95 teses afixadas convidando debate sobre a legitimidade da venda das indulgências. Vistos O papado isso como um gesto de revolta e de ter procedido medidas contra Lutero como um herege. O alemão humanistas Lutero apoiou a causa durante os primeiros anos. O reformador da famosa três tratados de 1520, uma carta aberta à Nobreza Cristã da Nação Alemã No que diz respeito à Reforma do Christian Estate, O Cativeiro babilônico da Igreja, e sobre a liberdade de um cristão, ele também ganhou poderoso apoio popular. Ele foi excommunicated em 1521, mas em abril desse ano, o Dieta em Worms ele ergueu-se perante Sacro Imperador Romano-Germânico Charles V e os príncipes alemães e se recusou a renegar a não ser enganado por provada a Bíblia ou por motivo claro. Ele acreditava que a salvação é um presente gratuito às pessoas através do perdão dos pecados por si só a graça de Deus e por elas recebidos por meio da fé em Cristo.
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foi realizada por joao calvino
O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sócio-cultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.
A obra de João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever os "Institutos da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536).
Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma colecção massiva de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.
Calvino apoiou-se a frase de São Paulo: "pela fé sereis salvos", esta frase de epístola de São Paulo aos Romanos foi interpretada por Martinho Lutero ou simplesmente Lutero como pela fé sereis salvos. As duas frases, possuem a mesma coisa, ou seja, não muda o sentido.
Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia".
O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã.
O Calvinismo é também o resultado de uma evolução independente das idéias protestantes no espaço europeu de língua francesa, surgindo sob a influência do exemplo que na Alemanha a figura de Martinho Lutero tinha exercido.
A expressão "Calvinismo" foi aparentemente usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo.
O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana.
Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540.
Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio.
Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direcção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.
Uma vez que tem múltiplos fundadores, o nome "Calvinismo" induz ligeiramente ao equívoco, ao pressupor que todas as doutrinas das igrejas calvinistas se revejam nos escritos de João Calvino.
O nome aplica-se geralmente às doutrinas protestantes, que não são luteranas, e que têm uma base comum nos conceitos calvinistas, sendo normalmente ligadas a igrejas nacionais de países protestantes, conhecidas como igrejas reformadas, ou a movimentos minoritários de reforma protestante.
Nos Países Baixos, os calvinistas estabeleceram a Igreja Reformada Neerlandesa. Na Escócia, através da zelosa liderança do ex-sacerdote católico John Knox, a Igreja Presbiteriana da Escócia foi estabelecida segundo os princípios calvinistas. Na Inglaterra, o calvinismo também desempenhou um papel na Reforma, e, de lá, seguiu com os puritanos para a América do Norte. Na França, os calvinistas, chamados de Huguenotes, foram perseguidos, combatidos e muitas vezes obrigados ao exílio. Em Portugal, na Espanha ou na Itália, estas doutrinas tiveram pouca divulgação e foram ativamente combatidas pelas forças da Contra-Reforma, com a ação dos Jesuítas e da Inquisição.
O sistema teológico e as práticas da igreja, da família ou na vida política, todas elas algo ambiguamente chamadas de "Calvinismo", são o resultado de uma consciência religiosa fundamental centrada na "soberania de Deus".
O Calvinismo pressupõe que o poder de Deus tem um alcance total de atividade e resulta da convicção de que Deus trabalha em todos os domínios da existência, incluindo o espiritual, físico, intelectual, quer seja secular ou sagrado, público ou privado, no céu ou na terra. De acordo com este ponto de vista, qualquer ocorrência é o resultado do plano de Deus, que é o criador, preservador, e governador de todas as coisas, sem excepção, e que é a causa última de tudo. As atividades seculares não são colocadas abaixo da prática religiosa. Pelo contrário, Deus está tão presente no trabalho de cavar a terra como na prática de ir ao culto. Para o cristão calvinista, toda a sua vida é um culto a Deus.
De acordo com o princípio da Predestinação, por causa de seus pecados,o homem perdeu as regalias que possuía e distanciou-se de Deus. O homem é considerado "morto" para as coisas de Deus e é dominado por uma indisposição para servir a Deus.
Só havia, então, uma maneira de resolver esse problema: o próprio Deus reatando os laços. Deus então, segundo a doutrina da predestinação, escolheu alguns dos seres humanos caídos para salvar da pecaminosidade e restaurar para a comunhão com ele. Deus teria tomado esta
Bom, A Reforma Protestante foi iniciada por Lutero, mais tarde Calvino entra na história. Haviam diferentes entre os dois reformadores com relação a alguns pontos de vista. Sobre a Santa Ceia Lutero acreditava na Consubstanciação (Jesus presente nos elementos da Ceia), Já A Igreja Católica acredita na Transubstanciação onde a óstia se transforma "literalmente" no corpo de Cristo, Já Calvino acreditava na Presença Espiritual de Jesus na Ceia.
Outra diferença entre Lutero e Calvino e creio que determinante para não se unir a Lutero de forma direta é a visão que ambos tinham em relação a igreja Católica, Lutero queria mudança da igreja católica, tanto que ele não saiu da igreja até que fosse excomungado, já Calvino acreditava que a Igreja Católica estava tão corrompida que não teria como permanecer nela e outra igreja deveria surgir.
