Ganhei um carro devo declarar imposto de renda ?

O que me acontece é o seguinte, ganhei um carro no valor de 17 mil reais da minha mãe, este carro foi comprado a vista e está em meu nome. Como nao trabalho e quando trabalhava nao tinha registro, eu devo declar o imposto de renda ou nao ?

Comments

• Vc só deve declarar se teve: -renda tributável acima de R$ 23.499,15, -ou rendimentos isentos+ rendimentos sujeitos a tributação exclusiva(rendimentos de aplicações financeiras etc) acima de R$40mil., ou: - Vendeu ações na bolsa, ou: -Tem patrimônio acima de R$300mil.

Se você estava obrigado a declarar, então o carro recebido em doação deve ser declarado em "bens e direitos", pelo valor de aquisição, e o valor da doação (17mil) deve ser informado no campo 10(Transferências Patrim, Doações...) da aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Sua mãe deve dar baixa no bem(zerar o campo valor em 31/12/11) e informar que doou o bem para vc, informando seu CPF. Ela deve informar em pagamentos e doações efetuadas o valor da doação no código 81 - "Doações em bens e direitos", e informar o nome e CPF do donatário.

Se só a sua mãe está obrigada a declarar, então só ela deve dar baixa no bem e informar em pagamentos e doações.

• Quem tem que declarar é sua mãe.

• Pelo valor do bem não é obrigado a declarar.

Se sua mãe for declarar ela declara uma doação a vc do valor do carro e só.

bjs

Sign In or Register to comment.