quem comanda nossas vontades,e atitudes ,nossa alma ou nosso corpo?
quem esta no comando das nossas atitudes
nossa alma ou nosso corpo fisico?
a quem imputar a culpa pelas mazelas de nossos atos?
ao corpo(psico+soma)se assim for porque a alma tem de pagar o preço?
se a alma é culpada ?então como lutar com uma força superior e imortal?
,se temos uma alma e ela foi feita da mesmo energia que todas as outras como explicar a diversidade de pensamentos e ações?
Comments
Quando dizemos "EU" em pleno livre arbítrio e total posse das faculdades mentais, estamos consumando o que os budistas juntamente com os brâmanes chamam de "Ahamkara " ou "eu faço", um estado putativo de identidade!
No que é denominado, em sânscrito"Maia" ou a Grande ilusão dos sentidos, há uma identificação do pensamento que caracteriza o "ser" com o estado corpóreo e as sensações por ele definidas!
Na prática, acreditamos ser o nosso corpo e dele acabamos por escravos, pois tentamos satisfazer continuamente suas vontades físicas e desejos mais involuntários!
Nossa identidade então é desconhecida, pois como temos a individualidade que nos sujeita a uma miriade de situações que acabam nos diversificando e criando o mito de que somos realmente diferentes, cremos no mito ao invés da realidade maior que nos define como um argumento cósmico que transcende o EGO.
Nosso ser está atrelado a uma realidade suposta definida como Ego e outra parte dele, nada tem a ver com isso!
Somos como um computador com seu "hardware", tendo um "software" criado por algo superior (Mente Universal)!
O Hardware é objeto do software, mas consegue se manifestar em simbiose com este último que também o consegue graças ao primeiro!
O que seria justo:
Só o hardware pagar por uma ação ineficiente ou só o software?
Como estão juntos e coexistem é justo que dividam as obrigações!
"Pisar a cabeça da serpente" ou viver separado do hardware é o meio de evitar erro e sua reação posterior que castiga e maltrata! Assim o software vive num mundo virtual, sem ocasionar sequelas físicas (Mundo do paraíso, onde não há a chance de sofrer essas incoveniências)
Nossas ações e pensam,entos diversos são estímulos ocasionados pela ilusão criada a partir de um ponto de vista totalmente único e pessoal!
Não somos iguais, mas exclusivos em tudo, desde a aparência, experiências, código genético, etc.
Portanto, enquanto nossos corpos nos carregarem nesse mundo físico, dirigidos pelas aspirações e desejos sensoriais, é justo que o "ser" que o acompanha sofra s reações dos atos que foram causados pela sua incompetência de dirigir o conjunto! É como um motorista que perde pontos na carteira por cometer infração com o veículo, pois esse último não pensa, apenas reage às condições da estrada e do trânsito!
"O lugar de ação (o corpo), o performador da ação (o sujeito), os vários sentidos, os diferentes tipos de esforco e ultimamente, a Superalma- sao os cinco fatores da acao." Bg 18.14
Nos não temos uma alma, somos alma, alma espiritual.
O corpo sutil que aprisiona a alma e' chamado de mente- que faz nos perceber, desejar e pensar. O outro corpo superior que a mente e' a inteligente, a capacidade de racionar , escolher.
O corpo grosseiro que aprisiona a alma, a mente e a inteligência e' o corpo fÃsico.
A alma e' SAT CIT ANANDA VRIGAHA, eterna (nunca nasce ou morre), completa em conhecimento e ananda, repleta de felicidade, êxtase;
mas porque estamos aprisionados e identificados com esses corpos feito de ignorância e cheia de ignirância, pensamos que nascemos, temos medo da morte, pensamos que somos homens or mulher, pobre, rico, etc e portanto estamos miseráveis, com raiva, ou triste, medo, etc.
VONTADE UNIVERSAL => PRINCIPE DA POTESTADE DO AR => vontade humana.
Mas a vontade humana responde também à s manifestações do corpo fÃsico e também aos pensamentos que recebe gerados por outras vontades. (Nada de cérebro, pois este é apenas uma central de decodificação - ele morre com o corpo fÃsico).
Não existem culpados, mas exclusivamente experiências pelas quais devemos passar para seguir a trajetória, sempre em linha reta e ascendente, rumo à LUZ SUPREMA, DEUS!!!
Como o homem pensa que é livre, que possue o livre-arbÃtrio é esta mesma idéia que o condena e o leva a condenar os outros. à um pesado fardo que o homem tem de carregar.
