O YR continua frustrante? Teremos guerra política e religiosa também??

Ao responder a pergunta do amigo Murta sobre a diferença entre o proselitismo, a divulgação doutrinária e a propaganda em religião, constatei que na melhor resposta estavam as seguintes comparações:

01:Amplamente usado por igrejas evangélicas e pelo PT. Mobiliza os asseclas (irmãos) em campanhas sem fim para conseguir novos dízimos, digo, fiéis. Envolve propaganda e divulgação doutrinária. Coisa horrorosa!!!!!

A pergunta foi clara e simples no seu conteúdo, ou seja religião. Mais uma vez repete-se a ofensa religiosa, e desta vez com uma comparação política. Duas ofensas de uma tacada só.

02:Infelizmente, temos observado, dentro da casa espírita, o crescimento da facção proselitista e interesseira da doutrina, que chega a tratar a doutrina como um "produto " que deve ser "vendido" à população. Gente do alto escalão federativo dizendo essas asneiras.

Update:

Ao amigo Murta: Deixei bem claro que o seu direito de escolher a melhor resposta é inquestionável

Ao amigo Gatosão: Lamento a sua agressividade, pois se você lesse o final da pergunta não diria as barbaridades que disse, ou seja:

Não baixei nenhuma norma.

Não sou defensor de evangélicos e políticos corruptos.

Não sou inquisidor e não apontei armas para ninguém.

Não faço os ouvidos dos outros de penico e tampouco sou um moralista barato. Me respeite! Afinal eu lhe tratei com respeito!

Exatamente o tipo de espírita que eu combato, o moralista omisso, que não afronta nada, só tem meias palavras, panos quentes, os omissos.

Eu não faria a pergunta se fosse o tipo que você citou acima.

Me dirigi a você com todo respeito que merece e o seu troco foi esplêndido!!

Quem está fazendo guerra realmente, é você!

Comments

• Olá Moa.

O Y!R é frustrante sim, e tanto a guerra religiosa, quanto a política, sempre estiveram presenes.

Agora, quanto aos detalhes da pergunta, e a pergunta do Jorge, acho que temos aqui (opinião própria ), um desencontro de idéias "E CARIDADE".

A caridade está também em procurar compreender os outros, mais do que procurar ser compreendido. Quando existe a falta de um lado, cabe sempre ao outro a caridade maior.

"Se tivessemos que falar mais do que ouvimos, teriamos duas bocas, e uma orelha só."

O Gatosão, assim como você, têm seus motivos para fazer uma comparação que realce seu ponto de vista, e utilizou algo que para ele, devido ao conceitos próprios que lhe são convincentes, julgou apropriado.

Talvez tenha sido infeliz na colocação, mas antes, ele se fez entender pela idéia que passou.

A mistura de politica e religião já é praticamente inevitável, e infelizmente, tende sempre a cair mais nas costas dos evangélicos.

Quanto ao proselitismo, de fato existem ativistas espíritas que, pouco ponderados, criam regras próprias para o que acreditam, e igualmente, existem aqueles que pretendem criar uma ortodoxia espírita..

Vou me estender além da pergunta:

Muito embora, existam pessoas que misturam idéias não comprovadas, de uma única fonte ( seja espírito, médium ou mesmo um único centro ), o que é claro no espiritismo está nas obras básicas.

Fogem do princípio de revelação e concordância do Espiritismo, esquecendo de consultar a fonte doutrinária.

Mas até nisso, o Espiritismo nos ensina a sermos caridosos, onde, uma idéia isolada, não podendo ser tomada como verdadeira, deve ser aceita somente a nível de conhecimento.

Assim, não sendo espírita, é espiritualista, nem por isso verdadeiro ou mentiroso.

Agora, voltando a pergunta.

Existe uma carência de caridade em todos, e não me excluo disso.

Todo mundo têm o direito de se expressar sim, mas não de agredir. Assim como temos o direito de nos deixarmos agredir ou não, e tudo depende unicamente de nossa pré-disposição para tal.

Os animos estão exaltados, e meu "conselho", é que parem para ponderar.

Ser pacífico não é ser passivo, e nem por isso, temos o direito de sermos agressivos.

Ademais, concordo que a FEB está decaindo, e sobre influencia "não espírita" e parcial, assim como faz a aceitação de Roustaing e ao mesmo tempo não aceita Ramatis. ( mas isso é outra conversa, pois, para mim, nem Roustaing, tampouco Ramatis são Espíritas. No máximo, espiritualistas) e as casas e Centros, estão indo pelo mesmo caminho.

Paz (^_^)

• Olha amigo Moa, estou aqui no YR acompanhando as "trocas de idéias e farpas" há um bom tempo. Acho que você está fazendo "una tempesta" desnecessária, eu também vi o pessoal da FEB falando em "vender a doutrina". Isso aqui no Rio Grande do Sul. Isso é proselitismo puro, contrário ao espiritismo. Não vi nada de guerra na tal pergunta do Murta e na resposta do gatosao.

Entao meu amiguinho, porque você se sentiu ofendido? Desculpe-me mas a realidade da FEB no Brasil está vergonhosa. Não se trata de ataque a religiao, e sem falar que o espiritismo NAO É RELIGIAO. Trata-se de criticar os rumos que as religioes e doutrinas tomam. Tem espírita se auto-intitulando ortodoxo, zelador da pureza doutrinária. Estimulando preconceitos contra homossexuais, por exemplo. Eu falo porque vi isso. E não são um ou dois.

Também trabalhei numa administração do PT e te garanto que o proselitismo é tremendamente trabalhado. Os militantes parecem fiéis de seita religiosa.

