O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve inÃcio em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia.
O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.
Comments
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3...
Acho que aí tem as respostas para suas perguntas...
Não colei nada de site nenhum hein
O acidente radioativo de Goiania aconteceu quando catadores de papel acharam uma máquina de radioterapia e resolveram abrÃ-la. Dentro dela havia uma cápsula com um lÃquido azul brilhante chamado césio 137. Eles acharam bonito, levaram pra casa e terminaram de contaminar as suas famÃlias, a vizinhança, e todo mundo que entrou em contato com o lÃquido da cápsula. Deu no que deu, se tornou O MAIOR ACIDENTE RADIOATIVO DO BRASIL. Pra ''limpar'' o lixo atômico, tiveram que acomodá-lo em contâiners de chumbo, se eu não me engano, e enterrados bem fundo. Vai ficar assim pelo menos 180 anos, até o perigo desaparecer.
O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve inÃcio em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goiânia.
O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas.