O que acontece com a energia que sustenta a vida?

Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma!

Legal, este é um princípio da ciência, já muito usado.

Mas sabendo que a vida é um processo regido pela energia vital das celulas dos organismos, fica esta pergunta:

Quando os corpos morrem, o que acontece a esta energia?

Update:

Laputean - Calma, só estou querendo desenvolver um debate.

Existe resposta definitiva para este processo?

Update 3:

Laputean - Se a idéia de Alma ou Espírito ainda assim for um termo limitado, o que torna a nossa compreenção do assunto equivocada?

Update 5:

SuperNova - para onde ela vai considerando o princípio científico?

Ou este princípio é falível? O que não acredito!

Update 7:

Chai - Estes termos são Judaícos, todos aqui sabem qual minha opinião sobre eles. rsrsrs

Mas agora eu gostaria sinceramente de tentar chegar a um entendimento que talvez eu não tenha.

O que acontece com a nefesh? Ou energia vital após a morte?

Update 9:

Xixa - Vamos continuar nesta dúvida.

Eu sinceramente tenho esperança de alguém possuir alguma explicação mais no campo científico.

Antonio Carlos - Acho que ainda não é por aí. Existe algo mais neste processo.

Se o Universo é amparado na Lei da Ação e Reação, isto não explica. Falta alguma coisa a ser explicada!

Update 11:

Ps.: - (alma animal) - Comumente entendida no entendimento Judaico, o que é chamado fora das sinagogas de Energia Vital.

Update 13:

Jurgen - Demonstre então. Este é o objetivo de se tentar discutir isto por aqui!

Seria bem vindo a demonstração desta prova!

No aguardo.....

Update 15:

Natália - Shalom Aleichem! - Realmente o mistério está aí. Sua resposta é semelhante a do Chai e do Yeshua, mas tem um porém. Afirmar que uma parte da Alma sobe e outra parte fica não é completo.

Estudando o Talmud percebe-se, (e o Talmud deixa fortemente embasado) que tudo está concectado a D´us. Então algo não pode se perder! - Chegasse a conclusão que a frase:

Nada se perde nada se cria, tudo se transforma é bem real e embasada também pela tradição Judaica!

Eu estou atrás de um sinal científico!

Update 17:

Silas - Meu caro, este caminho eu também raciocinei, mas confeço que estou perdido.

Não gostaria de ficar, pelo menos neste caso apenas com uma resposta religiosa!

Mas estou vendo que por enquanto este caso é sem solução.

Parece que não existe avanço sulficiente ainda!

Update 19:

Laura Krigna e Nesher - Eu entendo este fato.

A isto no Judaismo chamamos de Neshamá - a parte mais elevada da alma!

A parte inferior a chamada Nefesh, ou alma animal, para onde vai?

Este é o ponto que me refiro.

Mais complicado!

Comments

• a energia que sustenta a vida nos homens é a alma.

é muito difícil eu te dizer, com certeza, o que acontecerá com a alma pois eu não tenho nada em minha memória a respeito.

por este motivo, tudo o que posso dizer é o que acho, intuitivamente, correto e que nunca passará de especulação.

a alma é diferente da matéria.não se dispersa formando vários outros organismos como sugere o panteísmo.

dessa forma a alma perderia sua individualidade, sua essência.

há os que julgam ser essa visão vaidosa mas eles tem uma visão ainda mais vaidosa.são filhos do acaso e não há nada acima deles.

são os reis da natureza, as criaturas mais impressionantes que existem...

mas não são grandes, são inflados, a menor picada os faz explodir você percebe que por dentro eles são o que os envolve.

o ar enche nossos pulmões para nos manter vivos, não para nos inflar!

acredito que nossa energia se une a uma espécie de fluido universal sem perder sua individualidade e que voltará a se tornar carne para aprender incontáveis lições até chegarmos a compreensão suprema do criador.

Deus...

nos é inconcebível, nós podemos nos expressar linguisticamente mas nos falta parâmetros de comparação para defini-lo.

paz!

• Nada ué, ela se chama BIO ENERGIA e seu corpo utiliza para sobreviver, e é apenas isso.

• Segunda lei da termodinamica eventualmente prevalecerá!

A palavra "energia" e' completamente inapropriada no discurso religioso. Energia e' diferenca de potencial, e' diferenca em algum sentido ou outro.

Cosnciencia nao e' uma "energia", ela e' no maximo o resultado PROCESSUAL de reacoes quimicas que tem sim algum desprendimento de energia, mas a "energia" em si

nao e' a consciencia!

- - - -

sim, OR. Sao formas de vidas! Como o virus, as bacterias e o Streptococcus, todos alias, receberam o sopro divino de deus e depois de mortos vao para a shangrila espiritual do nosso bondoso senhor!