Quanto as igrejas evangélicas, é só ligar a TV que a gente vê isso. É só passar na frente de uma igreja e ler o conteúdo dos cartazes. Tem umas que prometem até curar AIDS.

Então Moa, não se estresse com isso, pois se você é de fato espírita, deve saber que a Federação Espírita Brasileira tá errando sim. Assim como os pastores e o PT. Lembrando inclusive que a bancada evangélica cresce no país com os votos de "ovelhas", que na inocência, acreditam que se o cara é evangélico, é bom político.

Não podemos ficar indiferentes a isso. Jamais. Alguém tem que pensar nesse Brasil.

Por causa de gente que diz que não se discute política e religião é que o Brasil tá desse jeito. Lembre-se que não podemos ser omissos, pois o poder sempre pertenceu e estará dividido entre essa duas forças: A Cruz (religião) e A Espada (política)

Um abraço.

Samara.

• Bom dia/boa tarde/boa noite, Moa.

Em primeiro lugar, você pergunta se o YR continua frustrante. Seria preciso que estivessemos enganados quanto ao que esperar dele, para que nos frustrassemos. Só me frustro quando espero algo de alguém;

Em segundo lugar, escolhi a resposta do Gatosão porque, além dela ter sido a mais positivada pelos participantes, o foi também por mim. Claro, que de nada valeria ser a mais positivada, se eu não concordasse com a resposta, até por ter sido a que mais satisfatoriamente respondeu a pergunta sobre as diferenças entre Proselitismo, Divulgação Doutrinária e Propaganda.

O Gatosão falou em igrejas evangélicas e no PT. Sim, falou. Mas não cabe a mim e nem a ninguém interpretar a intencionalidade da resposta dele, talvez ele pudesse ter usado outras palavras, outros exemplos, mas quais? Mas vejamos o que é proselitismo. PROSELITISMO é a tentativa de atrair para a sua religião ou partido, membros de outra religião ou partido, aumentando o número de adeptos ou partidários. Deixo a cada um que ler a resposta o exame ou auto-exame dos exemplos citados. Mas, só vi uma expressão de opinião, não uma fomentação de guerra religiosa ou política.

Quanto ao que o Gatosão disse sobre observar na CASA ESPÍRITA, uma facção proselitista, só tenho a dizer que a DOUTRINA ESPÍRITA não é proselitista, porém nota-se no MOVIMENTO ESPÍRITA a existência de pessoas que, infelizmente, são proselitistas (e não são poucas e nem ele se referiu a TODOS os espíritas, pois há muitos espíritas conscientes).

Concordo também com o Gatosão, quando ele concorda com Kardec, ao dizer que espiritismo NÃO é religião. E Kardec deixou isso bem claro para os espíritas, e por não ser religião não pretende número de adeptos, mas qualidade dos mesmos, que chegam ao espiritismo por sintonia de idéias e afinidade com os princípios espiritas.

Lamento discordar, mas não vejo guerra nem religiosa nem política, por parte do Gatosão. E quanto ao que ele disse sobre o Movimento Espírita, temos que sair do lugar comum de que os espíritas são inatacáveis. Não são. A Doutrina sim, é inatacável. Os espíritas, muitos são falhos, inclusive nós, porque são humanos.

Muita Paz , Fique com Deus

• O respeito a opinião alheia é necessária.Se é frustraste muita gente gosta.A guerra é necessária para cada um expor seus pontos de vista.E depois existe a eterna lei de ação e reação pra cobrança.

• Grande Colega Moa, andavas sumido né?

Bom domingo pra você.

Colega, vou direto ao seu questionamento:

Se você passar 10, 20, ou 300, anos fora do yahoo, e voltar novamente, isso aqui não vai parar.

Enganou-se você, eu e mais alguns colegas, terem encontrado um local para debates, perguntas, e respostas inteligentes, contudo o que encontramos?

Ataques de todas às matizes

Quando isso vai parar?

NUNCA!

Qual motivo?

vontade de imposição que uma boa parcela tem, em querer inpingir aos outros, sua fé, nem que para isso tenham que impunhar armas.

Veja lá no Oriente Médio...agora traga essa análise aqui pro Yahoo, você acha que seria diferente?

Por isso vou continuar dizendo: ENQUANTO HOUVER FÉ CEGA E NÃO RACIOCINADA, Sobrará ataques e violência e nada de ensinamentos Cristãos.

• Sabemos que tudo que temos de graça de graça devemos passar adiante.

Eu sou Espírita e procuro ser a mais tolerante possível, pois quando tem um assunto polêmico..nós devemos respeitar a opinião do outro e sermos humildes na nossa conduta e fazermos a nossa parte o melhor que pudermos, pois e muito bom dormirmos com a consicência tranquila e dízimo pra dizer que você consegue um lugarzinho no céu e somente pra Fanático, pois sabemos que o restará será os bons sentimentos dentro do nosso coração o resto não levaremos no caixão principalmente coisa materiais.

Bjs

• Não digo uma guerra, mas um desnudamento de personalidades maniqueístas, que não professam uma fé, mas um pensamento fanático e intolerante. O Y!R não é para mim frustante, de modo algum. As pessoas estão expondo suas almas, com preconceito, com fundamentalismo, mas sem hipocrisia. Mostra o lado podre e real das pessoas.

Preconceito contra católicos, contra evangélicos, contra espíritas, contra umbandistas, contra petistas e contra Lula. No fundo, todos são farinha do mesmo saco, ao exporem esta faceta fundamentalista que cega e deixa as pessoas míopes e teleguiadas.

• é a tendência atual. só não sei se será santa ou satânica! já não chega?

espero que todo esse quadro desalentador seja modificado. precisamos ter equilíbrio neste momento de crise, leia-se YR CANSEI. a quem ele interessa?

Sign In or Register to comment.