Você se acha o seu próprio DONO?

Somos nossos próprios donos

Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.

Quando nós descíamos pela rua, perguntei:

- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?

- Sim, infelizmente é sempre assim.

- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?

- Sim, sempre sou.

- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?

- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar

diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

Fonte: Autor desconhecido

Comments

  • Carrancho:

    Seu texto me fez divagar e muito sobre como devo reagir ante as intempéries do relacionamento que temos com as pessoas.

    "- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?

    - Porque não quero que ele decida como eu devo agir!

    É uma grande resposta, não deixar que me conduzam a esta ou aquela reação. Manter o *sangue frio*, contar até 3, *dar tempo à resposta*.

    Não é fácil ser assim.

    Temos que nos lembrar que a história da humanidade é marcada pela busca do poder.

    O poder do homem sobre a natureza, do homem sobre o homem, de uma ideologia sobre a outra, de uma nação sobre as demais.

    Essa busca pelo poder tem contribuído para a manutenção de uma mundo cheio de medos, conflitos e incertezas, fazendo com que as pessoas passem suas vidas correndo atrás de pequenos poderes que lhes permitam não sentir medo, nem viver conflitos e incertezas.

    Essa corrida, no entanto, não premiou as pessoas com o que elas esperavam, a felicidade.

    Manter o controle em situações adversas, seria uma grande partida.

    Não aceitar a manipulação, nem em palavras, é um bom caminho.

    Mostrar aos outros e a si próprio como sou, que serei, acima de tudo,completo dono das minhas ações e responsável por meus atos,

    em linguajar comum, *dono do meu nariz*, é absolutamente possível.

    Gostei de sua postagem! Passível de uma grande viagem.

    LUZ!

  • Minha lei de convivência sempre foi: “Desista de exigir educação dos outros, demonstre a sua e seja muito feliz.”

    Beto

  • Somos donos e não somos. Somos donos das nossas escolhas, a sociedade apenas nos impõe as consequências de certas atitudes. Quem nos prende eh nossa própria consciência. Cada escolha representa uma renúncia. Ninguém eh livre pra fazer tudo pois cada caminho implica na exclusão de outro. Assim nossa "própria" vida nos manipula.

    Acredito no destino, mas sei que este tbm pode ser moldado conforme nossas atitudes, nada nos determina.Bjoks!

  • Saber como agir certo é diferente de por em prática, embora devesse sempre ser assim (abraços

  • E olhe que geralmente retribuímos a pedrada que levamos com uma paulada bem no meio da cabeça.

  • Carrancho =

    Eu acho difícil nesta terra você eu e todos serem donos de si próprio.

    Somos vigiados quase que em todos os lugares, somos portadores de documentos e números, para identificação, em geral a nossa palavra nada vale, e sim um pedaço de papel tem mais valor que a nossa palavra, o papel foi assinado por um cidadão que com certeza você e todos tiveram que dar algum tipo de propina, ou é seu amigo .

    Se isso é ser dono de nos mesmo, eu acho que não .

    Boa Sorte tks®

  • Carrancho !!!

    Baseada nesta historinha posso dizer que sou minha dona ,pois sempre procuro agir segundo meus princípios ,

    sempre de forma muito coerente com o que sinto.

    "A gentileza é a essência do ser humano.

    Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano."

    (Joseph Joubert)

    Beijossssss

  • Excelente, é bem por ai, procuro também não me deixar influenciar pelo ruim ,pelo mal , mas pelo bom , pelo bem eu faço até questão

    hheheheheh

    Sim , sou minha propria Dona

    bjão baby

  • Nobre colega: mais uma vez vc. me fez lembrar outra sábia frase:

    " - Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o fende".

  • combinei com isso com minha esposa

    Em casa ela pode até mandar,

    mas quando estiver perto dos meus amigos tem de parecer que sou eu que mando

    rs

Sign In or Register to comment.