Qual o tamanho da escada e do vão?

Tenho que fazer uma escada ligando o primeiro pavimento para o segundo, com um pe direito de 2.80, qual seria o tamanho da escada com degraus suaves e o vão que tenho que abrir... ME AJUDEM!!!

Obrigada pela atenção!!!!

Comments

• 1. O que determina um bom projeto?

Para conciliar conforto e beleza, a escada deve estar em harmonia com o estilo arquitetônico da moradia. Uma localização bem estudada impede, por exemplo, que a parede seja riscada após o transporte de um móvel de um andar para outro. Evita, ainda, o surgimento de cantos sem uso e problemas de circulação no ambiente. Além disso, ao saber o espaço que ela vai ocupar, é possível calcular a quantidade de degraus, além da largura e altura deles, medidas essenciais de ergonomia.

2. Quais as medidas de conforto e segurança de uma escada?

É preciso ser minucioso na execução. Veja quais os números da escada ideal:

Largura mínima do degrau: 60 cm

(Atenção: quanto mais largo o degrau, maior a sensação de segurança.)

Profundidade do piso (parte a ser pisada): entre 27 e 30 cm.

Altura entre os degraus (espelho): entre 15,5 e 19 cm.

Inclinação: entre 30 e 35 graus em relação ao piso. Mais inclinada que isso, ela ocupa menos espaço, mas se torna um empecilho para idosos e crianças.

Distância mínima entre degraus e cobertura: 2 m

Para verificar se as medidas estão proporcionais e, portanto, a escada oferece passos confortáveis, respire fundo e aplique a seguinte fórmula: multiplique a altura do espelho por dois. A esse resultado, some a profundidade. O valor total tem de se aproximar de 64 cm.

Lembre-se ainda de que as quinas não podem ser muito arredondadas, para não prejudicar a firmeza do passo, nem muito vivas, ou causarão ferimentos em caso de acidente. E, se houver crianças ou idosos na casa, por exemplo, o piso deve ser de material antiderrapante ou receber acabamentos com essa característica, como as lixas ou os sulcos colocados nas beiradas dos degraus.

• nem sei.. chama um engenheiro...

• Para se terdegraus de 0,15x 0,20 cm eu recomendaria 19 ou 20 degraus com uma abertura de vão de 2,60X2 metros

• 16 degraus e um vão de 3,2 mts.

Sign In or Register to comment.