Naturalização Portuguesa Ajuda?

Meus avós eram portugueses, por qual método eu conseguiria me naturalizar com mais velocidade. pelo método de Naturalização ( de avó para neto) ou tirando a nacionalidade Portuguesa da minha mãe por Atribuição e depois tirando a minha?

Comments

• Ok, vamos lá...

Você tem 2 opções, fazer seus processos por consulado ou mandando diretamente para Lisboa.

Quando eu fiz o meu processo de nacionalidade Portuguesa, mandei os documentos devidamente legalizados, pelo correio direto para Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa (CRCentrais), lá os processos de AQUISIÇÃO de Nacionalidade art. 6 - nº4 (Avô para neto pulando uma geração) estava demorando 6 meses, e o processo comum de atribuição, de pais para filhos estava demorando 3 meses.

Se você mora em São Paulo, é mais rápido fazer por lá, mas se você mora no Rio De Janeiro, que era o meu caso, o melhor é mandar a documentação para a CRCentrais, o consulado do RJ é mt bagunçado.

Sobre a diferença entre AQUISIÇÃO e ATRIBUIÇÃO;

AQUISIÇÃO: Em outras palavras, é a naturalização, você só passa a ser português no momento em que se é lavrado seu registro em Portugal. É um estrangeiro que vira português.

ATRIBUIÇÃO: Aqui você não é um estrangeiro que vira português, é um português nascido no exterior com status de português de origem e com todos os direitos de um que nasceu lá, ou seja, nesta modalidade, não importa quando foi lavrado seu registro, a nacionalidade tem efeitos desde a data do seu nascimento no Brasil. Português de origem é a forma como eles chamam o que para nós seriam os Brasileiros Natos.

Na prática o que muda?

No processo de atribuição não há limites ou restrições, no De aquisição, se você tiver filhos maiores, eles não conseguirão a nacionalidade, e se tiver filhos menores eles PODEM conseguir se comprovarem vínculo com a comunidade portuguesa, e ao contrário do que se pensa, isso não é fácil, é um critério subjetivo e não objetivo, ou seja, não há certezas.

• VA no consulado português mais próximo com seus documentos e se informe sobre isso. Lá eles vão saber te dizer o que vc deve fazer.

• Se os seus avós eram portugueses, primeiramente sua mãe, como filha de portugueses, deverá requisitar a nacionalidade por atribuição, o que imediatamente dá direito a cidadania a você e a seus filhos, mesmo que maiores de 18.

Naturalização é quando o governo concede a cidadania, a partir de certa data. Cidadania por Atribuição é um direito da pessoa, por laços de sangue, e você passa a ser considerado português desde o nascimento.

Não tem como pular a sua mãe, ela vai ter que fazer o processo primeiro que você. Se ela morrer sem fazer isso, você continua com o direito, mas terá a cidadania por naturalização e não poderá passar aos filhos maiores de idade.

Acredito que não deva demorar não, o consulado de SP é bem rápido, se tiveres com os documentos todos em mãos, como certidões de nascimento/casamento/obito e BI dos falecidos portugueses, sai ser rápido.

Sortudo! A União Europeia espera por ti.

Para saber mais, consulte: http://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade/

Sign In or Register to comment.