O que acontece quando um asteroide cai em um Planeta Gasoso?

Os planetas gasosos não tem superfície sólida, se um asteroide cai em um planeta desses ele entra dentro do planeta e fica "voando" lá dentro?

Se um asteroide atingir um planeta muito rápido ele pode simplesmente atravessar o planeta gasoso?

Comments

  • Não.

    Existe uma coisa que talvez não tenha levado em conta.

    A força de Maré.

    Siga o raciocínio:

    Como imaginas que os anéis de Saturno tenham sido formados?

    Exatamente como propões em tua pergunta.

    Vamos supor que um asteróide pequeno comece a cair em Saturno.

    A fricção das moléculas da atmosfera de Saturno irão elevar a temperatura do asteróide até ele derreter completamente. Não irá entrar em combustão pois na atmosfera de Saturno não tem oxigênio. Então o tal asteróide vai se transformar de gotas de rocha derretida que irão afundar na superfície líquida do planeta.

    Agora vamos imaginar o contrário, caso o asteróide seja de bom tamanho (grande vamos dizer).

    Quando ele começa a se aproximar de Saturno que tem uma força gravitacional gigantesca, começa a sofrer os efeitos de 'Maré' ou seja a gravidade não atua uniformemente em toda massa do asteróide por que ele é grande, tem muita massa.

    Assim partes irão sendo sacudidas por diferentes forças atrativas até que sua massa começa a esfarelar, se transformar em pequenos pedaços, exatamente como faz um liquidificador quando colocas uma maçã dentro.

    Aos poucos o enorme asteróide fica fragmentado e estes pequenos pedaços irão sofrer da mesma maneira que descrevi no caso inicial.

    Então meu amigo, Saturno é um planeta poderoso e completamente inacessível para nós e proibido de pousarmos em sua superfície líquida.

    Espero ter respondido tua pergunta a contento.

    Um abraço e boas pesquisas.

    Vida longa e próspera.

  • Todo planeta gasoso tem um núcleo sólido, ou pelo menos pastoso, abaixo das camadas de gás.

    O "buraco" na camada gasosa permanece por algumas semanas e depois desaparece.

    Pesquise imagens do impacto do cometa Shoemaker-Levy 9 com Júpiter, em 1994.

  • Se um asteroide cai em um planeta gasoso ele é simplemente desintegrado pois os planetas gasosos tem uma pressão muito grande que faz eles se destruirem mas não chegam ao núcleo, mas é uma teoria de que possa ter um núcleo rochoso, e não vai atravessar e eu quero que você veja esse vídeo que fala do cometa shoemaker - levy 9.

    Está logo abaixo vê ele ensina sobre júpiter.

  • Antes de cair no planeta ele se divide em pequenos fragmentos que são engolidos pelos gigantes gasosos e depois arremeçados de volta ao espaço.

  • Ele se desintegra rapidamente.

  • O asteróide não consegue atravessar o planeta, ele se desintegra devido à alta pressão e causa muitas manchas que vão sumindo com o tempo.

  • Cara eu queria saber mas acho que atinge o nucleo ou a atmosfera pega fogo ou o asteroide se dicipa

  • Assim que o asteróide entra na atmosfera, a alta gravidade destroi ele, fazendo com que uma grande explosão suba para atmosfera superior, expelindo o material do asteroide e do planeta.

    Nuvens resultantes da explosão ficariam na atmosfera por alguns meses e o asteroide se fragmenta e se torna parte do planeta assim como o cometa Shoemaker Levy 9

Sign In or Register to comment.