Bom dia gostaria que alguém me sugerisse algum tema de pesquisa para o TCC, de geografia?

Eu tinha um tema espetacular, fui visitar um lugar aqui perto e me encantei com o turismo comunitário dessa região, eu viajei naquele lugar e na hora de montar o pré- projeto para o TCC conversando com um professor que escolhi para ser o meu orientador ele disse que eu não poderia fazer o TCC daquela regão pois não é conhecida não tem referências bibliográficas e seria muito difícil fazer um bom trabalho num lugar desses. Eu fiquei perdida e preciso de sugestões urgente.

Comments

• nao achei válido o argumento do teu orientador, sinceramente.

Pelo q ele fala, parece q vc simplesmente vai fazer um trabalho parafraseando trabalhos prontos. Vc tem é q criar uma problemática e provar se ela se confirma ou não tendo como base textos diversos, até mesmo de outras áreas, q ajudem a sustentar o q vc quer provar, e não necessariamente neles se encontram a resposta do seu problema. Vc vai usá-los apenas como embasamento e, quando somados, te darão a resposta.

Q tipo de referência será q teu professor espera encontrar? alguma coisa há de existir. Ainda mais se for no seu município ou município vizinho. talvez nao trabalhos acadêmicos, mas até mesmo artigos de jornal podem servir como referência pra explicar as origens do lugar. Até mesmo entrevista com os moradores servem como referência. Vc só precisa saber referenciar esse tipo de fonte no trabalho.

Nao sei qual a tua abordagem, se é cultural ou geográfica - ou as duas coisas. Mas acho q vc pode usar referências indiretas pra montar sua resposta. por ex. meu tcc em História juntava história e literatura. eu queria provar q determinado texto q eu escolhi teria sido escrito com um bom conteúdo histórico verídico, nao era apenas um texto de entretenimento. Mas eu nao usei nenhum trabalho q me dissesse algo concreto sobre o conto q escolhi. A resposta eu construí me baseando em diversos outros livros, q olhando por cima não tinham muito a ver, mas q me levaram à resposta final pois serviram pra eu ter argumentos. usei até textos de lingüística, antropologia...por ex: o q é um texto escrito? qual a intenção de quem escreve? o q é a arte escrita? o q é ideologia? pra então chegar onde eu queria e sustentar minha idéia.

se vc tem convicção de que tem condições de tentar fazer esse trabalho e meios de chegar no fim, vai fundo. Planeje um começo, e o meio vc vai encontrando no caminho. Mas tenha sempre em mente q tipo de material vc vai precisar. Pra isso é bom fazer um esquema, como um "mapa" daquilo q vc tem em mente. comece de forma bem abrangente (por ex: a história do lugar, as origens, a localização, como ganham a vida, principais problemas sociais... visão geral mesmo) e vai diminuindo o foco até onde vc quer chegar, como se desse um "zoom" (como começou o trabalho q eles realizam, quais os benefícios, porque é tão bacana, como se aplicaria noutras comunidades semelhantes.... é só um chute, é vc quem esteve lá e sabe o q quer abordar ;) ) . Depois, é só ir cumprindo os passos.

• Fale sobre algo que está em várias discurses nos dias de hoje. Por exemplo o efeito estufa, a poluição das águas. A ação dos agrotóxicos na vegetação. Etc.

• A melhor resposta é procurar profissionais do ramo, neste link http://bit.ly/1RrU5dX você pode

encontrar mais informações e um software que funciona como orientador para elaboração da monografia

em pouco tempo e com profissionais da área que dividiram o curso em blocos e modelos facilitando

muito o aprendizado.

Sucesso, boa sorte!!!

Sign In or Register to comment.