Como achar o sujeito e predicado de uma frase e não se confundir?
Eu tenho confusao entre sujeito e predicado e vocativo e aposto.
Como posso classificar cada um sem se confundir?tanto para acha-los em uam frase quanto para saber onde colocar um virgula??
;*
Update:PQ usar "se" na primeira pessoa esta errado?
E coko eu faço então?
Update 3:E por exemplo nesta frase amigo
O pai auxilia o filho em suas liçoes.
Pai não seria vocativo?Pq não tem virgula nesta frase?
;*
Comments
Primeiro encontre o verbo, o sujeito é de quem ou do que estamos falando e o predicado é o verbo mais a informação que damos, existem casos em que o predicado é somente o verbo.
VOCATIVO é um chamamento.. muito fácil de identificar, pois é quando você vai falar com alguém e chama o nome da pessoa.
Ex. Maria, compre 1kg de farinha para mim.
Maria é o vocativo... serve então para chamar a atenção de alguém para que a pessoa perceba que é com ela que você está falando.
APOSTO serve para especificar algum termo dentro de uma frase, eu posso usar uma frase assim:
Maria adora andar de bicicleta no telhado.
tá, ali não temos aposto, posso incluir um aposto para explicar quem é essa maria, já que existem milhares de marias no Brasil, então incluindo um aposto ficaria assim:
Maria, irmã da Judite, adora andar de bicicleta no telhado.
então o aposto, o que está entre vírgulas, é uma maneira de mostrar que a Maria de quem falo não é a dona da venda da esquina, ou a minha avó, mas a doida que anda de bicicleta no telhado é a Maria que é irmã da Judite.
Entendeu???
obs...
sujeito e predicado não podem ser separados com vírgula o que marca o final de um e o começo do outro é o verbo...
vc sabe o que é verbo né? Verbo é toda palavra que pode ser conjugada, ou seja, se eu pegar a palavra mesa e tentar conjugar não vai ficar legal, olha só: EU MESO, TU MESAS, ELE MESA, NÓS MESAMOS, VÓS MESAIS, ELES MESAM... puxa, ficou péssimo... agora se eu pegar a palavra cortar, fica então: EU CORTO, TU CORTAS, ELE CORTA, NÓS CORTAMOS, VÓS CORTAIS, ELES CORTAM.
Veja a diferença, um verbo então é aquele que muda de acordo com a pessoa de quem estou falando, ou seja o sujeito... o sujeito conjuga o verbo que é o começo do predicado...
É CLARO QUE EM TODA REGRA EXISTEM EXCESSÕES, MAS É MAIS FÁCIL ENCONTRAR REGRAS DO QUE EXCESSÕES.
Predicado é a informação que está sendo dada.
Sujeito é sobre quem a informação está sendo dada.
Vamos tomar como exemplo a seguinte frase:
A RESPOSTA ESTÁ ERRADA.
Então, para ajudar a encontrar o sujeito, pergunte-se:
Quem, o que?
A RESPOSTA
O restante da frase é o predicado.
ESTÁ ERRADA.
Se quando você se perguntar quem ou que e achar uma resposta, mas ela não estiver na frase, então o sujeito está oculto.
EX: FIZ O DEVER DE CASA.
Quem fez o dever de casa? EU. Mas está escrito na frase? NÃO. Então o sujeito está OCULTO.
Com a prática mesmo. As gramáticas ensinam e você não entende. Quando chega nos concursos a casa cai.
A metodologia de ensino da Língua Portuguesa ainda é complicada e vai sofrer muitas reformas.
A gramática diz que sujeito é quem pratica ou sofre uma ação. Aí tem as frases em que o sujeito não faz nem sofre nada. É bronca.
Veja: "Ouviram do Ipiranga às margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante..."
Qual o sujeito da oração?
