Você é livre ou é escravo de um pensamento. . .?

Vc é ou não é livre ?

Comments

  • Sou livre! Pois aceito que nenhum pensamento ou posição deverão ser eternos! Nossas opinião poderão ser importantes para nós, mas nunca devemos nos prender a elas, se alguém nos mostrar que estamos errados! Sou livre para agir e pensar, mas não sou uma ilha e nem nasci com toda a razão do mundo! Não me prendo a teorias e preconcetios! Na minha opinião esse é o primeiro passo para pormos em prática um dos principais valores para se bem-viver em sociedade: a humildade! Espero ter ajudado! abraços!

  • Eu sou livre, porém, não consigo dominar o que penso, mesmo sem querer, penso, e aí faço uma escolha, mas só depois de pensar.

  • E se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.... Somos livres, em Cristo Jesus. Graça e paz.

  • Sou livre sou livre sou livre.

    Quando Deus me adotou ele fez de mim filha.

    E disse: As coisas velhas se passaram nova criatura és.

  • O pensamento quando é positivo e eficaz, não escraviza ninguém. Pelo contrário, tem o poder de abrir novos horizontes em nossa vida e mostrar que poderemos fazer o nosso futuro, se acreditarmos em nós mesmos.

  • Existe um grande ELEFANTE no quarto, um ELEFANTE CHAMADO RELIGIÃO. Esse priva o homem de ter o pesamento livre, pois "isso" ocupa todo o espaço.

  • Infelizmente - ou felizmente, dependendo do ponto de vista - ninguém é livre, Clarabela. Todos somos prisioneiros, inclusive dos nossos pensamentos, como você colocou. A liberdade, no sentido amplo do conceito, é utópica, impossível de ser alcançada na vida em sociedade. Mas antes é mais fácil falar em termos individuais.

    Uma pessoa só poderia ser considerada totalmente livre, em termos individuais, se seu modo de pensar e agir não tivesse recebido influência nenhuma. Ou seja, o indivíduo só é livre quando pensa e age exclusivamente por si próprio. Entretanto, o que acontece é bem diferente dessa hipótese. Os nossos pensamentos e ações são influenciados pela sociedade e o meio em que vivemos. As pessoas que nos tornamos são reflexo da educação recebida dos pais, do convívio com as outras pessoas, da condição social, dos costumes da sociedade ao redor, do ambiente, e etc. Mesmo depois de alcançar certo grau de maturidade, quando o indivíduo passa a selecionar as influências que deve seguir, não pode ser considerado livre, embora isso seja o mais próximo que o ser humano possa chegar em termos de liberdade. Todas as decisões que tomamos são baseadas em alguns preceitos, como ter passado por experiência semelhante no passado, conselho de um amigo ou de pessoa mais velha, conhecimentos adquiridos junto aos livros, e outras coisas. Quando uma pessoa diz: "Estou decidindo isso por mim mesma", está fazendo uma afirmação equivocada.

    Mas ao contrário do que pode parecer num primeiro momento, ser escravo dos pensamentos, ou do meio onde vivemos não pode ser considerado fato negativo. A liberdade, no sentido lato sensu da palavra, demandaria também total responsabilidade sobre os atos. Seria muito penoso para qualquer pessoa apoiar suas decisões estritamente "por si mesma". Sem levar em consideração os preceitos que já mencionei, seria muito difícil tomar qualquer decisão, porque não haveria parâmetro para determinar que certa atitude levaria ao resultado desejado.

    A liberdade total seria também impossível de acontecer na vida em sociedade, porque se uma pessoa é livre, poderá fazer tudo que esteja ao alcance da sua vontade, e da maneira que quiser. Bem, se já vivemos em uma sociedade repleta de leis, que limitam a nossa liberdade, mas que mesmo assim todos os dias nos deparamos com atos de violência, imagine se não existisse lei ou regra alguma a seguir! Para que fosse possível viver em comunidade, o homem teve que abrir mão de parte de sua liberdade para que o outro também pudesse exercer, também em parte a sua. Daí veio o preceito de que "o direito de uma pessoa termina quando começa o direito de outra pessoa". Se fosse diferente, o homem teria o direito de tomar a propriedade do outro, de matar, ou de cometer os atos mais insanos, somente para satisfazer sua vontade.

    Agora que respondi a sua pergunta, quero que você responda as minhas, Clarabela. Qual a sua concepção de liberdade? Você gostaria de ser livre?

  • Sou livre de um pensamento como o da vida em si.

    Agora sou escravo do pensamento dos estudos pois tenho que terminar a faculdade. Muito difícil.

    Abraços

  • Meu pensamento não é livre.

    Eu sou livre para pensar, mas escrava do que penso.

  • não! meu pensamento me faz uma escrava! isso e horrível!!!as vezes quando estou fazendo uma prova, uma musica fica tocando na consciência e não me deixa concentrar! e realmente horrível!

Sign In or Register to comment.