condiçoes de trabalho dos negros no segundo reinado?
os escravos sempre foram muito explorados isso é um fato , estou tendo uma dúvida de historia: depois da aboliçãoda escravatura os negros passaram a ser livres ,mas ainda sim trabalhavam para os senhores , as condiçoes e a higiene eram precarias ...queria saber se eles recebiam , ou trabalhavam por moradia e alimento , quero saber realmente as condiçoes de trabalho do negro no segundo reinado.
valeu gente se eu escrevi algo errado acima , mil perdoes massou péssimo em história . agradeço desde já a ajuda de todos , mas peço uma explicação e nãoum ctrl do wikpédia
Comments
"O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..."
(Thomaz Nelson - 1846)
Com relação à utilização do trabalho escravo na economia brasileira do século XIX, é correto afirmar:
a) com a independência de 1822, a sociedade escravista se modificou profundamente, abrindo espaços para uma produção industrial voltada para o mercado interno.
b) a utilização do negro africano na economia colonial brasileira gerou um grande conflito entre os vários proprietários de terras que mantinham o monopólio de utilização do braço indígena.
c) devido a sua indolência e incapacidade física, o índio brasileiro não se adaptou ao trabalho escravo.
d) a utilização de ferramentas e máquinas foi muito restrita na sociedade escravista; com isso, o escravo negro foi o elemento principal de toda a atividade produtiva colonial.
e) a abolição da escravidão, em 1888, deve-se principalmente à resistência dos escravos nos quilombos e às idéias abolicionistas dos setores mercantis.