O "fazer o bem ao próximo" paradoxalmente pode ser fruto do egoísmo?

" o meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar"

Raul Seixas

Comments

• Gostei da sua colocação "paradoxalmente", há pessoas que tem conhecimento do grande valor de práticas altruistas, porém praticam a ajuda de forma mecânica procurando benefício pra si própria e não através de sentimentos de solidariedade, compaixão e união entre todos, não se preocupam devidamente em dar e esperam muito por receber, tem que ser algo que nasça de dentro do ser, e tudo tem seu tempo pra florescer.

Grande Raul, nos faz pensar e rever nossos conceitos tb!

flws

• A vaidade, o orgulho, a prepotência levam a pessoa a querer ajudar, para poder se sentir por cima.

O verdadeiramente humilde ajuda sem alardear, escondendo a mão que dá.

O vaidoso, sai cacarejando aos quatro cantos!

É muito comum. Tem sociedades organizadas que vivem fazendo o bem e publicando em jornais, tv, etc...

Apenas umas poucas fazem sem alarde. Essa é a verdadeira caridade, que ajuda MESMO!

O resto é farolagem...

• Algumas pessoas ajudam para se sentirem superiores. Mas para quem esta na m.erda e precisa de ajuda, qualquer uma é bem vinda.

Coraçao Mineiro

• Fazer o bem sem pensar em si mesmo não... do contrário pode sim! Muita gente faz o bem só para aparecer. Mas existem muitas pessoas que fazem muito bem, se sacrificam de verdade, se esquecem de si mesmas...

• concordo com a FruLu...

muito boa sua colocação...

acredito que essa coisa de fazer bem ao proximo traz as piores consequencias possíveis...

ajudar aqueles que sempre se colocam no lugar de vítimas , para que estes se acomodem e não queiram andar com suas proprias forças

ajudar para mostrar aos outros o qto é solidario ,tornando -o arrogante e orgulhoso

ajudar aqueles para ser reconhecido ...pior de todos... não se reconhece e quer que outros façam aquilo que ele não faz por ele

não considero que ajudar cause mal estar , mas nessas condições não ajudo!!

gosto de ajudar as pessoas qdo sinto que minha será benéfica para a pessoa e para mim tbm , acredito que o ser humano precisa conviver em sociedade , e é na base da troca que crescemos e desenvolvemos nossas habilidades.

bjs

• Realmente há chances....

Mas o bem que é bem mesmo brota do amor.

Amor ao próximo, a um animal até mesmo um inseto.

Quando ajudamos por amor, amor do coração mesmo é tão rápido que o fazemos e depois que passamos a analisar se estamos sendo interesseiros ou massageando o ego.

Mas há essa discrepâncias, aqueles ajudam por diversos motivo e não para o bem ao próximo.

Fique com Deus.

• Não do egoísmo, mas do narcisismo: pode-se fruir do amor à imagem de "quem faz bem ao próximo".

• Sim, pode ser, como pode ser fruto de sentimentos mais elevados, como os sentimentos de Deus

• Interessante. Outro dia estava estudando esoterismo e ouvi as seguintes definições:

Egoísmo: Só penso em mim.

Hipocrisia: Só penso nos outros.

O ideal é o equilíbrio, é eu estar bem JUNTO com os outros.

Uma ótima semana,

Syrah.

• mUITOS SIM...

Sign In or Register to comment.