Qual é a LEI que obriga as empresas a pagar o 13 salário para contadores?
Nunca vi uma empresa cobrar isso. Não me lembro de nada legal nesse calibre...
Contadores não são meus funcionários... e pelo que eu sei, somente funcionários CLT tem direito a 13 salário.
Mas... quero saber se existe ou não essa lei.... Se existir, eu pago sem questionar, se não existir, vou colocar meu contador na justiça!
Comments
Não existe lei nenhuma que te obrigue a isso.
Mas veja o contrato que foi assinado entre você e o contador, se não tem nada dizendo que ele tem que receber 13º salário, então não pague!
Eu sou contadora e acho isso um grande absurdo mesmo!
Alguns contadores dão a "desculpa" que cobram 13º porque não cobram as declarações durante o ano, MAS NÃO TEM QUE COBRAR MESMO! Afinal, recebem o honorário mensal pra que? sò para escriturar os livros? NÃO! Tem que fazer todo o trabalho de contador, inclusive declarações acessórias, como DIRF, DECLAN, IRPJ, IRPF, etc. etc.
Não paga não!
Em 11 de dezembro de 2003 foi aprovada a Resolução CFC nº 897/03 e em função da mesma em dezembro de 2003 foi publicado a 1ª Edição do Livro de Contrato de Prestação de Serviços de Contabilidade. Neste livro foram incluídos, além da Resolução, diversos modelos de contrato, inclusive o modelo previsto pela FENACON.
De acordo com a regulamentação existente o direito de cobrar do cliente a parcela adicional no mês de dezembro está diretamente vinculado ao acréscimo de serviços e encargos próprios do período final do exercício, tais como o encerramento das demonstrações contábeis anuais, Declaração de Rendimentos de Pessoa Jurídica, D.F.C., elaboração de informes de rendimento, RAIS, Folha de Pagamento do 13º (décimo terceiro) Salário, DIRF entre outros.
Asim, entendemos s.m.j. que se não foram realizados tais serviços inexiste necessidade para cobrança de tal acréscimo.