Brevemente aqui abaixo:
♦Sujeito: primeiro ache o verbo na oração depois de você achar o verbo pergunte para ele onde está o sujeito....EXEMPLO1:
Maria foi a escola com suas amigas.....VERBO: foi...pergunte ao verbo: quem foi a escola com suas amigas?..... MARIA<SUJEITO
EXEMPLO 2: roubaram minha moto!... verbo: ROUBARAM....quem roubou minha moto? alguém! aí existe sujeito indeterminado
♦PREDICADO:
O Sujeito é ligado ao predicado por um verbo de ligação, como eu já expliquei em sujeito vc pergunta ao verbo quem é o sujeito depois de achar o sujeito vc irá procurar um verbo de ligação na oração para achar o predicado que geralmente é o restante da oração ...tirando o verbo de LIGAÇÃO
☻APOSTO E VOCATIVO:
♦APOSTO: O aposto é um substantivo (ou pronome substantivo) que se liga ao outro substantivo(ou pronome substantivo) com a função de explicar, esclarecer, identificar ou resumir
ahhhh o aposto também tem algumas divisões que são: o <<explicativo>> , <<apelativo ou espicificativo>>, <<resumitivo ou recapitulativo>> , << distributivo>> , <<relativo a toda a oração>> os mais comuns são os <<explicativos>> e <<apelativo e especificativo>>
Exemplo de aposto explicativo:
Maria, a estudante, chegou>>>>a frase poderia ser: Maria chegou!
no caso dessa frase A ESTUDANTE, é o aposto EXPLICATIVO!
lembrando que o aposto pode ser empregado entre vírgulas<,,,,,,> ou após os 2 pontos<::::> ou mesmo sem nenhum dos dois...
Exemplo de aposto apelativo ou especificativo:
ex1:Rio tietê..........................aposto: Tietê
ex2: A cidade de friburgo........aposto: Friburgo
......................................................................................................
♦Vocativo: Termo de natureza exclamativa, empregado para chamarmos por alguém ou coisa personificada.
EXEMPLOS:
PAULO,VENHA CÁ!....................voc>>paulo
VAMOS, QUERIDA AMIGA..........voc>> querida amiga
EU DISSE, MÃE, QUE QUERIA IR A FESTA HOJE.....voc>> mãe
o vocativo é empregado antes, após ou entre vírgulas......
e na frase que você citou:
O pai auxilia o filho em suas liçoes. NÃO SERIA VOCATIVO DE JEITO NENHUMMM SERIA VOCATIVO:
O pai auxilia o filho em suas liçoes. <<EM SUAS LIÇÕES>> É O VOCATIVO OKK
ESPERO TER TE AJUDADOO BJOSSS pra vc ♥
sua pergunta já foi respondida ok
Sujeito- é o será respeito do qual afirmamos ou negamos alguma coisa.
Em geral, uma oração é constituída pelo sujeito e por uma afirmação ou negação que se faz a respeito do sujeito: o predicado que sempre apresenta um verbo em sua estrutura. Por exemplo, Milhares de abelhas invadiram a cidade. Nessa oraçãovocêe vai localizar o verbo, quem é que invadiram;voce ja localizou o verbo faça a seguinte pergunta: Quem é que invavocê voce vai perceber que quem invadiu foram milhares de abelhas. Então milhares fe abelhas é o sujeito da oração. Portanto, o sujeito é o que ve antes d o verbo que é a ação. O predicado é tudo aquilo que voce tirando o sujeito sobra. Na frase acima o predicado é: invadiram a cidade. Porque, se o predicado é composto por um verbo, porque o verbo é que faz a ação, então o verbo e o sujeito estão sempre em concordancia, assim não se separa porque o predicado tem verbo que concorda com o sujeito.
Vocativo e Aposto- A diferença é que o vocativo é o termo usado para chamar atenção da pessoa com quem estamos falando. Por exemplo, Meu amigo, não se preocupe com tais coisas. Voce percebeu que ele falou meu amigo? Pois então ele ta querendo que o amigo preste atenção no que ele ta falando. Enquanto que o Aposto é o termo que esclarece melhor, explica um outro termo da oração, ao qual se refere. Por exemplo, Hoje, dia 6, é aniversário dela. Perceba que o dia 6, tá reafirmando o que ele já havia dito- Hoje.
Usando o Se na primeira pessoa está errado, porque, o Se ou ele é um pronome apassivador ou funciona como indice de indeterminação do sujjeito. Como pronome apassivador o Se aparece ligado a um verbo na terceira pessoa do singular ou do plural ( Singular- terceira pessoa- ele- plural- eles). E como indice de indeterminação do sujeito já está falando, não se sabe quem é o sujeito. Por exemplo, Concordou-se com o plano.
vamos direto para o exemplo:
Eu preciso ser alfabetizada!
Quem precisa ser alfabetizada = EU(sujeito)
O que eu preciso ser = ALFABETIZADA (predicado)
Obs: Estude e aprenda ler e escrever direito!
VC já "se" confundiu.
Usar 'se' na primeira pessoa é de matar.
Obs: Usa "ME".
Ex: Como achar o sujeito e predicado de uma frese e nw "me" confundir.