Meu Cambacica (sebinho) só quer saber de néctar de flor, isso é normal?

Estou cuidando de um cambacica que caiu do ninho. Comprei papinha especial para filhotes e néctar de flor. Dava com a seringa e retezava, duas vezes papinha, uma vez néctar.

Agora ele está começando a comer sozinho, mas só que saber de néctar. Como é muita água, as fezes dele é só água.

Tento tirar o néctar, deixar ele com fome para dar papinha com a seringa, mas nem assim ele não quer mais.

Tentei procurar minhocas para colocar na gaiola ver se ele come, mas não achei.

Nem frutas ele não quer, só que néctar.

O que eu faço?

Ele vai ficar doente se continuar comendo só isso?

Onde posso comprar larvas ou minhocas para dar para ele? Tem em algum lugar para vender?

Comments

• Por ser um pássaro nectarívoro, isso é normal, exceto a parte de não comer frutas, pois essa espécie as adora, não creio que ele venha a comer insetos, mas se quiser testar, podem ser encontrados em lojas de pesca, tenébrios e minhocas, usadas como iscas vivas, tente colher algumas flores, ele vai gostar, não creio que essa dieta possa desnutri-lo, já que a própria para a espécie, mas frutas são indispensáveis.

• Cambacica (Coereba flaveola) é uma espécie da família Fringillidae, a única do gênero Coereba. Ela mede até 11 cm.Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas.

Distribui-se por todo o Brasil, habitando tanto florestas naturais quanto ambientes urbanos (parques e jardins), tecendo ninhos em forquilhas ou pendurados em pontas de galhos (pendular).

Alimenta-se predominantemente de néctar e de pequenos insetos. Tem o costume de se aproveitar também das garrafas de água com açúcar destinadas a beija-flores. A criação em cativeiro é extremamente difícil.

Nos sistemas classificativos anteriores à taxonomia de Sibley-Ahlquist, a cambacica classificava-se numa família própria, Coeribidae.

Sign In or Register to comment.