Qual é o sentido da vida quando perdemos o sentido da morte?
.
A fuga e a banalização da morte, o prolongamento da vida, o vandalismo de cemitérios nos mostram que a morte não é respeitada, e que se perdeu o sentido da morte. E assim sendo, perdeu-se também o sentido da vida. A morte é ignorada como ciclo natural da vida. Quais as consequências disso?
.
Comments
Fato é que na vida existe uma torrente de leis, de regras e de imperativos que agem sobre nós de forma coercitiva, porque nos são exteriores, já que esses imperativos já estão postos no mundo antes de nascermos, nos restando internalizá-los, o que certamente dificulta mantermos uma existência marcada pela autenticidade. Se tudo na vida tem essa dimensão relacional, se nossas profissões e valores são determinados por essas relações, o que somos são apenas possibilidades que emergem dentro de algumas necessidades sociais. A questão do sentido da vida só é abordada em profundidade quando a morte é trazida por centro de nossas reflexões, porque é a partir do enfrentamento aberto e sincero do que é a morte, como a única possibilidade irremediável, intransferível e portanto autêntica, é que na vida abre-se um mínimo espaço para uma conduta ética e singular, que não se restrinja ao nosso instinto gregário. A chave para o sentido da vida é, ao invés de fingirmos que somos eternos, aceitarmos que somos “seres para a morte”. A sua reflexão é brilhante, e acho que a consequência imediata de condutas que negam a morte é perdermos qualquer possibilidade de singularidade e sermos literalmente engolidos por esses imperativos e sistemas coercitivos, sendo a inautenticidade a última e derradeira consequência.
Até.
Na verdade minha querida, falta valorização da própria vida, pois quando esse valor for repeitado de acordo com a sua grandeza, a morte também o será , pois faz parte de um mesmo ciclo...banalizamos somente o que não damos valor...concorda? bjos
O sentido da Vida é aproveitar ao extremo TODA a essência do que se é...sem máscaras...eis a verdadeira Felicidade: olhar para si mesmo e enxergar-se.
A morte não tem sentido...ela é o estágio final do processo...agora o caminhar do processo pode determinar o sentido da morte...o motivo da morte...e o que ou quem estará ao seu lado quando ela cehagr.
A vida deve ser sempre valorizada, quando se perde o sentido da vida, já uma pré morte. Quando se perde o sentido da vida e da morte reflete numa crise existencial dai é preciso cuidados, pode se transforma numa tremenda depressão.
Bjos
Cerri.... qdo perdemos o sentido da vida, a morte é o que ? Não é nada...
Não é a morte que esta sendo banalizada, mas a vida... é a vida que tem perdido seu brilho, é a esperança que tem desaparecido dos nossos olhos.... são as injustiças que nos tem cansado a mente...
Ventos de Paz querida Amiga !!
Salut Cerri!
No meu caso, perder o sentido da morte não foi deixar de ter medo dela... Mas sim não dedicar meus privilegiados pensamentos a ela. Realçar o sentido da vida e colocar uma ponte por cima da morte me faz sentir eterno.
Huum no sentido que você menciona.. Se deve o respeito aos mortos sim...
Amiga a Confusa disse tudo o que falta é o respeito pela vida é quando sentimos esse temor de entrar no carro com nossa familia para um passeio e encontrar pela frente uns doidos que não respeitam a vida deles nem a do próximo, infelizmente vivemos no meio de pessoas que se perdem apenas no seu próprio interesse............beijosssssssssssss!!!
Devemos respeitar os mortos,pois só eles viveram e completaram seu ciclo e assim são dignos do respeito e dignidade.
Bom dia
Espero ter ajudado
Boa Sorte
É o caminho do meio que leva a luz.