Porque paises católicos, são os mais pobres do mundo?

E países protestantes são mais ricos?

Livre interpretação.

Vince.

Update:

Ué! Cadê a resposta do lucas? Foi arrebatada?

Comments

  • Antes que nada. Países como os Ibéricos já foram muito ricos, e nunca foram protestantes. Dá para relativizar fácil o título da questão.

    Mas de forma muito resumida, poderiamos dizer que países católicos/monárquicos conservaram em grande parte a administração do império romano, o que significa que na era contemporânea, deram as bases para sociedades mais inclinadas a uma estado centralista e uma economia protecionista, significando assim em uma industrialização tardia.

    Mas tem muitos fatores para analizar, como por exemplo, quais parcelas da população foram parar nas colônias (no Brasil, na sua maioria, eram campesinos despreparados, sem conhecimentos sobre administração nem aprofundamentos maiores sobre política. Já nos EUA, houve uma colonização de aristocratas falidos, e por extensão, de uma percela mais ilustrada, capaz de colocar uma nação nos trilhos), assim como o processo de colonização em si (no brasil você tem os dois casos: nordeste foi colonizado através de latifúndios, enquando o sul as terras foram distribuídas em pequenas proriedades. Isso também marcou uma enorme diferença no destinos econômicos em ambas regiões).

    Enfim, resumir as diferenças a questões apenas religiosas é ser simplista, ainda que estas questões tenham lá o seu peso.

  • Pobre em sentido espiritual ou material ?

    Jesus disse " de graça recebeste , de graça dai" ( Mateus 10:8)

    Desde que você não se prejudique e nem prejudique a outrem, se você conseguir bens materiais para ter uma vida com mais conforto, que mal há ?

    Mas a Bíblia não concorda que a riqueza material é sinal da bênção de Deus . Veja 1 Tim. 6 :9-12; Lucas 4 :5-8

    Portanto, sejamos ricos em sentido espiritual...

  • De onde vieram esses dados? (estou perguntando por curiosidade mesmo, não por crítica)

    ps.: Não, eu não sou evangélico. Nem católico.

  • Na verdade você entrou num campo tumultuado. Porque em termos de qualidade de vida, os melhores países tem grande quantidade de ateus. Eu não sou religioso nem ateu, e meu filho andou me mostrando essa estatística na internet, nesta semana, encabeçados pela Suécia, Vietnan e Finlândia.

    http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html

    Abraços.

  • Porque são países de terceiro mundo economicamente falando!

    é uma questão governamental e não religiosa!

  • Boa pergunta.

    A cultura do povo é que levou ao seu adiantamento tecnológico e financeiro.

    Não foi merecimento dos protestantes por serem melhores, Deus é Pai de todos os povos. e ama Seus filhos por igual.

    Espiritos mais avançados em uns, e espiritos menos avançados em outros , isso em quantidade, não generalizando.

    Tudo que ocorre na Terra tem a mão da espiritualidade, inclusive as guerras.

    é uma forma de evolução de povos e espiritos.

    é o que imagino....

    Só vendo para crer, o BRIC Brasil/Russia/India e China é o futuro....e são religiões diferentes, o Brasil que é católico e espirita e evangelico começa a despontar...A China é budista e começa a despontar....os Estados Unidos está decaindo...A França é Católica....

  • Roma e o vaticano vivem na miseria q coisa n e ate o papa usa oure e mercedes benz

Sign In or Register to comment.