Viajo ou não?

Fui convidada por um primo de minha mãe para morar com ele na Alemanha por 1 ano (ele é alemão mas fala português). Eu tenho 17 anos, ele tem um pouco mais de 50, não é casado e não tem filhos.

EU SEI que seria uma oportunidade incrível, PORÉM conversei com algumas pessoas da família e todo mundo acha que eu não iria me adaptar, porque ele é muito rígido, muito mandão, só quer as coisas do seu jeito e tal (alemão típico).

Por exemplo: meu tio passou 2 semanas com ele. Lavava sempre os pratos e tal. Nunca recebeu nenhum 'obrigado' por isso. Na 2a semana, esse primo falou que não era mais pra ele lavar, pq ele gastava água demais.

Tipo: ele reclama de umas coisas nada a vê sabem? Gosto dele demais, mas realmente concordo que conviver com ele deve ser muuito difícil.

Mas o que vocês acham? Arrisco morar com ele mesmo assim?

OBS: a cidade que ele mora fica no interior, é bem pequena, nem shopping tem (mas tem cinema =D)

Update:

OBSERVADOR, não, com certeza não tenho grana pra bancar! hahahah =D

ROSE, a cidade é RARI (acho que escreve assim). Sei que fica perto de Hamburg. E eu só vou ano que vem, justamente em março =~

KIKA, ninguém mais mora com ele, mas a mãe mora na casa ao lado. Não a conheço, mas pelo que me falaram, é tão chata quanto ele.

PEDRO, eu não preciso do visto pq tenho passaporte alemão. Na verdade não penso muito nas oportunidades profissionais, por incrível que pareça.

=D

Comments

  • Oi NIka

    Ainda não foi?Pensei que já estivesse lá faz tempo.

    Bom, o que vc passará com seu tio vai compensar tudo o que vai ver, e viver.

    Sua bagagem cultural será ampliada mais que muitas faculdades juntas.

    Seu tio não é rígido, ele é europeu.Quem gasta agua na europa pode ser até linchado.

    Eu quando recebo estrangeiros também não deixo lavar louça porque eles deixam tão sujo para econimizar agua que dá até aflição.

    Vai linda, e depois me conte.

    Quanto a ser cidade pequena, isso não tem importância, pois eles vivem intensamente a vida social, inclusive por serem de cidade pequena.

    Seria Passau por acaso??Se for, é linda, maravilhosa, charmosa e a única coisa que vc não terá é tédio e VONTADE DE COMER.

    Beijos da tia Rose.

    PS Se vc for eu vou te visitar em março, prometo.

  • Olá Nika,

    O primeiro ponto que deve ser avaliado é que como ele é alemão fica mais fácil conseguir o visto de permanência por 1 ano para você lá.

    O fato dele ser da sua família vai te ajudar muito na adaptação por lá, ao idioma e a cultura alemã.

    Estes fatos citados por ti da personalidade não fazem dele uma pessoa ruim nem difícil de conviver, haja vista que você mesmo disse que gosta muito dele.

    O que eu acho que você deve ter em mente é que como você vai morar na casa dele, você vai precisar adaptar seus hábitos de vida, ao modo que melhor for para que haja uma boa convivência com ele.

    O fato da cidade ser pequena e não ter nada, não impede que você viaje até outra cidade próxima maior, nos finais de semana por exemplo, já que as distâncias por lá são pequenas.

    Por fim, acho que você deve ir sim, de preferência se você investir em sua formação por lá, o que vai lhe dar uma experiência internacional ímpar para seu currículo profissional.

    Na pior das hipóteses se você não gostar, você volta e pronto!

    Desejo-lhe boa sorte!

  • É uma oportunidade, mas se vc acha que não aguenta não vale a pena.

  • Quem não arrisca não petisca!

    Aproveite a oportunidade para adquirir novas experiências...

    Bençãos e beijos!

    Até a próxima!

  • Acredito que a melhor pessoa para te dizer isso seja o seu tio pois ele passou duas semanas lá e sabe como foi conviver com ele. Com relação a ser rígido o fato de ele não agradecer pelo seu tio ter lavado os pratos não quer dizer que o seu primo tenha que agradecer por isso pois é normal na europa todos trabalharem dentro de casa e o seu tio não fez mais que sua obrigação já que estava na casa dele. Com relação a oportunidades acho que não devem ser muitas já que o lugar é tão pequeno que nem shopping tem. Lembre-se que quando estamos na casa dos outros temos que seguir as regras deles e não as nossas e como ele tem uma idade bem superior a sua e ainda por cima mora na europa é claro que vão haver choques pois são gerações totalmente diferentes. Só você mesmo para avaliar se vale a pena ou não.

  • CLARO QUE VOCÊ DEVE IR

    Quando você voltar ao Brasil, isto será um ótimo diferencial para o seu currículo,

    Falar alemão e um experiência no exterior conta muito.

    Eles são mais frios do que a gente, mas isso vc tira de letra.

    Se a cidade é pequena, pode ter certeza que tem um bom sistema de trem e ônibus para vc poder viajar para os grandes centro.

    sem contra que poderá conhecer boa parte da europa.

    Quem está falando para vc não ir, está com inveja da sua oportunidade

  • As vezes as opiniões de estranhos é melhor que de parentes,mas se não tentar nunca vai saber. Olha eu moro no Rio Grande do Sul e quando tinha 17 anos fui passear em São José dos Campos na casa de uma irmã minha e acabei morando lá por cinco anos e tinha tudo para não dar certo,mas até fiz o segundo grau lá voltei para o sul formada valeu a pena arriscar. Não me arrependi. Minha opinião é que você vá.Boa sorte Lúcia Corrêa

  • Existe mais alguém morando nessa casa dele? se existe que bom, mas você tem o poder de escolha, seus pais que acham! ir significa mudar de ares, cultura, chatice dele, etc.enfim, se achas que aguenta boa viagem, afinal o frio e outras situações fazem de você uma possivel vítima de depressão. Observas que até a água lá é racionada! terá uma oportunidade incrível de aprender a conviver com o racionamento, será que é só água! e a comida, as amizades, são tantos as questões, que somente indo para entender tudo. boa viagem e nos conte como foi, ou se não foi, mas vá.

  • Da maneira que as coisas estão por aqui eu não pensaria duas vezes. Iria correndo. Levante o queixo e parta para essa aventura!

  • Eu fosse voce iria sim, mesmo sabendo que ele é chato, aguentaria 6 meses quando estivesse bem Familiarizada alugava uma casa e pronto. Fazia meu futuro lá.

Sign In or Register to comment.