Espero ter Ajudado
Forte Abraço e Bons estudos
A reforma Calvinista foi realizada pro Jhon Calvino e seu motivo era dar razão ao comodismo.
Foi realizada por João Cavino e o motivo dessa revolta era dar razão ao Comodismo...
Informações Gerais
A Reforma do 16 º século XIX, foi um movimento dentro cristandade ocidental para purgar a igreja medieval de abusos e para restaurar as doutrinas e práticas que os reformadores acreditavam conformado com a Bíblia e do Novo Testamento modelo da Igreja. Isto levou a uma quebra entre a Igreja Católica Romana e os reformistas cujas crenças e práticas veio a ser chamado protestantismo.
Causas
Os fatores causais envolvidos na reforma previdenciária foram complexas e interdependentes. Precursores da Reforma bom incluídos os movimentos fundada por John Wycliffe (a Lollards) e João Huss (a Hussites), durante os dias 14 e 15 séculos. Estes grupos reforma, no entanto, foram localizados (na Inglaterra e Bohemia), e foram amplamente reprimidas. Mudanças no clima político e intelectual estiveram entre os fatores que fizeram o movimento de reforma do 16 º século muito mais formidável.
O que renascentistas culturais ocorridas no decurso do século e meio era necessária uma preliminar, uma vez que levantou o nível de educação, reemphasized os antigos clássicos, contribuiu para a reflexão e aprendizagem, e ofereceu Humanismo e retórica como uma alternativa à Escolástica. Especialmente através da sua ênfase nas línguas bíblicas e fechar a atenção para os textos literários, a Renascença tornou possível a exegese bíblica que levou a Martin Luther reinterpretação da doutrina. Além disso, como humanistas cristãs eclesiásticas Desiderius Erasmus criticou abusos e promoveu o estudo da Bíblia e de ambos os pais da igreja. A invenção da imprensa por Johann Gutenberg desde um poderoso instrumento para a disseminação da aprendizagem e da Reforma idéias.
CONSIDERAM
Religiosos
Informações
Fonte
web-site
Nossa Lista de 1000 Assuntos Religiosos
E-mail
Graves mazelas que estavam espalhando através da igreja era já evidente na quarta Conselho Latrão, em 1215, durante a qual o Papa Inocêncio III apelou para a reforma. O papado em si foi enfraquecida por sua jogada de Roma a Avignon (1309-77), até o Grande Cisma do papado, que durou quatro décadas depois, e pela doutrina de que a autoridade suprema na igreja pertenciam aos conselhos gerais (Conciliarism). O Renascimento papas eram notoriamente mundanos. Abusos como a simonia, o nepotismo, e excessos financeiros aumentados. A igreja foi crivada de venalidade ea imoralidade. A venda das indulgências era uma prática particularmente infeliz porque se imiscuiu verdade espiritual mediante o arrependimento ea melhoria de vida. Ao mesmo tempo, uma verdadeira explosão de religiosidade popular manifestou-se e aumentou a disparidade entre as expectativas da população e da igreja tem capacidade para satisfazer necessidades espirituais. Alguns voltaram-se para introspectivas misticismo e religião, mas a grande massa de pessoas que estavam inquietos e insatisfeitos.
Uma importante mudança política ocorrida durante a Idade Média, bem mais tarde. O Sacro Império Romano, que havia perdido coesão em parte como resultado de sua luta com o papado no Investidura Controvérsia, foi enfraquecida pelo crescimento de praticamente independente e livre territorial princedoms cidades imperiais. Externamente o império foi enfraquecida pela evolução gradual dos estados-nação da Europa ocidental moderna. As monarquias, em França, Inglaterra, e, mais tarde, em Espanha foram desenvolvendo dinástico força e de união que permitiu que grande parte deles para controlar a igreja dentro de suas fronteiras.
Economicamente, o aumento do comércio e à transição para uma economia endinheirado teve o efeito de criar uma classe média forte em uma sociedade mais urbana. A igreja reuniu dificuldades financeiras durante esse tempo porque ele tinha se envolvido na economia senhorial, possuído desembarcou riqueza, e teve dificuldades para a sua extensa reunião administrativa, diplomática, judiciária e obrigações.
Desenvolvimento
Lutero
A Reforma começou na Alemanha em Oct. 31, 1517, quando Martinho Lutero, um professor universitário agostiniano em Wittenberg, 95 teses afixadas convidando debate sobre a legitimidade da venda das indulgências. Vistos O papado isso como um gesto de revolta e de ter procedido medidas contra Lutero como um herege. O alemão humanistas Lutero apoiou a causa durante os primeiros anos. O reformador da famosa três tratados de 1520, uma carta aberta à Nobreza Cristã da Nação Alemã No que diz respeito à Reforma do Christian Estate, O Cativeiro babilônico da Igreja, e sobre a liberdade de um cristão, ele também ganhou poderoso apoio popular. Ele foi excommunicated em 1521, mas em abril desse ano, o Dieta em Worms ele ergueu-se perante Sacro Imperador Romano-Germânico Charles V e os príncipes alemães e se recusou a renegar a não ser enganado por provada a Bíblia ou por motivo claro. Ele acreditava que a salvação é um presente gratuito às pessoas através do perdão dos pecados por si só a graça de Deus e por elas recebidos por meio da fé em Cristo.
Lutero f