Simplismente eu nao estou em universidade mas sei como é , intao se o prof nao deu um assunto , intao pegue algo que voce goste , por exemplo historia eu adoro historia , dai simplismente eu iria fazer um trabalho em slides , depois com cartaz , e depois a parte oral tambem tudo junto , uma coisa bem elaborada e legal , e se tiver com duvida no que voce gosta pegue algo que voce queira se formar por exemplo medicina dai voce mostra videos e talz , mas calma nos videos em , tem gente que pode ter estomago fraco , hehe
1) Justificativa: fatores que determinaram a escolha do tema, argumentos relativos à importância da pesquisa ou referência a uma possÃvel contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada.
2) Definição e delimitação do problema: Deve-se deixar claro o problema que se pretende responder com a pesquisa.
3) Revisão de literatura: contextualização teórica do problema e seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito.
4) Objetivos e/ou hipóteses: apresentação dos objetivos da pesquisa em termos claros e precisos.
Metodologia: Nesta parte, descrevem-se os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa. Sua organização requer a apresentação de informações acerca de alguns aspectos, tais como:
4) Análise de dados: envolve a descrição dos procedimentos a serem adotados tanto para a análise quantitativa, quanto qualitativa.
Cronograma de execução: nesta parte, indica-se o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma das etapas da pesquisa.
Suprimentos e equipamentos: nesta parte, indicam-se os suprimentos e equipamentos necessários para a realização da pesquisa (impressos, equipamentos, insumos, etc.)
Custo do projeto: o projeto deve apresentar uma estimativa dos custos da pesquisa (gastos com pessoal, com material, etc.)
Anexos e/ou apêndices: documentos elaborados pelo autor que podem ser consultados para melhor compreensão do projeto.
Comments
Simplismente eu nao estou em universidade mas sei como é , intao se o prof nao deu um assunto , intao pegue algo que voce goste , por exemplo historia eu adoro historia , dai simplismente eu iria fazer um trabalho em slides , depois com cartaz , e depois a parte oral tambem tudo junto , uma coisa bem elaborada e legal , e se tiver com duvida no que voce gosta pegue algo que voce queira se formar por exemplo medicina dai voce mostra videos e talz , mas calma nos videos em , tem gente que pode ter estomago fraco , hehe
Toda universidade que possui cursos de pós graduação na modalidade de mestrado ou doutorado possui um grupo de professores doutores que desenvolvem pesquisas. Isso é necessário porque as pesquisas geram artigos cientÃficos que após publicados geram pontos para os programas de pós-graduação. Estas pesquisas são financiadas geralmente pelo governo(capes e cnpq) e para tanto, precisam de um projeto.
Geralmente estes professores montam grupos de pesquisa, que conta com a participação de outros doutores, doutorandos, mestrandos e até graduandos e se reunem 1 vez por semana para discutir, analisar dados da pesquisa.
abraço
Como o próprio nome já diz é um tipo de pesquisa em que vc precisa primeiro definir o tema e propor uma hipótese ou problema daà com a pesquisa vc pode confirmar ou não aquela sua hipótese. No decorrer da pesquisa vc tem que ler muitos livros sobre aquele tema e talvez fazer entrevistas, visitas a locais. Ao final da pesquisa vc escreve um artigo contando sobre tudo o que pesquisou, a metodologia usada e a conclusão a que vc chegou. Existem livros especÃficos só sobre como fazer um projeto de pesquisas e outros tipos de trabalhos acadêmicos. Sugiro que vá a uma biblioteca e procure um ou na internet mesmo para maiores informações. Espero ter ajudado um pouco! Boa sorte!
Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa são elaborados com a finalidade de serem lidos por professores pesquisadores incumbidos de analisar suas qualidade e limitações. Por isso, é preciso observar alguns itens como: impessoalidade, ou seja deve ser redigido na terceira pessoa; objetividade, a argumentação deve apoiar-se em dados e provas e não em opiniões pessoais; clareza, as idéias devem utilizar vocabulário adequado, sem expressões de duplo sentido; além de precisão, coerência, concisão e simplicidade.
O roteiro apresentado a seguir deverá ser observado durante a elaboração do projeto de pesquisa (Gil, 2002).
Introdução: A primeira seção do projeto é constituÃda por uma introdução, que define brevemente os objetivos do trabalho, as razões de sua realização, o enfoque dado ao assunto e sua relação com outros estudos. Pode ser elaborada de forma corrente ou apresentar subseções:
1) Justificativa: fatores que determinaram a escolha do tema, argumentos relativos à importância da pesquisa ou referência a uma possÃvel contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não solucionada.
2) Definição e delimitação do problema: Deve-se deixar claro o problema que se pretende responder com a pesquisa.
3) Revisão de literatura: contextualização teórica do problema e seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito.
4) Objetivos e/ou hipóteses: apresentação dos objetivos da pesquisa em termos claros e precisos.
Metodologia: Nesta parte, descrevem-se os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa. Sua organização requer a apresentação de informações acerca de alguns aspectos, tais como:
1) Tipo de pesquisa: deve-se esclarecer se a pesquisa é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa. Convém, ainda, esclarecer acerca do delineamento a ser adotado (pesquisa experimental, levantamento, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, etc.).
2) População e amostra: envolve informações acerca do universo a ser estudado, da extensão da amostra e da maneira como será selecionada.
3) Coleta de dados: envolve a descrição das técnicas a serem utilizadas para coleta de dados. Modelos de questionários, testes ou escalas deverão ser incluÃdos, quando for o caso.
4) Análise de dados: envolve a descrição dos procedimentos a serem adotados tanto para a análise quantitativa, quanto qualitativa.
Cronograma de execução: nesta parte, indica-se o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma das etapas da pesquisa.
Suprimentos e equipamentos: nesta parte, indicam-se os suprimentos e equipamentos necessários para a realização da pesquisa (impressos, equipamentos, insumos, etc.)
Custo do projeto: o projeto deve apresentar uma estimativa dos custos da pesquisa (gastos com pessoal, com material, etc.)
Anexos e/ou apêndices: documentos elaborados pelo autor que podem ser consultados para melhor compreensão do projeto.