- - - -

sim existe, a "energia" no sentido quimico/biologico se recicla de uma maneira ou outra, e provavelmente se perde, por exemplo, em forma de calor...

isso e' definitivo!

agora, a associacao entre "energia" e conceitos de alma ou espirito (ou atman, ou o escambal a quatro)... bom, quanto a isso, nao sei se "definitivo" se aplica!

• Shalom,

Or, eu passei por uma experiência quase morte, sofri um acidente automobilístico, fiquei em coma por 4 dias na UTI. Eu vi algo que nunca irei me esquecer, me encontrei de joelhos diante de um portão de uma grande cidade, parecia muito com Jerusalém, alguém estava ao meu lado, falou comigo mas eu não via a face dele, ele me perguntou o que eu queria que ele me fizesse - eu pedi para ficar bem e ele me respondeu - Que assim seja! - Eu acordei, e segundo o médico, eles iriam abrir minha cabeça, para remover um coagulo, mas depois dos exames feito após o coma, o coagulo havia sumido.

Or, eu tenho tua resposta, mas não consigo formaliza-la em palavras, acho também que você tenha a resposta mas não sabe como eu, coloca-la em palavras, para muitas coisas a ciência nunca terá resposta, essa resposta é algo individual de cada ser humano que tem uma experiência espiritual em um mundo físico.

Eu quase morri, a impressão que tive é que nunca estamos separados da energia que criou o cosmo, essa separação é puramente ilusória.

Mas é difícil explicar algo que durante toda vida, aprendeu a entender de forma espiritual, e de uma hora para outra tenta encontrar uma explicação científica.

• A energia que sustenta nossa vida se esvai quando morremos, ela não consegue mais sustentar nossso corpo e entra em um processo de decomposição que começa bem antes da morte e acaba por culminar no encerramento das atividades vitais da pessoa, depois de um tempo após a morte essa energia acaba, mas isso não significa que por continuar após a morte significa que haja vida após a morte, a energia segue, mas sem força para sustentar e permitir a vida

• Os átomos se espalham por aí.

• Dizem qu os animais tem o "poder'' de ver o que nao vemos, talvez o gatinho veja certas "coisas"... ou talvez possa ter um sexto sentido mais apurado , um nariz mais apurado, nariz( ou sentido) que possa dectar uma morte acelerada das ceculas, um hormonio em queda, os batimentos cardiacos descompasados...

** A vida nao e so celulas, eu creio na existencia da alma e, talvez ela segure a vida durante o tempo

" determinado". O dia em que o ' tempo ' da alma vence no corpo, a vida nao tem mais "forcas'' para continuar aonde esta.

• Oi, querido.

Destaquei a sua pergunta bem cedinho para poder voltar a ela depois, com mais tempo e mais calma, porém, apenas para ver as respostas, pois este assunto é muito complexo, cheio de teses e teorias e, creio eu, mais cheio de mistérios que de certezas.

Por isso, te peço até desculpas por voltar à sua pergunta mais para espiar que para responder mas, infelizmente, eu não sei te responder [quem sou eu para saber responder assuntos como este, tão complexo].

Gostei da história do gatinho no Hospital!

Essa não é a primeira vez que fico sabendo de histórias como esta ou muito parecidas.

Abs.

• Espiritualmente falando, esta energia volta para o Criador.

Cientificametne falando não lhes interessa, ainda...

Há reciclagem:

Quando a minha filha era pequena e eu ainda não muslim ela

me perguntou: o que é morrer? Eu respondi que a pessoa morria porque Deus queria lhe contar 1 segredo, note que ela tinha 2 anos.

1 dia sai com ela, no baby car, ela sentou, virou-se na direção do prédio onde moravamos e disse: 'mama, sabe que Deus, conta muitos segredos pra gente? Depois que acaba os segredos, a gente vai ficar com Deus, que é 1 luz

maior, maior que esse 'pédio'.

Ela quando pequena tinha coisa especial com ela, dizia que o bebé de fulana era menino, acordava a gente de noite pra falar quem tinha nascido e quem tinha partido.

Certa vez, estava ocupada e não queria ela por perto, queria ela longe do laboratório e disse que ela fosse conversar com Deus, e que pedisse a Ele que curasse a mãe de sua coleguinha que estava eferma, ela parou na porta e voltou, falou, sacudindo a sua boneca de pano: 'não quero falar com Deus, ele já chamou ela pra contar 1 segredo'. A mulher tinha morrido naquela tarde.

Laninha

• A energia é aproveitada por outros animais ou microorganismos que se alimentam deste corpo.

Ou você acha que eles se decompoem sozinhos?

Sign In or Register to comment.