Meu Cambacica (sebinho) só quer saber de néctar de flor, isso é normal?
in Pets
Estou cuidando de um cambacica que caiu do ninho. Comprei papinha especial para filhotes e néctar de flor. Dava com a seringa e retezava, duas vezes papinha, uma vez néctar.
Agora ele está começando a comer sozinho, mas só que saber de néctar. Como é muita água, as fezes dele é só água.
Tento tirar o néctar, deixar ele com fome para dar papinha com a seringa, mas nem assim ele não quer mais.
Tentei procurar minhocas para colocar na gaiola ver se ele come, mas não achei.
Nem frutas ele não quer, só que néctar.
O que eu faço?
Ele vai ficar doente se continuar comendo só isso?
Onde posso comprar larvas ou minhocas para dar para ele? Tem em algum lugar para vender?
Comments
Por ser um pássaro nectarívoro, isso é normal, exceto a parte de não comer frutas, pois essa espécie as adora, não creio que ele venha a comer insetos, mas se quiser testar, podem ser encontrados em lojas de pesca, tenébrios e minhocas, usadas como iscas vivas, tente colher algumas flores, ele vai gostar, não creio que essa dieta possa desnutri-lo, já que a própria para a espécie, mas frutas são indispensáveis.
Cambacica (Coereba flaveola) é uma espécie da famÃlia Fringillidae, a única do gênero Coereba. Ela mede até 11 cm.Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas.
Distribui-se por todo o Brasil, habitando tanto florestas naturais quanto ambientes urbanos (parques e jardins), tecendo ninhos em forquilhas ou pendurados em pontas de galhos (pendular).
Alimenta-se predominantemente de néctar e de pequenos insetos. Tem o costume de se aproveitar também das garrafas de água com açúcar destinadas a beija-flores. A criação em cativeiro é extremamente difÃcil.
Nos sistemas classificativos anteriores à taxonomia de Sibley-Ahlquist, a cambacica classificava-se numa famÃlia própria, Coeribidae.