Já pela Doutrina Oculta de Cristo Jesus - que é deterministica - somos levados a entender todos os porquês da vida e da morte; num processo que dura, para os mais evoluÃdos, no mÃnimo 18 anos, como aconteceu com Cristo Jesus. Pelo conhecimento o Fardo se torna leve; muito leve mesmo.
Por tudo o que me foi dado dizer, mesmo antes da formação do mundo estava previsto que um certo Gautama perguntaria no YR e que um certo Velho Riozinho responderia. Nós somente podemos reproduzir o que Deus PENSA, pois somos um minúsculo Pensamento dEle.
Como em Deus não pode haver mal algum, foi criada a figura de Satanás, que a São Paulo foi dado chamar de PrÃncipe da Potestade do Ar - aquele que mora nos filhos da Desobediência, no qual - diz ele - todos nós anteriormente estávamos.
Todos fomos feitos pecadores e até mesmo Cristo Jesus nasceu sob a tutela da Lei do Pecado.
A diversidade de pensamentos e ações; toda está confusão que se apresenta ante nossos olhos e entendimento só existe porque estamos olhando aqui de baixo, da Terra. Olhado do ALTO, da Divindade há uma Perfeita ORDEM e HARMONIA...
Na Terra, quando não podemos vencer ao nosso inimigo nós nos unimos a ele, não é mesmo?
Do mesmo modo devemos fazer em relação à Divindade; mas só podemos nos unir à Divindade atrávez da pratica da Doutrina que Cristo Jesus nos trouxe.
Que os demônios deste mundo não penetrem no que me foi dado dizer aqui, pois começarão a atribuir todos os seus desatinos... como já aconteceu nas diabólicas guerras santas, onde se matava dizento que isto era a vontade dEle. DOBRANDO A CULPA DESTES INFELIZES GUIAS DA HUMANIDADE!!!
(Não há incoerência em minhas palavras, pois eles se têm por livres e como livres serão julgados - Não pelo Deus de Amor e Misericórdia - mas por suas próprias consciências que é a cruz diabólica que carrega todo aquele que não obedece a Deus!!!
Finalmente no plano inferior do EspÃrito existem também hierarquias e Potestade, semelhantemente ao Plano Superior do EspÃrito, corresponde à uma vontade de 6° grau; como é prÃncipe, é o maioral, não é mesmo?
O raciocÃnio cristão é tão simples como a Construção Civil ou como a Matemática, nós é que pretensamente queremos complicar tudo!!!
Felicidades.
Velho Riozinho.
Voce claro.
Somos espÃrito, possuimos uma alma e habitamos em um corpo.
Alma: Sentimentos, emoções, e vontades
O espÃrito e a carne militam pelo dominio da alma,
Se o espÃrito prevalesse nessa luta, atentaremos para as coisas de Deus.
Mas a carne, muitas vezes prevasse, então a alma atentará pelas coisas da carne.
Deus fortalece nosso espÃrito pelo seu EspÃrito!
O mundo fortalece a carne!
Por isso a maior batalha existente ocorre dentro de nós mesmos, o vencedor desta batalha é que determinará, se caminharemos com Deus ou não.
Com toda certeza,devemos imputar culpa ao espÃrito!
Todo cristão sabe que só corpos podem ser destruÃdos, porque o EspÃrito é indestrutÃvel.
Todo cristão tem certeza de que a vida não acaba com a morte, pois é eterna, conforme ensinou e demonstrou o Mestre de Nazaré.
Vitor Hugo, poeta e romancista francês que viveu no século passado, falou da imortalidade da alma dizendo: de cada vez que morremos ganhamos mais vida.
As almas passam de uma esfera para a outra sem perda da personalidade, tornando-se cada vez mais brilhantes. Eu sou uma alma. Sei bem que vou entregar à sepultura aquilo que não sou.
Quando eu descer à sepultura, poderei dizer, como tantos: meu dia de trabalho acabou. Mas não posso dizer: minha vida acabou. Meu dia de trabalho se iniciará de novo na manhã seguinte.
O túmulo não é um beco sem saÃda, é uma passagem. Fecha-se ao crepúsculo e a aurora vem abri-lo novamente.
Abraços Sidarta!
à Deus que dirige os passos dos filhos dos homens.
Quem comanda minhas vontades é o cérebro.
tatum
Nosso cérebro comandam nossa atitudes; no entanto, intuições (boas ou más), conforme a natureza de cada um, oriundas da alma ou do espÃrito (que são coisas diferentes) podem influenciar nossas decisões.
Nosso corpo.