Por que a Igreja Católica não homenageia e Canoniza o Imperador Constantino ?

CONSTANTINO FUNDOU A IGREJA CATÓLICA ?

Se foi ele que fundou por que não vemos a ICAR homenageando seu fundador e sendo grata a ele ?

Pergunta que não quer calar: A qual Igreja pertenciam os 34 papas que existiram ANTES do Imperador Constantino?

Interpretando muito distorcidamente os textos de Eusébio de Cesárea e de outros historiadores do ou sobre o período de Constantino, os inimigos da ICAR concluem tendenciosa e erroneamente que Constantino foi o primeiro Papa e que uniu Igreja e Estado e teria fundado a Igreja Católica.

REFUTAÇÃO:

1)-Ora sabemos que Constantino I foi Imperador Romano e que ostentou mesmo após a conversão ao Cristianismo o título de Pontifex Maximus pagão, visto que não aboliu os cultos pagãos. Mas disto concluir que ele foi papa já é demais! Aliás, havia um papa nessa época, era São Silvestre I, que inclusive aprovou a reunião do Concílio de Nicéia convocada pelo Imperador Constantino, enviando como representantes papais dois clérigos.

2)-Agora vejamos a segunda afirmação. É errado dizer que Constantino uniu a Igreja com o Estado, visto que não tornou o cristianismo religião oficial do Império [tal fato só ocorreria posteriormente com o Imperador Teodósio I].

3)-No Edito de MIlão, Constantino concede apenas a liberdade de culto para os cristãos, baseado numa ética de tolerância, que o imperador julgava necessária à paz no império.

4)-Por fim cabe-nos perguntar se Constantino modificou de fato as doutrinas cristãs ?

4.1)-Parece-me fácil dizer que não, visto que a influência do Imperador nos assuntos religiosos era ínfima, bastando lembrarmos que a corrente cristã apoiada por ele ARIANISTA, foi considerada herética pelo Concílio de Nicéia.

5)-Uma coisa é certa, até mesmo Lutero reconhecia São Pedro como papa. Isso é claro na tese n.78.

“Dizemos contra isto que qualquer papa, mesmo São Pedro, tem maiores graças que essas, a saber, o Evangelho, as virtudes, as graças da administração (ou da cura), etc., como está escrito em I.Coríntios XII. ”

I João 2,19: Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.

Lamentações 3,21-23 :” Mas algo existe que trago a memória e me dá esperança:As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos,as misericórdias do Senhor não tem fim, renovam-se a cada manhã, como é grande a sua fidelidade...”

"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

Visite e deixe seu comentário em meu blog:

http://berakash.blogspot.com/search/label/Protesta...

Comments

• Constantino era pagão ele apenas quis evitar que seu imperio se dividisse assim teve de unificar todos em apenas uma religiao, porém quando ele convocou o Concílio de Niceia(325 D.C..) ele tirou alguns evangelhos que poderiam ser mais ofencivos para ele , manipulou a bliblia a sua vontade .

João academico de sociologia da UFFS

• Constantino não fundou a Igreja Católica, ele só livrou os cristãos de perseguições, ainda assim num certo período a Igreja ainda seria novamente perseguida.

Ademais ele só se batizou no leito de morte e quem lhe ministrou o batismo nem era um bispo católico romano e sim um bispo arianista, seguidor da heresia do bispo Ários.

É uma deturpação histórica entender Constantino como o fomentador do poder do bispo de Roma, o Papa. Na verdade, o imperador romano nunca tratou o bispo de Roma com a merecida deferência, no próprio Concílio de Nicéia, em 325 d.C. o Papa não estava nem presente, apenas seus legados.

• Amigo, guardei para ler tudo depois, eu não sei te responder,vou perguntar ao padre, ele com certeza sabe, depois eu te conto, se eu tiver oportunidade. só sei que Jesus é minha vida! Voltei a minha resposta para acrescentar detalhes: Acabei de procurar no Google e e achei a sua resposta e segundo a matéria que acabei de ler, Constantino não fundou a Igreja Católica Quem quiser tirar dúvidas: Entre no Google, digite ( O que representou Constantino para a igreja católica) Clic no botão ESTOU COM SORTE e confira.

• vai ver por que ele era um imperador romano sanguinário que matou muita gente sem piedade

Sign In or Register to comment.